Ligue 1

Jogaço no Principado: Akliouche faz dois e Monaco vence Marseille de virada

Aos 21 anos, Akliouche marcou duas vezes e foi decisivo em confronto de peso contra o Marseille, com vitória do Monaco

Monaco e Olympique de Marseille fizeram um jogaço neste sábado (30) pela Ligue 1, no Principado de Mônaco, com vitória dos monegascos por 3 a 2. O meia Maghnes Akliouche foi o grande destaque do jogo com dois gols e uma assistência, inclusive o tento decisivo da partida.

O jogo marcou a estreia do técnico Gennaro Gattuso no comando do Olympique de Marseille. Ele entrou no lugar de Marcelino García Toral, que deixou o cargo após apenas sete jogos no comando da equipe. Ele foi um dos alvos dos protestos dos torcedores, assim como o presidente do clube, Pablo Longoria, com quem Marcelino tinha uma bola relação.

Os dois times vinham de derrotas na Ligue 1. Enquanto o Monaco perdeu pela primeira vez na liga ao ser derrotado pelo Nice por 1 a 0 em casa, o Marseille vinha de uma derrota bem mais pesada. Perdeu por 4 a 0 para o rival PSG em Paris na rodada anterior.

Marseille duas vezes em vantagem

Foi um jogo agitado desde o primeiro minuto. Na primeira descida ao ataque do Marseille, aos 24 segundos de partida, Pierre-Emerick Aubameyang avançou pela esquerda, cruzou para o meio e Iliman Ndiaye completou meio estranho, sem pegar em cheio, mas foi o suficiente para vencer o goleiro Philipp Köhn: 1 a 0.

Só que o placar seria movimentado rapidamente. Aos oito minutos, Maghnes Akliouche recebeu de Wissam Ben Yedder no lado esquerdo da área, puxou para o meio e soltou um chute forte, no canto do goleiro, para marcar 1 a 1 e igualar o marcador.

O movimentado jogo no Estádio Louis II teria mais um gol antes dos 20 minutos. Eram 17 quando Ndiaye recebeu na ponta direita e cruzou forte para Samuel Gigot pegar muito bem de primeira e colocar novamente o Marseille na frente: 2 a 1.

Novamente não demorou para ter reação do Monaco. Aos 22 minutos, Akliouche fez um bom passe pelo meio para Folarin Balogun, que fez uma bonita finta do marcador e encheu o pé para marcar um bonito gol.

O empate por 2 a 2 foi o placar do primeiro tempo. No segundo tempo, logo a cinco minutos, o Monaco achou o terceiro gol em uma jogada que começa no goleiro Köhn, que deu um chutão para frente, Ismail Jakobs desviou de cabeça no lado esquerdo, Ben Yedder também desviou, Balogun ajeitou quase sem querer e a bola sobrou para Maghnes Akliouche, que encheu o pé de pé esquerdo e colocou na rede: 3 a 2. Golaço do garoto de 21 anos.

Acabou por ser o gol decisivo. O Marseille pressionou, mas não conseguiu empatar o jogo. A vitória ficou mesmo com o Monaco e foi fundamental.

Situação na tabela e próximos jogos

Com a vitória, o Monaco alcança 14 pontos em sete jogos e assume a liderança da Ligue 1, um ponto à frente do Brest, que só entra em campo na rodada neste domingo, diante do Nice. O PSG é o terceiro colocado após o empate sem gols diante do Clermont, com 12 pontos. O Marseille tem nove pontos em sete jogos e ocupa a nona posição.

O Monaco só volta a campo no próximo sábado (7), quando enfrenta o Reims pela Ligue 1. O Marseille terá um duelo da Liga Europa contra o Brighton, em casa, na quinta (5). No domingo (8), joga contra o Le Havre, em casa, pela Ligue 1.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo