Três times lutam pelo título enquanto seis brigam contra a repescagem – a 37ª rodada da Ligue 1
O Lille permanece na liderança, mas a diferença diminuiu, com seu empate e a goleada do PSG; Monaco corre por fora

Conteúdo oficial da Ligue 1
Após 37 rodadas, a Ligue 1 Uber Eats 2020/21 chega a sua última data com três times com chances matemáticas de conquistar o título: Lille, Paris Saint-Germain e Monaco.
“Jogar em casa é uma vantagem”. A pseudo-regra do mundo futebolístico não se aplica ao Lille nesta temporada.
Com apenas a terceira melhor campanha quando joga em casa, o Lille voltou a ter problemas e não passou de um empate sem gols diante do Saint-Étienne. Desta forma, dois preciosos pontos de vantagem foram desperdiçados já que o Paris Saint-Germain fez o seu dever de casa e aplicou um impiedoso 4-0 no Reims, com direito a mais um gol de Mbappé, o vigésimo sexto na temporada.
O Monaco, ao vencer o Rennes por 2 a 1, também reduziu a diferença de pontos para o líder. O que eram cinco pontos se tornou três e, agora, mesmo que remotamente, a chance de conquistar o título, ainda que improvável, ainda existe matematicamente.
No atual panorama, o Lille chega à última rodada do campeonato precisando vencer para conquistar o título. Se empatar, abre a porta para o PSG levantar a taça pela quarta vez seguida. Se perder, além do PSG, o Monaco também se torna apto ao posto de campeão.

Para chegar ao título que não vem desde a temporada 2010/2011, o Lille vai precisar fazer bem mais do que apresentou em seu estádio diante do Saint-Étienne.
Sem força ofensiva, as melhores chances foram criadas pelo visitante na primeira etapa. Nessa parte da partida, tudo que o time da casa fez foram dois ataques originados pelo ponta brasileiro Luiz Araújo. Nada mais do que isso. Pouco para um time com aspirações de conquistar o título nacional.
No segundo tempo, ao invés do Lille melhorar, foi o Saint-Étienne quem piorou e cedeu a bola para uma equipe sem inspiração.
Assim, em uma partida aquém das expectativas, o jogo transcorreu de maneira insossa até os 40′, quando o Lille ficou com um homem a mais em campo já que o atacante Charles Abi, que entrou no segundo tempo, saiu lesionado e deixou sua equipe com um homem a menos pelo fato de todas as cinco substituições terem sido executadas.

Com a vantagem numérica e um pouco mais de espaço em campo, o Lille foi ao ataque e em uma falta, no último minuto do tempo regulamentar, quase chegou ao gol da vitória.
A cobrança do turco Yusuf Yazici, cruzada na área, explodiu na trave direita do goleiro Green. Na sobra, Yilmaz quase marcou, mas a bola não entrou.
Com um ponto de vantagem o Lille, dono da melhor campanha fora de casa com 43 pontos em 54 disputados, enfrenta o Angers na casa do adversário precisando de uma vitória simples para conquistar o título.
Na esperança de conquistar seu quarto título seguido e o oitavo nos últimos nove anos, o Paris Saint-Germain fez a sua parte e emplacou uma goleada por 4 a 0 sobre o Reims. Os gols da partida foram assinalados por Neymar, de pênalti, aos 10′, Mbappé aos 24′, Marquinhos aos 68′ e Kean aos 89′.
Escalado num 4-2-3-1, com Mbappé como centroavante, o PSG viu sua tarefa ficar mais simples quando Abdelhamid, aos 10′ de jogo, meteu a mão na bola de maneira acintosa e recebeu cartão vermelho direito.
Na cobrança do pênalti, Neymar, com extrema categoria – e uma dose de audácia -, bateu devagar e rasteiro no canto esquerdo e abriu o placar: 1-0.
O segundo gol não demorou a sair. Numa blitz do ataque do PSG, o Reims errou em sua saída de bola.
Preso contra a linha de fundo, os jogadores de defesa tentaram fazer uma troca de passes que ia bem até Mbappé ser mais rápido que um dos zagueiros e, numa rolada para o meio da área, o atacante chegou chutando a bola com força para marcar 2-0 aos 24′.
Com jogo controlado, o PSG ampliou aos 68′, com Marquinhos, de cabeça e fechou os 4-0 com Kean, que havia substituído Mbappé aos 77′.
Com o resultado, o PSG chega na última rodada com chances de conquista do título. Para isso acontecer, basta vencer o Brest, que luta contra a repescagem, fora de casa, e torcer para que o Lille empate ou seja derrotado.
Quem também chega ao apagar das luzes com chances de título é o Monaco. Seus 77 pontos lhe credenciam matematicamente a conquista. Para isso basta uma combinação um pouco improvável de derrotas tanto do Lille como do PSG.
Só que, ao mesmo tempo em que tem chances de título, o Monaco, que venceu o Rennes por 2 a 1 em casa, também corre risco de ficar fora da Champions League 2021-2022 se tropeçar na última rodada. O Lyon, que goleou e rebaixou o Nîmes por 5 a 2, em noite inspirada de Lucas Paquetá, soma 76 pontos e, um ponto atrás, quer a última vaga para a principal competição continental.

Apesar da vitória, o Monaco sofreu apesar do início avassalador.
Os 2-0 em 29′, com gols de Ben Yedder – numa cavadinha linda sobre o goleiro – e Golovin, além das inúmeras chances desperdiçadas davam a entender que seria um atropelo.
Entretanto, o gol contra de Disasi, aos 68′, apavorou e a sensação era que a qualquer momento o Rennes poderia empatar. Essa sensação só deu uma melhorada aos 85′, quando Da Silva recebeu cartão vermelho e freou o ímpeto do Rennes.
E quem torcia para o Rennes certamente eram os torcedores do Lyon. Com um placar largo sobre o Nîmes, restava secar o adversário, coisa que não deu certo.
Em campo, o Lyon foi comandado por Lucas Paquetá. Dos cinco gols, três tiveram participação direta do brasileiro: foram dois gols e uma assistência para Aouar marcar.
Apesar do placar dilatado, o jogo começou com susto: aos 5′, Koné aproveitou falha da zaga e abriu o placar.
Paquetá empatou aos 8′, Depay virou aos 20′, Paquetá voltou marcar aos 24′ (1-3) e deu uma assistência para Aouar aos 55′ (1′-4). Koné marcou seu segundo e diminuiu (2-4) e Slimani fechou o placar aos 87′ e deu números finais ao confronto: 5 a 2 Lyon.
De quebra, o Nîmes está matematicamente rebaixado.
Na última rodada, o Monaco enfrenta o Lens (f), enquanto o Lyon recebe o Nice.
Quem praticamente carimbou o passaporte para a Liga Europa foi o Olympique de Marseille, de Jorge Sampaoli. A vitória por 3 a 2, dramática e nos acréscimos, diante do Angers, levou o time aos 59 pontos, três a mais do que Lens, e praticamente assegurou a quinta posição já que o saldo de gols, primeiro critério de desempate, é favorável ao time de Marseille: seis a mais.
Além de ter um confronto – teoricamente! – mais tranquilo já que enfrenta o Metz na última rodada, o Marseille vai observar o Lens enfrentar o Monaco, adversário mais do que complicado e que briga por Champions e até título, na 38ª rodada.
E na parte inferior da classificação…
Os resultados dessa rodada definiram Nîmes e Dijon como os dois rebaixados na edição 2020-2021 da Ligue 1 Uber Eats.
Com exceção do Reims, todos os times envolvidos na luta contra a repescagem somaram pontos.
O Bordeaux voltou a vencer depois de longo jejum: 3 a 0 no Lens. O Strasbourg, fora de casa, bateu o Nice por 2 a 0, enquanto o Lorient derrotou o Metz por 2 a1.
O destaque ficou por conta do Nantes. De virtual rebaixado na época de Raymond Domenech, treinador que passou pelo comando da equipe ao longo da competição, a equipe chega na última rodada com moral após aplicar um 4-0, fora de casa, no Dijon.
Do 13º colocado com 42 pontos, o Reims, até o Nantes, que está na 18ª posição, de quem disputa repescagem, apenas dois pontos separam os clubes.
São eles: Reims e Bordeaux (42), Strasbourg, Brest e Lorient (41) e Nantes (40).
Para deixar a disputa ainda mais emocionante, dois confrontos diretos: Reims X Bordeaux e Strasbourg x Lorient.
Confira os melhores momentos da Rodada 37:
Ao marcar o segundo gol da goleada de 4-0 sobre o Reims, Mbappé chegou ao seu vigésimo sexto gol na competição.
Já Memphis e Ben Yedder mostraram seus faros de atacante e deixaram suas marcas na 37ª rodada.
O golaço de Ben Yedder, inclusive, merece destaque.
Enquanto Ben Yedder merece destaque, o ataque do Lille não fez nada para ganhar um elogio sequer.
Juntos, Burak Yilmaz e Jonathan David não acertaram um chute sequer e a pouca inspiração fez o Lille não passar de um empate sem gols.
Com o resultado, o Lille perdeu 14 dos 30 pontos que disputou dentro do Pierre Mauroy em 2021. Foram apenas quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas em 10 jogos.
Suspenso, o técnico Christophe Galtier assistiu ao jogo da arquibancada e se apoiou na matemática para continuar seguro em relação ao título.
O PSG, principal concorrente do Lille, teve sua vida facilitada aos 10’ de jogo quando Yunis Abdelhamid foi expulso após meter a mão na bola e cometer pênalti.
O lance facilitou o jogo e o PSG construiu a goleada por 4 a 0 sem dificuldades.
Esperançoso, Mauricio Pochettino conta com a ajuda ao Angers:
Matematicamente fora da disputa pelo título, mas vivo pela última vaga pela Champions, o Lyon esteve on fire contra o Nîmes.
E Lucas Paquetá brilhou com dois gols e uma assistência.
O seu segundo gol merece ser visto e revisto.
O domínio de peito, a maneira que ele tira o marcador da jogada e a finalização de bate e pronto merece o clique:
Lucas Paquetá teve um papel essencial na vitória do Lyon sobre o Nîmes.
No 4-2-3-1 armado por Rudi Garcia, o brasileiro circulou entre o centro e o lado direito do gramado e jogou como um camisa 10 ao encarar a defesa adversária de frente.
Com liberdade para se movimentar e chegar na grande área, o brasileiro mostrou repertório como criador e finalizador e seu primeiro gol é um exemplo.
O camisa 12 aproveitou a sobra de um cruzamento que desviou na defesa para finalizar dentro da área direto no gol.
Seu comprometimento defensivo também foi notável: Paquetá realizou seis desarmes e venceu 10 disputas de bola pelo chão.
Incomodar o adversário foi uma de suas ações e isso também foi notado no gol de Houssem Aouar, em que ele deu assistência.
Paquetá pressionou e forçou o erro do adversário. Assim, iniciou o contra-ataque e fez a passagem pelo lado direito da área para receber o passe de Memphis.
Por fim, de primeira, serviu Aouar no quarto gol do Lyon:
Já o Lille sofreu para criar diante do Saint-Étienne.
Escalado em um 4-4-2. os laterais Zeki Celik e Reinildo tiveram desempenho abaixo do esperado.
Juntos, os dois acertaram apenas um dos oito cruzamentos que tentaram.
Além do aproveitamento ruim dos laterais, o ataque fez pouco.
O quarteto ofensivo composto por Luiz Araújo-David-Yilmaz-Bamba não acertou um chute no gol sequer.
Com uma forte defesa, o plano do Saint-Étienne vigorou a ponto de somente aos 58’ o Lille conseguir finalizar pela primeira vez no gol adversário.
Com esquema espelhado, o Saint-Étienne contou com a dedicação tática de seus jogadores para a boa performance.
Com bastante disposição, os atacantes Romain Hamouma e Wahbi Khazri trocaram de posição de forma constante e ajudaram a dobrar a marcação nos lados, fator que ajudou ao fraco desempenho dos laterais do Lille.
Assim, a tarefa do Lille para criar se tornou complicada.
Além da forte marcação, a defesa do Saint-Étienne realizou 25 cortes defensivos e o goleiro Etienne Green realizou três defesas nas finalizações do Lille que foram na direção do gol.
A quem Etienne não conseguiu alcançar, a trave deu uma mãozinha e evitou o gol do meia tuco Yusuf Yazici aos 89’.
Sua defesa foi selecionada como uma das melhores da rodada:
Lucas Paquetá foi o principal nome não somente da partida, mas, também, da 37ª rodada.
Com oito gols e cinco passes somente em 2021, ele é o meia mais decisivo entre todos do campeonato.

Companheiro de Paquetá, o zagueiro Marcelo cometeu um erro grosseiro contra o Nîmes.
O passe, que seria destinado para o goleiro Anthony Lopes, se tornou um presentão para o atacante Moussa Koné.
Já Bruno Guimarães, novamente titular após uma temporada oscilante, acertou 88% dos passes que tentou, realizou quatro desarmes e deu um passe decisivo e foi substituído aos 64’ por Thiago Mendes.
No PSG, Neymar decidiu contra o Reims.
Bastante acionado entre o lado esquerdo e o centro do campo, Neymar deu 111 toques na bola e mostrou sua criatividade em seis dribles e oito passes decisivos.
Além de um gol de pênalti – com extrema categoria e certa dose de deboche na batida -, Neymar deu assistência para o gol de Marquinhos, o terceiro na goleada.
O veterano Hilton, zagueiro do Montpellier, teve um bom desempenho diante do Brest.
Sob seu comando, a zaga não foi vazada e ele realizou sete cortes defensivos, travou dois chutes e acertou oito passes longos.
Já Luiz Araújo não esteve em noite feliz.
O ponta desperdiçou uma grande chance na única finalização que deu no jogo.
No todo, Luiz acertou 68% dos passes tentados, acertou apenas um drible e um lançamento.
Aos 63’ foi substituído por Ikoné.

Já Caio Henrique fez um jogo discreto contra o Rennes.
O ala-esquerdo protegeu seu setor contra o ponta Jérémy Doku e, como consequência, produziu pouco no ataque: nenhum cruzamento certo, nenhuma tentativa de drible e nenhum passe decisivo.
Defensivamente, Caio Henrique realizou um corte defensivo e dois desarmes.