Ligue 1

O Olympique quebrou uma incômoda escrita: depois de 44 anos, finalmente venceu o Bordeaux fora de casa

O Bordeaux não perdia em casa diante do Olympique de Marseille desde 1978 e, contando só o Campeonato Francês, desde 1977

Olympique de Marseille e Bordeaux são duas forças da Ligue 1 que se enfrentam todo santo ano pela primeira divisão. O confronto acontece de maneira ininterrupta desde 1996, quando os marselheses tiveram sua rápida passagem pela segunda divisão após punição por manipulação de resultados. E isso torna ainda mais espantoso o jejum encerrado pelo clube nesta sexta-feira: os celestes não ganhavam dos girondinos na casa dos rivais desde 1978 – contando só o Francesão, desde 1977. Cengiz Ünder garantiu o resultado positivo, graças a uma linda arrancada que valeu o triunfo por 1 a 0, o primeiro no recém-inaugurado Matmut Atlantique.

A vitória mais recente do Olympique de Marseille em visita ao Bordeaux pelo Campeonato Francês tinha acontecido em outubro de 1977. Os marselheses tinham Marius Trésor e Jean Fernández entre suas estrelas, garantindo o 2 a 1 no antigo Estádio Chaban-Delmas, com Alain Giresse do outro lado. No ano seguinte, o Olympique ainda venceu outro embate com os girondinos pela Copa da França. Desde então, nunca mais. Pela Ligue 1, foram 32 jogos, com 18 derrotas. Neste intervalo de quatro décadas, ainda houve duas derrotas pela Copa da França e outras duas pela Copa da Liga.

O pior período aconteceu entre 1978 e 2003, quando o Bordeaux acumulou 13 vitórias em 15 embates no Chaban-Delmas. Tudo bem que a volta do Olympique à primeira divisão nos anos 1980, após quatro anos na segundona, coincidiu com um período muito forte dos oponentes, mas nem mesmo os anos áureos dos marselheses na virada da década serviram para quebrar o jejum.

Nesta temporada, as duas equipes atravessam momentos bastante distintos na Ligue 1. Finalmente o Olympique de Marseille quebrou a escrita. Os visitantes pressionaram e mandaram bola na trave, até o gol sair aos 37. Cengiz Ünder pegou a bola na intermediária em ataque rápido, acelerou para romper a marcação e bateu na saída do goleiro Benoît Costil. O Bordeaux ainda poderia ter empatado no fim do primeiro tempo, mas perdeu grande chance. Já na segunda etapa, Costil evitou uma derrota pior, com boas defesas.

O Olympique de Marseille abre a rodada na vice-liderança da Ligue 1. Soma 36 pontos, a dez do líder PSG, mas com cinco de vantagem dentro da zona de classificação à Champions. Tentando se reconstruir após momentos difíceis na gestão, o Bordeaux é apenas o 17°. O time corre risco de voltar à zona de rebaixamento neste final de semana, só um ponto à frente do Z-3.

Classificação fornecida por
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo