Ligue 1

Galtier, técnico campeão pelo Lille: “Vencer o PSG é algo excepcional”

Treinador do Lille comemora uma campanha histórica dos Dogues, que acaba com um título contra a equipe estrelada do PSG, que tinha Neymar e Mbappé

Vencer o Paris Saint-Germain no Campeonato Francês atualmente é um desafio imenso. O clube parisiense voltou a ser uma potência desde 2011, quando passou a ter investimento do Catar. São sete títulos em oito anos, mas agora o Lille pode comemorar por ter interrompido uma sequência de três títulos consecutivos da equipe. O técnico Christophe Galtier celebrou o título logo após a sua equipe vencer o Angers e garantir a taça. Foi o quarto título francês do Lille na história e o terceiro completou 10 anos há poucos dias.

“É excepcional. Foi um longo dia, muita pressão. Vencer o Paris em um campeonato é algo excepcional. Os jogadores foram incríveis. Eu dedico à minha mãe, que está em reabilitação, eu abraço você, meu pai, que está lá, fico emocionado… O crédito vai para os jogadores, eles são os heróis”, afirmou Galtier, emocionado.

Nascido em Marselha, Galtier foi jogador de vários clubes franceses, entre eles o Olympique de Marseille e o próprio Lille, de 1987 a 1990. Este é apenas o seu segundo trabalho como treinador. Primeiro, ficou de 2009 a 2017 no Saint-Étienne, onde ficou por um longo tempo desenvolvendo vários jogadores. Chegou ao Lille em 2017, e desde então tem feito ótimas temporadas.

Na temporada 2017/18, o time brigou para escapar do rebaixamento. Galtier chegou no meio daquela temporada, em dezembro de 2017, com o clube em crise. Salvou o Lille do descenso por apenas um ponto. Na temporada seguinte, porém, a ascensão foi enorme: 2018/19, o time terminou em segundo lugar na tabela, atrás apenas do PSG, e classificou o time à Champions League. Até que chegou, enfim, a temporada 2020/21, com um trabalho incrível que resultou no título.

Além do técnico, um nome importante no Lille é Luis Campos, o grande responsável pela formação do elenco. Depois de trabalhar bem no Monaco, o dirigente tem feito um ótimo trabalho no Lille e tem colocado a equipe no alto da tabela, disputando vagas à competições europeias e revelando bons jogadores, com bons negócios.

Ainda se especula sobre qual será o futuro de Galtier. O seu contrato vai apenas até o final de junho e ainda não foi acertada uma renovação. Deppois de 152 jogos no comando dos Dogues, ele é cogitado para dirigir o Nice.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

AdBlocl? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!