Como ‘invasão francesa’ no chat tirou a Ligue 1 do ar na CazéTV
Canal do influenciador no Youtube não transmitirá os jogos do Campeonato Francês até que questão de geoblocking sejam resolvidas
Por conta da presença de usuários franceses na primeira transmissão da Cazé TV na Ligue 1, o canal optou por não exibir partida alguma da competição na segunda rodada.
Em julho, a empresa adquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Francês, que antes pertenciam aos canais do Grupo Disney, que optou pela não renovação do contrato.
Porém, o acordo da CazéTV prevê a transmissão das partidas da Ligue 1 apenas em aparelhos conectados no Brasil, fazendo que a “invasão francesa” na transmissão da goleada do Paris Saint-Germain por 4 a 1 sobre o Le Havre, no dia 16 de agosto, preocupasse os gestores do canal.
A entrada do público francês na live foi viabilizada por VPNs, sigla inglês para Rede Privada Virtual, que contornam o bloqueio geográfico das plataformas que exibiam a partida através da alteração de registro dos dispositivos.
Desta forma, ainda que tivesse anunciado algumas transmissões, como o duelo entre PSG e Montpellier, que aconteceu na sexta-feira (23), e o confronto entre Lille e Angers, que ocorreu neste sábado (24), a CazéTV optou por suspender as exibições até que o problema seja resolvido.
Como a CazéTV foi denunciada e deixou de transmitir o “Francezão”?
De acordo com o perfil L1 Insider, no X, antigo Twitter, uma emissora (que não teve o nome revelado) denunciou a presença de franceses ilegalmente na transmissão da CazéTV. E isso aconteceu porque essas pessoas interagiram na live através do chat ao vivo.
A Ligue 1, então, notificou o canal, que, por sua vez, decidiu não correr riscos transmitindo as partidas neste fim de semana.
A LiveMode, empresa responsável pela CazéTV, está em contato com as plataformas de exibição (YouTube e Twitch) para reforçar o bloqueio geográfico e assim impedir que novamente usuários de outros países que não o Brasil acessem as transmissões e acompanhem as partidas, fazendo valer o contrato firmado com a liga francesa.
Federação francesa faz jogo duro contra “transmissões piratas”
Como não fechou com emissora alguma de televisão aberta o custo somado dos canais de televisão fechada e streaming para assistir todos os jogos em cada rodada do campeonato francês é de 45 euros (R$).
Insatisfeitos com o valor, alguns torcedores estão incentivando a utilização de VPNs para “burlar” o sistema e se consiga assistir os jogos da Ligue 1 gratuitamente através de transmissões internacionais de forma clandestina.
Foi assim, por exemplo, na entrada do estádio Geoffroy Guichard, onde o Saint-Étienne foi derrotado pelo Le Havre na tarde deste sábado (24).
Torcedores da equipe local imprimiram colaram na entrada do estádio um tutorial de como assistir as partidas da Ligue 1 gratuitamente usando os programas que contornam o bloqueio geográfico nas plataformas de transmissão.
A insatisfação do francês é tanta que a torcida do Saint-Étienne, por exemplo, simplesmente colou um tutorial impresso na porta do estádio ensinando como assistir a Ligue 1 de graça com VPN https://t.co/cdvsj6e4vi
— Renato (@rgomesrodrigues) August 24, 2024
Quando a CazéTV vai voltar a transmitir os jogos do Campeonato Francês?
A ideia da CazéTV é voltar a exibir as partidas do Campeonato Francês já na próxima rodada, que se inicia no dia 30 de agosto, com o duelo entre Lyon e Strasbourg.
Porém, se as plataformas de exibição não derem garantias de maior segurança do “geoblock”, dificilmente a transmissão acontecerá.
O canal tem usado o seu perfil oficial no X para atualizar a situação.
Confira a nota oficial da CazéTV sobre ausência de transmissão da segunda rodada da Ligue 1
“A CazéTV, que detém os direitos de transmissão da Ligue 1, foi informada que usuários franceses estavam utilizando métodos para contornar o geoblocking (ou bloqueio geográfico) e assistir às transmissões dentro da França em algumas de suas plataformas parceiras, o que é ilegal.
O geoblocking é uma tecnologia que restringe o acesso a conteúdos com base na localização geográfica do usuário, utilizando diversas ferramentas para determinar de onde ele está acessando o conteúdo. No caso da CazéTV, que possui direitos de transmissão da Ligue 1 apenas para o Brasil, as transmissões não podem ser visualizadas em outros países, como a França.
Como medida de precaução, a CazéTV decidiu não exibir as transmissões dos jogos deste fim de semana, até que todas as plataformas de distribuição garantam que o conteúdo estará corretamente bloqueado para usuários fora do Brasil. As transmissões serão retomadas na próxima rodada, com a segurança de que o geoblocking está efetivamente funcionando para todos os usuários fora do Brasil”.