Apenas Mbappé será suficiente para derrubar o muro que é a defesa do Lille?
PSG segue livre para ser campeão da Ligue 1, mas para seguir com folga, tem bom desafio neste fim de semana: o Lille e sua fortíssima defesa

O maior campeão da Ligue 1 segue em passos largos para conquistar seu décimo segundo título francês e se distanciar ainda mais dos rivais. É muito difícil ver o PSG largando essa taça, mas, neste sábado (10), receberá em Paris uma das únicas equipes que se atreveu a romper sua dominância recente no futebol da França: é o Lille, equipe que hoje luta por vaga na Champions League, mas que em 2020/21 interrompeu uma sequência que daria seis títulos seguidos do Campeonato Francês ao Paris Saint-Germain, se sagrando campeão em uma campanha surpreendente e que rendeu à equipe seu quarto título na competição.
Para este domingo, no entanto, a situação é bem diferente do que foi três anos atrás e o PSG chega, mais uma vez, como extremo favorito para o duelo. O time comandado pelo espanhol Luis Enrique até patinou na Champions League, se classificando apenas em segundo no seu grupo, com riscos reais de eliminação até a última rodada, mas não tem dado chances quando falamos de futebol dentro da França e, hoje, tem nada menos do que oito pontos de vantagem para o segundo colocado Nice.
E falando em estabilidade na Ligue 1, essa é a definição oposta do que vem passando o Lille nesta temporada. A equipe comandada pelo português Paulo Fonseca vem, recentemente, se recuperando de um início de Campeonato Francês bastante irregular e, sem perder desde 20 de dezembro do ano passado, voltou a disputar uma vaga na Champions League — atual quarta colocado, o time se classificaria para a fase eliminatória antes dos grupos na competição europeia.
Como o PSG chega para o jogo contra o Lille?
O PSG perdeu apenas um jogo em toda a atual edição da Ligue 1 e já faz tempo: foi em 15 de setembro do ano passado, quando foi derrotado em casa pelo Nice, segundo na tabela de classificação naquela época e ainda atualmente. Essa sequência invicta absurda passou por derrotas na Champions League, mas não afetou em nada a dominância parisiense no Campeonato Francês. Não a toa, é apenas uma questão de saber em que rodada que o Paris Saint-Germain irá levantar a taça.
Tudo isso passando muito pela ótima temporada de Kylian Mbappé no torneio nacional. O craque da seleção francesa é disparado o melhor jogador de Ligue 1 até o momento, com 19 partidas disputadas (foram 18 como titular) e nada menos do que 20 gols marcados e mais quatro assistências distribuídas neste período. Colaboração imensa para a liderança folgada de um PSG que, no entanto, sofre fora de campo justamente por conta de seu principal jogador.
Afinal, o contrato de Mbappé termina nesta temporada e, sem novidades, sua renovação ou saída já viraram uma novela extremamente chata. Parte da imprensa francesa garante a ida do craque para o Real Madrid, enquanto ele próprio despista em todas as vezes que fala de seu futuro. Além da preocupação com o atacante, o PSG também terá, logo após o Lille, seu primeiro confronto pelas oitavas de final da Champions League, quando receberá no Parc des Princes o Real Sociedad.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Como o Lille chega para o jogo contra o PSG?
Se o PSG conta com Mbappé e o melhor ataque de Ligue 1 para vencer o Lille, a equipe visitante usará justamente o setor contrário para se sobressair: com um ataque que não rende tanto e fez apenas 28 gols em 20 jogos disputados no Campeonato Francês, é a defesa que faz do Lille um time que luta na parte de cima da tabela. No momento, é a segunda melhor do torneio, com apenas 14 gols sofridos — o Nice é o melhor clube no setor, tendo sofrido apenas 11 gols na atual edição.
Muito desta defesa impressionante do Lille passa por jovens que são considerados futuros titulares da seleção francesa: o goleiro Lucas Chevalier, de apenas 22 anos, e o zagueiro Leny Yoro, que completou 18 anos em novembro passado e é tido como uma das maiores promessas da França atualmente, já tendo sido, inclusive, sondado por grandes clubes da Itália, da Inglaterra e pelo próprio PSG. Completa a ótima defesa também Bafodé Diakaté, que vem fazendo uma ótima Ligue 1 e também é novo, tendo apenas 23 anos.
Não perder para o PSG é crucial se o Lille quiser seguir na disputa por uma vaga na Champions League da próxima temporada. Isso porque a disputa abaixo do PSG é completamente insana neste momento no Campeonato Francês: o segundo colocado Nice tem 39 pontos, seguido do Brest, com 36, então do Lille, com 35; logo abaixo do visitante de hoje, estão Monaco, também com 35 mas atrás no saldo de gols e o Lens, que tem 32 pontos e fecha o grupo daqueles que vão lutar até o fim pela vaga. Uma disputa que, para o Lille, passa por segurar o melhor time da França neste sábado.