Ligue 1

Dupla Mbappé-Dembelé aniquila Lorient, PSG goleia e se aproxima de título da Ligue 1

Conquista pode ser concretizada já neste final de semana com uma nova vitória da equipe de Luis Enrique

O PSG bateu o Lorient nesta quarta-feira (24) pelo placar de 4 a 1, fora de casa, e está próximo de conquistar o tricampeonato da principal liga do futebol francês. Dembelé e Mbappé marcaram duas vezes cada um para o time parisiense, enquanto Bamba marcou o gol de honra para os donos da casa no segundo tempo.

Com a vitória conquistada na tarde desta quarta, a equipe treinada por Luis Enrique foi aos 69 pontos, mantendo os 11 pontos de distância para o Mônaco, vice-líder da competição, que, venceu o Lille na rodada. Uma nova vitória do PSG, no final de semana contra o Le Havre, garantirá a 12ª conquista da Ligue 1 pela equipe da capital.

Como foi o jogo

Mesmo jogando longe de Paris, o PSG mandou a campo seus principais jogadores, e abriu boa vantagem no confronto nos primeiros 20 minutos de jogo no Estádio Yves Allainmat-Le Monstouir. Dembelé marcou um golaço aos 19, em linda jogada individual, na qual driblou boa parte da defesa do Lorient, e acertou um belo chute no cantinho de Mvogo para desbloquear o placar.

Três minutos mais tarde, foi a vez do artilheiro Mbappé marcar seu 25º gol na Ligue 1, após boa jogada do jovem Senny Mayulu, de apenas 17 anos. Inclusive, a nova promessa do futebol francês foi muito bem no confronto desta quarta-feira. O meia atuou mais pela direita, porém se movimentou muito em campo, procurando o jogo, e se oferecendo como opção dentro da área para finalizar.

No segundo gol do PSG, Mayulu levou a bola na linha de fundo e serviu Mbappé, que apenas desviou a bola no canto esquerdo de Mvogo para ampliar o marcador em Lorient. Contudo, o time da casa não se limitou a defender, e também criou suas chances de perigo. Ainda no primeiro tempo, Donnarumma fez um milagre após cabeceio à queima-roupa do zagueiro Isaak Touré.

Apesar de ter finalizado mais durante o primeiro tempo, o Lorient não teve a eficiência para marcar, e foi punido pela melhor qualidade do PSG, que na segunda etapa, marcou o terceiro com Dembelé, aos 15 minutos. Após linda jogada individual de Mbappé, o craque da seleção francesa chamou o zagueiro Nathaniel Adjei para dançar, e só rolou na área para o atacante empurrar com o gol vazio.

O Lorient mostrou garra e conseguiu diminuir o placar com Bamba, aos 28 minutos do segundo tempo. Benjamin Mendy fez belo cruzamento pela esquerda, e acertou a cabeça do atacante, que livre de marcação, venceu o goleiro Donnarumma, marcando o gol de honra. O gol animou os donos da casa, que tentaram um “abafa” para encostar ainda mais no placar.

Foi aí que apareceu o fator de decisão de Mbappé no PSG. O craque francês foi lançado na ponta esquerda por Kolo Muani, limpou como quis a marcação e mandou no cantinho para marcar outro golaço, sacramentando a goleada do líder e quase campeão francês.

Com título da Ligue 1 encaminhado, PSG foca na Champions League

O 12º título da Ligue 1 parece algo incontestável ao PSG. Resta saber apenas em qual rodada o time da capital francesa vai conquistar matematicamente a competição. Mesclando titulares e alguns reservas no jogo diante do Lorient, Luis Enrique pretende dar o maior ritmo possível aos seus atletas, pensando no confronto diante do Borussia Dortmund, pela semifinal da Champions League.

O jogo de ida está marcado para o dia primeiro de maio, próxima quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), no gramado do Estádio Signal Iduna Park, em Dortmund. Até lá, o PSG fará mais um confronto pela Ligue 1, contra o Le Havre, atual 16º colocado, e ameaçado pelo rebaixamento. Se manter a mesma estratégia da partida desta quarta-feira, alguns titulares devem ser poupados novamente.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo