Ligue 1

PSG conta com golaço do aniversariante Mbappé para espantar marasmo e vencer o Metz

Astro da França, Mbappé marcou duas vezes para o PSG, que também contou com gol de Vitinha para vencer o Metz em Paris

O Paris Saint-Germain venceu o Metz por 3 a 1 nesta quarta-feira (20), no Parque dos Príncipes, em jogo válido pela abertura da 17ª rodada do Campeonato Francês. Vitinha e Mbappé, duas vezes, uma em golaço absurdo, garantiram o triunfo ao líder da Ligue 1, que nada de braçadas rumo a mais um título. Apesar de ter garantido o resultado de maneira tranquila, a equipe de capital não jogou tudo que sabe.

Marasmo do PSG no primeiro tempo assusta

Jogando em casa, era natural que os parisienses buscassem a vitória desde o primeiro minuto, mas para quem esperava uma performance de futebol total, o jogo apresentou outra totalmente diferente. O PSG rodava a bola no campo de ataque, mas era pouco incisivo, apostando em lançamentos para quebrar a linha defensiva dos visitantes, que estava muito bem postada. Foram pouquíssimas chances claras de gol nos primeiros 45 minutos de partida.

Curiosamente, quem teve a melhor chance de abrir o placar foi o Metz. A equipe de László Bölöni apostava no erro do PSG para sair em contra-ataques e, em uma dessas oportunidades, quase marcou em erro bisonho de Danilo Pereira, que cabeceou estranho, contra o próprio patrimônio. A primeira etapa terminou com algumas cobranças de torcedores parisienses, muito pela performance do time.

Golaço de Mbappé é o suficiente para conter reação do Metz

O segundo tempo começou muito diferente do primeiro e teve emoções logo de cara. Vitinha recebeu belo cruzamento de Kang-in Lee e marcou de peixinho para abrir o placar no Parque dos Príncipes. O gol fez com que o Metz buscasse mais o ataque e, como consequência, abrisse espaços para o PSG. Foi em uma dessas escapadas que veio o grande momento da noite.

Vitinha comemora o primeiro gol dos parisienses no Parque dos Príncipes (Foto: Divulgação/PSG)

Mbappé é o aniversariante do dia, mas quem recebeu o presente foi a torcida do PSG no estádio. Golaço absurdo do craque francês para abrir 2 a 0 e deixar a equipe de Luis Enrique tranquila no jogo. O camisa 7 já havia recebido o prêmio de melhor jogador do mês na Ligue 1 antes da bola rolar e, mais uma vez, mostrou toda a sua hierarquia.

Como mencionado, o gol deixou o PSG mais à vontade e, com isso, a equipe parisiense tirou o pé do acelerador e deixou o Metz jogar. Claro que a superioridade técnica dos mandantes é inquestionável, mas ela não impediu que os visitantes diminuíssem o placar com Matthieu Udol, depois de cobrança de escanteio. Quem achou que os de Luis Enrique passariam aperto na reta final, se enganou: Mbappé voltou a marcar após erro da defesa e sacramentou o resultado.

Mais líder do que nunca, PSG afunda o Metz na Ligue 1

O resultado recolocou o PSG no caminho das vitórias e jogou a pressão para os outros concorrentes ao título do Campeonato Francês. No momento, a vantagem dos parisienses na liderança é de cinco pontos, e o vice-líder é o Nice, com 35. Os gols marcados também deixaram Mbappé na ponta isolada da artilharia da Ligue 1, com 18 gols em 16 partidas.

Mbappé com seu prêmio de melhor jogador do mês na Ligue 1, o 11º da carreira (Foto: Philippe Lecoeur/FEP/Icon Sport)

O Metz, em compensação, segue sua saga na luta contra o rebaixamento. A equipe do nordeste da França está estacionada nos 16 pontos e vê a zona de rebaixamento se aproximar cada vez mais. O primeiro no Z-3 é o Toulouse, com dois de diferença.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo