Sem Neymar e Mbappé, novo PSG de Luis Enrique fica em um 0 a 0 triste com o Lorient
Com seis estreantes no time titular, o aniversariante do dia criou pouco e ficou no zero em casa

*Por Carlos Vinicius
Um novo PSG atuou no Parque dos Príncipes neste sábado (12), dia do aniversário de 53 anos do clube. Sem Neymar, Veratti e Mbappé (este presente nas tribunas do estádio), todos com futuro indefinido, o campeão francês estreou seis jogadores no time titular, dominou a posse e teve algumas chances, mas ficou no 0 a 0 com o Lorient na abertura da Ligue 1
Jogaram pela primeira vez com a camisa azul e vermelha Milan Škriniar, Lucas Hernández, Manuel Ugarte, Kang-in Lee, Marco Asensio e Gonçalo Ramos.
Mbappé no estádio para assistir ao jogo do PSG. Vitinha titular. Gonçalo Ramos e Ugarte também. pic.twitter.com/LNd20nox4E
— ?????? (@d20fernandes) August 12, 2023
PSG domina posse e ações ofensivas, mas não fura bloqueio
O primeiro tempo de uma partida oficial sob comando de Luis Enrique mostrou as características táticas do espanhol. Montado no 4-3-3, o PSG se posicionava no momento ofensivo com Hakimi abrindo o campo pelo lado direito e Asensio fazia essa função pela esquerda, enquanto Gonçalo Ramos e Kang-in Lee atuavam por dentro. Mais atrás, Vitinha, Ugarte e o jovem Warren Zaïre-Emery faziam o trio de meio, à frente de Lucas Hernández, Škriniar e Danilo Pereira.
O time da capital francesa dominou a posse de bola (79%) e as finalizações (oito a um), mas, fechado no 5-4-1, o Lorient não permitiu grandes oportunidades ao time mandante. A melhor chance do PSG veio dos pés de Gonçalo Ramos. Em jogada por dentro, o português recebeu dentro da área e bateu de primeira, exigindo ótima defesa de Yvon Mvogo.
O Lorient não criou grandes escapadas pela pressão que o dono do Parque dos Príncipes exerceu, mas quase abriu o placar no fim do primeiro tempo. Laurent Abergel, o capitão da equipe visitante, roubou bola no campo de ataque e arriscou de longe. A bola bateu na trave esquerda de Donnarumma e foi para fora.
O novo PSG. pic.twitter.com/OZQYixytrM
— Curiosidades Europa (@CuriosidadesEU) August 12, 2023
Mandante baixa o ritmo e não sai do zero contra adversário modesto
O ímpeto sufocante do PSG no primeiro tempo não foi visto na etapa final, com uma equipe dando mais espaço e abusando dos cruzamentos na área – pouco aproveitados por Ramos. Apesar de ter mais campo para contra-atacar, o Lorient seguiu sem incomodar Donnarumma.
Fabián Ruiz saiu do banco para a melhor oportunidade do Paris Saint-Germain no segundo tempo. Bom passe de Urgate encontrou Soler (que entrou no lugar de Asensio) na área, que tocou para trás e o meia espanhol chegou finalizando, para outra defesa de Mvogo.
Além de Ruiz e Soler, Maquinhos (no lugar de Hénandez) e Ekitiké (Lee) entraram no jogo, mas a formação do time permaneceu a mesma, assim como o placar.