Ligue 1

A briga pelas copas europeias na última rodada da Ligue 1 foi repleta de emoções, gols tardios e reviravoltas

Olympique vai direto à fase de grupos da Champions e Monaco fica nas preliminares; Rennes avança à Liga Europa e Nice termina na Conference

Exceção feita ao Paris Saint-Germain na Champions League e ao Nantes na Liga Europa (via Copa da França), todas as outras vagas a clubes franceses nas copas europeias de 2022/23 estavam abertas antes da rodada final da Ligue 1. O sábado providenciou essas confirmações, e com muitas emoções. O Olympique de Marseille ficou com a vaga direta na fase de grupos da Champions, em segundo. Os marselheses golearam o Strasbourg por 4 a 0 e contaram com uma ajudinha do Lens, que buscou o empate por 2 a 2 com o Monaco aos 51 do segundo tempo. Com isso, os monegascos caíram para terceiro e jogarão as preliminares da LC. O Rennes carimbou a vaga na Liga Europa ao empatar por 2 a 2 com o Lille aos 48 do segundo tempo. Já o Nice só vai à Conference porque virou contra o Stade de Reims por 3 a 2, mesmo perdendo por dois gols de diferença até os 29 do segundo tempo.

O grande vencedor da rodada é o Olympique de Marseille. Os celestes passaram grande parte da campanha na vice-liderança, mas viram o Monaco atropelar nas rodadas mais recentes e caíram uma posição antes da partida final. A recuperação veio com a importante goleada por 4 a 0 no Vélodrome sobre o Strasbourg – um adversário que também estava no pleito pelas copas europeias. O Gerson abriu o placar aos 32 minutos, num bom lance individual para bater no cantinho. Cengiz Ünder ampliou aos 28 do segundo tempo, num contra-ataque. E Gérson também faria o terceiro, já aos 44, com uma batida da entrada da área. Por fim, Cédric Bakambu fechou a conta nos acréscimos, num rebote. A comemoração pelo segundo lugar, mesmo assim, só viria por aquilo que aconteceu no norte do país, mais precisamente em Lens.

O Monaco só dependia de si para se garantir na segunda posição e na fase de grupos da Champions. Terá que disputar de novo as preliminares, porque cedeu o 2 a 2 no fim em visita ao Lens, mais um que estava vivo pelas copas europeias. O resultado encerrou uma sequência de nove vitórias consecutivas dos monegascos. O Lens saiu em vantagem com Przemyslaw Frankowski, mas Benoît Badiashile e Wissam Ben Yedder viraram para o Monaco. O gol salvador para o Olympique de Marseille, que derrubou os monegascos ao terceiro posto, surgiu apenas aos 51 da etapa final. Kevin Danso fuzilou uma bola alçada na área e estufou o barbante para o Lens. O Sang et Or ainda acreditava num milagre, mas, mesmo se virasse, não alcançaria mais a zona de classificação.

O Rennes corria por fora na luta pela Champions, mas já ficou satisfeito com a Liga Europa. Os rubro-negros visitaram o Lille e tiveram vida mais difícil que o esperado no Estádio Pierre-Mauroy, com o empate por 2 a 2. Timothy Weah marcou o primeiro para os Dogues aos 11 minutos, enquanto Benjamin Bourigeaud empatou aos 41. O Lille voltou a ficar em vantagem com mais um gol de Weah, aos 43 do segundo tempo, até que Serhou Guirassy salvasse o Rennes aos 48.

O gol tardio do Rennes tirou o Nice da Liga Europa, mas a vaga na Conference ficou de bom tamanho para as Águias, considerando que a equipe começou a rodada atrás do Strasbourg. E quase que a classificação nem acontece, diante da virada maluca por 3 a 2 contra o Stade de Reims – que estava ali só para aprontar. Os anfitriões fizeram os dois primeiros gols, com Hugo Ektike e Kamory Doumbia, em 17 minutos. O Nice só descontou aos 30, num pênalti convertido por Andy Delort. O argelino então vestiria a capa de herói e marcaria mais dois gols, aos 32 e aos 37. A virada premiou uma boa temporada do time de Christophe Galtier, mas que quase termina de mãos abanando.

O Olympique de Marseille fechou a campanha com 71 pontos. O Monaco veio logo depois com 69. Rennes e Nice contabilizaram 66, com vantagem no saldo de gols ao primeiro. Já Strasbourg e Lens perderam as chances de classificação apenas nesta última rodada, mas merecem elogios também pelo desempenho, em que ficaram acima das expectativas. Conseguiram superar times bem mais badalados na tabela, como Lyon e Lille.

Standings provided by
Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo