Ligue 1

Aouar exalta influência de Bruno Guimarães no Lyon: “O jogo de toda a equipe é fluido com ele”

A coluna de futebol francês desta semana já falou sobre como Bruno Guimarães conquistou rapidamente a França desde sua chegada ao Lyon. Convocado por Tite pela primeira vez para a seleção brasileira principal, o meia, que tem recebido elogios de todas as partes, foi exaltado por mais uma figura importante de seu clube, o líder técnico Houssem Aouar.

[foo_related_posts]

Em entrevista publicada pelo L’Équipe, Aouar comentou o novo momento do Lyon e avaliou a influência de Bruno Guimarães na transformação vista nas últimas semanas. Para o francês, a presença do brasileiro potencializou os outros, inclusive ele mesmo.

“Ele tem uma verdadeira importância no jogo da equipe. Esforça-se bastante, aparece entre as linhas e propõe soluções de saída aos defensores o tempo todo. Sua presença nos faz muito bem. É muito prazeroso jogar com um jogador assim. Desde que ele se instalou como meia à frente dos zagueiros, isso me permitiu não ter que necessariamente voltar para buscar a bola muito atrás. E, nas raras vezes em que faço isso, ele me dá o passe. Nós dois nos entendemos muito bem. O jogo de toda a equipe é fluido com ele”, elogiou.

A goleada sofrida para o PSG na semifinal da Copa da França, na quarta-feira (4), deu uma freada na sequência boa do Lyon desde a chegada de Guimarães. No entanto, não deve ser motivo para grande preocupação. O time de Rudi Garcia tem sido claramente outro ultimamente, e Aouar aponta que, até a expulsão de Marçal, aos 15 do segundo tempo, o conjunto lyonnais jogou em bom nível contra os parisienses.

“Levar tantos gols em casa é sempre ruim. Mas nós também temos consciência de que fizemos mais do que um jogo parelho com o PSG durante uma hora. O que devemos guardar dessa partida é que não podemos ceder, mesmo quando estamos reduzidos a dez homens, mesmo quando está complicado. Precisamos lidar melhor com isso”, reconheceu.

Vencer o rival Saint-Étienne na rodada passada da Ligue 1 foi um resultado saboroso ao Lyon, mas o triunfo mais significativo das últimas semanas foi, sem dúvidas, o 1 a 0 sobre a Juventus, pela ida das oitavas de final da Champions League. Aouar considera aquele jogo um símbolo da mudança recente da equipe.

“Ganhar da Juventus aumentou a nossa confiança. Demos um passo à frente em questão de nível de jogo, temos mais confiança em nós mesmos e nos encontramos melhor em campo uns aos outros, propomos algo mais atraente. Conseguimos nos instalar no campo do adversário. Claro, é sempre melhor e mais agradável para nós (jogar assim). É um tipo de jogo muito mais apropriado ao OL. Mas já demonstramos no passado uma tendência a relaxar, então não vamos nos deixar levar.”

A celebração pela vitória sobre a Juventus ou a lamentação com a derrota ao PSG, no entanto, não pode durar muito. O final de semana reserva uma partida enorme diante do Lille (4º colocado), que pode aproximar o Lyon (5º) das classificações a competições europeias. O foco de Aouar já está apurado: “Esta partida em Lille é crucial, podemos ficar a três pontos deles, então pode ser muito importante, precisamos tentar ganhar”.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo