Ligue 1

Jonathan David fez uma linda homenagem à sua mãe, falecida há dois anos: comemorou seu gol com uma rosa

Rosa David faleceu em dezembro de 2019, vítima de um câncer, quando o atacante tinha apenas 19 anos

Jonathan David atravessou um ano espetacular em 2021. O atacante liderou a campanha do Lille na conquista da Ligue 1 e ainda marcou gols importantes para colocar a seleção do Canadá na rota da Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, David fechou o ano da maneira como mais gosta: com mais um gol, determinante na emocionante virada dos Dogues por 3 a 2 sobre o Bordeaux. E a comemoração ainda rendeu uma bonita homenagem feita pelo artilheiro. No aniversário de dois anos da morte de sua mãe, Rosa David, o canadense ergueu uma rosa em tributo.

Rosa David faleceu em 6 de dezembro de 2019, vítima de câncer. Na época, Jonathan David tinha 19 anos e atuava no Gent. O adolescente ganhou permissão do clube para viver os momentos finais da mãe ao seu lado, diante da piora no estado de saúde. Todavia, o centroavante ainda estava em uma escala em Londres quando recebeu a notícia do falecimento, chegando a Ottawa apenas para o velório. Duas semanas depois, o canadense voltou a campo pelo Gent e deu uma assistência no empate por 1 a 1 contra o Club Brugge, pelo Campeonato Belga. Seria ovacionado pela torcida. Desde então, sua carreira mudou bastante.

“Durante os dias que se seguiram à morte, fiquei em estado de choque. Agora as coisas estão bem melhores e, desde que voltei ao Canadá, consigo colocar as coisas em perspectiva. Nunca esquecemos da nossa mãe, mas cada dia que passa torna a dor mais suportável. Ainda há momentos em que me pergunto o porquê de tudo isso acontecer, mas não podemos controlar o câncer. Minha fé me ajuda a entender que, na vida, há uma razão para tudo”, afirmou o artilheiro em 2020, à revista Sport.

Nesta última rodada de 2021 da Ligue 1, então, Jonathan David resolveu fazer a homenagem à mãe. E seria uma partida emocionante no Estádio Matmut Atlantique. O Bordeaux esteve duas vezes à frente no placar, com gols de Alberth Elis, mas Benjamin André e Burak Yilmaz buscaram o empate para o Lille. O gol da vitória surgiu aos 39 do segundo tempo, num lance de talento de Jonathan David, que dominou e bateu no canto. Na comemoração, o canadense ergueu a flor e deu um beijo na rosa, deixando evidente sua emoção.

Jonathan David soma 16 gols em 27 partidas na atual temporada. Marcou 12 vezes pela Ligue 1 e ajudou na classificação aos mata-matas da Champions com mais três tentos. Já pela seleção canadense, foram sete gols, três deles pelas Eliminatórias. É certamente um motivo de orgulho para Rosa David.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo