Ligue 1

Cherki anotou um lindo gol pelo Lyon, mas foi um pecado que sua jogadaça anterior não tenha acabado nas redes

O Lyon derrotou o Monaco de virada e segue com chances de descolar uma vaga na próxima Conference League

Em tempos não tão distantes, um duelo entre Lyon e Monaco poderia mexer com a disputa pelo título da Ligue 1. Na atual temporada, contudo, os dois times fazem campanhas abaixo das ambições e nenhum deles tem mais chances de se classificar à Champions League. O Monaco permanece em quarto e está mais perto de ir à Liga Europa, apesar da má fase recente. Já o Lyon tenta buscar o prejuízo e descolar pelo menos uma vaga na Conference League. Neste sentido, a vitória por 3 a 1 no Estádio Groupama foi muito mais importante para manter as chances do OL. Os Gones buscaram a virada graças ao brilhantismo de Rayan Cherki, que anotou uma pintura e quase fez outra ainda mais bonita.

O Monaco precisou de dois minutos para abrir o placar no Estádio Groupama. Wissam Ben Yedder sofreu pênalti do goleiro Anthony Lopes e ele mesmo converteu a cobrança. A partida seguiu bastante movimentada, especialmente pela insistência do Lyon em busca do gol, mas com tentativas do Monaco em ampliar. O empate saiu antes do intervalo, aos 39 minutos, num avanço em velocidade da equipe. Bradley Barcola recebeu o passe em profundidade e se desvencilhou da marcação. Deu o toque para Alexandre Lacazette ampliar a boa fase recente.

Já no segundo tempo, a virada do Lyon ocorreu graças ao show de Cherki. Foi um pecado o gol do meia não sair aos 12 minutos, numa jogada deslumbrante. Maxence Caqueret já tinha dado um toque de beleza ao arrancar na intermediária e escapar de três marcadores para executar o passe. Cherki recebeu dentro da área e tirou o primeiro beque no domínio, antes de ludibriar o segundo com uma “roleta marselhesa” à Zidane. Foi sensacional. O goleiro Alexander Nübel, porém, defendeu a finalização. Coube ao próprio Caqueret marcar no rebote e conceder a virada. Restou a Cherki fechar a contagem com o terceiro gol, aos 33 minutos. O meia recebeu a inversão de Lacazette e dominou com estilo, na borda da grande área. Dançou para cima da marcação e, com pouco ângulo, chutou cruzado para finalmente vencer Nübel.

O Monaco ocupa a quarta colocação da Ligue 1, com 65 pontos. São cinco pontos de vantagem sobre o Lille, em quinto, que ainda entra em campo na antepenúltima rodada. Manter a distância será importante para que os monegascos se classifiquem à Liga Europa, não à Conference. Já o Lyon seca o Lille porque quer mesmo a quinta posição e o lugar na Conference. Os Gones estão no sétimo lugar, com 59 pontos. Logo à frente, o Rennes também tem 59 e permanece no páreo. Vale lembrar que o Toulouse, campeão da Copa da França, tem vaga na Liga Europa apesar do 13° lugar na tabela.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo