Já pode gritar campeão? Donnarumma pega pênalti, PSG vence e abre 8 pontos na liderança
Após Donnarumma pegar pênalti logo no início do jogo, PSG venceu o Lens por 2 a 0, fora de casa, e abriu oito pontos na liderança da Ligue 1
O PSG levou um susto e precisou contar com uma defesa de pênalti de Donnarumma logo no início. Mas, com gols de Barcola e Mbappé, venceu o Lens, por 2 a 0, neste domingo (14), no Estádio Félix-Bollaert, pela 18ª rodada da Ligue 1. O time de Luis Enrique jogou todo segundo tempo com um a mais após a expulsão direta de Gradit nos acréscimos da primeira etapa.
Com o resultado, o líder PSG chega aos 43 pontos e abre oito de diferença para o vice-líder Nice, que perdeu por 2 a 0 para o Rennes nesta rodada. Já o Lens permanece na oitava colocação, com 26 pontos.
Donnarumma pega pênalti logo no início
Os primeiros minutos foram de amplo domínio da posse de bola por parte do PSG. Aos dois, Marquinhos descolou belo lançamento em profundidade para Mbappé, que dominou bem e mandou sobre o gol, mas o impedimento foi assinalado. Aos quatro, em contra-ataque, o camisa 7 recebeu na esquerda, trouxe para dentro e, próximo ao bico da grande área, chutou forte. Samba espalmou.
Um minuto depois, em seu primeiro ataque no jogo, o Lens conseguiu um pênalti. Após Marquinhos travar em um primeiro momento, Danilo Pereira chegou atrasado e derrubou Wahi. Porém, na cobrança, Frankowski bateu no meio do gol e Donnarumma, de joelhos, fez a defesa. Após o rebote, a bola voltou para o polonês, que tentou de voleio, mas mandou por cima.
Mesmo com o pênalti perdido, o Lens seguia dificultando a vida do PSG, que tinha dificuldade para criar quando o adversário se fechava com a linha de cinco defensiva. Ao mesmo tempo, os donos da casa conseguiam chegar com força nos contra-ataques. Aos 21, Wahi arrancou na esquerda, trouxe para dentro e chutou forte, no canto esquerdo. Donnarumma espalmou pela linha de fundo. Após a cobrança de escanteio, Danso cabeceou à esquerda do gol. Aos 28, a jogada iniciou na direita, com um ala, e terminou na esquerda, com o outro. Frankowski cruzou rasteiro, para trás, e Maouassa chegou batendo, sobre o gol.
Barcola abre o placar e cava expulsão
Foi justamente nesse momento de superioridade do Lens que o PSG abriu o placar, aos 29. Danilo Pereira roubou a bola no campo de defesa e acionou Mbappé no contra-ataque. O camisa 7 deu passe em profundidade para Barcola, que tocou com categoria, na saída de Samba.
Com o gol, o time de Luis Enrique teve ainda mais espaço para jogar em transição. Aos 35, Dembélé invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro buscando Mbappé. No meio do caminho, Danso interceptou. Aos 40, Soler recebeu de Dembélé na direita da grande área e, sem ângulo, bateu cruzado. Samba espalmou pela linha de fundo. Um minuto depois, em novo contra-ataque, Mbappé recebeu na esquerda e chutou colocado. Samba encaixou.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 46, Barcola fez fila e teria tudo para marcar seu segundo gol. Porém, antes de entrar na grande área, o jovem atacante francês foi derrubado por Gradit. Inicialmente, o árbitro deu apenas cartão amarelo. Mas, com ajuda do VAR, decidiu expulsar diretamente o zagueiro do Lens. Na cobrança da falta, Mbappé bateu colocado, e Samba encaixou novamente.
Lens é valente, mas PSG amplia no final com Mbappé
Com um a menos, o técnico Franck Haise voltou do intervalo com apenas uma troca no Lens: o lateral esquerdo equatoriano Jhoanner Chavez, ex-Bahia, no lugar de Maouassa. Os donos da casa passaram a se defender no tradicional 4-4-1. Mesmo com a inferioridade numérica, conseguiam resistir diante de um PSG com muito mais posse de bola, e assustar em contra-ataques. Aos 9 minutos, após cruzamento vindo da direita, a bola foi rolada para trás e El Aynaoui chegou batendo de fora da área. Donnarumma caiu no canto direito para encaixar.
O PSG rodava a bola de um lado para o outro, mas o jogo coletivo não fluía. A maioria das tentativas de finalizações eram travadas pela defesa do Lens. Os cruzamentos, afastados. Mbappé era quem mais tentava. Aos 37, o camisa 7 chutou para fora. Um minuto depois, a conclusão foi defendida por Samba.
Utilizando as cinco trocas possíveis para tentar manter a intensidade, o valente Lens se defendia como podia e ainda buscava o empate. Aos 42, Sishuba, que recém havia ingressado na vaga de El Aynaoui, finalizou e obrigou Donnarumma a trabalhar. Mas todo esforço foi por água abaixo um minuto depois, quando Mbappé concluiu de dentro da área para garantir a vitória do PSG e chegar ao 26º gol em 25 jogos na temporada.