Ligue 1

Messi ditou o ritmo, Neymar fez mais um e o PSG se reencontrou com as vitórias contra o Toulouse

O Toulouse levou algum perigo e contou com a inspiração do goleiro Dupé, mas não evitou a derrota em casa diante do PSG

O Paris Saint-Germain inicia a temporada dando mostras de qualidade. A equipe perdeu os 100% de aproveitamento na Ligue 1 durante o último final de semana, com o empate diante do Monaco, mas voltou a vencer na rodada desta quarta-feira. A vítima seria o Toulouse, que até engrossou o caldo durante o início do embate, mas não conteve a qualidade dos parisienses. Neymar marcou seu sétimo gol no campeonato, enquanto Mbappé fez o quinto. Ainda assim, o maestro no triunfo por 3 a 0 foi Messi, com duas assistências e participações constantes, mesmo que o goleiro Dupé dificultasse o trabalho.

Maxime Dupé fechou o gol desde os primeiros minutos. Logo de cara, salvou diante de Kylian Mbappé. E o Téfécé parecia capaz de aprontar. Thijs Dallinga testou Gianluigi Donnarumma aos cinco, antes de parar de novo no goleiro três minutos depois. As principais ações do PSG vinham com Messi. O argentino armava e finalizava. O problema era mesmo superar Dupé, que continuou sustentando sua equipe. E, diante do equilíbrio que prevalecia, Zakaria Aboukhlal falhou duas vezes seguidas em boas condições para os violetas.

O domínio do PSG se tornou mais claro a partir dos 15 minutos. Quase sempre, Messi era quem liderava as tentativas da equipe. O Toulouse ainda conseguia ameaçar vez ou outra, mas a presença ofensiva dos parisienses era maior. O gol começou a amadurecer nos minutos finais. Dupé fez outra boa intervenção contra Mbappé, aos 36. Já o gol saiu no lance seguinte, com uma troca de passes de pé em pé. Mbappé serviu Messi, que entregou para Neymar definir na área, diante do goleiro. O lance foi inicialmente anulado por impedimento, mas acabou validado. Com o tento, o camisa 10 chegou a 109 gols pelo clube e igualou o ídolo Pauleta como quarto maior artilheiro da história do PSG. O fim da primeira etapa seria administrado pela equipe de Christophe Galtier, com Dupé fechando o ângulo de Messi de novo.

A vantagem se tornou maior para o PSG aos cinco minutos do segundo tempo. Messi parou num milagre de Dupé em cobrança de falta, então resolveu servir e mais uma vez brilhou. O argentino deu um corte seco no marcador e o deixou no chão, antes de só rolar para a batida de Mbappé nas redes. Os parisienses ainda seguiram acumulando boas chances, mas andava difícil de passar por Dupé e, quando conseguiu, Mbappé acertou o travessão. Também ocorriam substituições, com Neymar poupado aos 23 e Messi aos 37. O Toulouse também buscou diminuir a diferença, sem sucesso. A pá de cal dos parisienses saiu aos 45, com o terceiro gol numa bola recuperada. Mbappé carimbou a trave e, no rebote, Juan Bernat guardou.

O PSG lidera a Ligue 1 com 13 pontos, emparelhado a Lens e Olympique de Marseille. Os parisienses somam 21 gols em cinco rodadas, média superior a quatro por partida. A próxima rodada terá o Nantes fora de casa. Já o Toulouse tenta se restabelecer nesta volta à primeira divisão. Soma cinco pontos, no 13° lugar.

Standings provided by
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo