França

L’équipe usa o esporte para criticar atentado: Liberdade 0x12 Barbárie

O mundo todo está chocado com o atentado que dizimou a redação da revista satírica Charlie Hebdo, matando 12 pessoas – entre elas o diretor e três cartunistas. Um crime que gerou repercussão internacional e milhares de pessoas nas ruas de Paris e até em outros países do mundo (para entender mais o caso, recomendamos este texto do Gustavo Chacra, no Estadão). Na França, o jornal esportivo L’equipe usou uma figura esportiva para protestar contra o que aconteceu.

A capa do jornal, um dos principais veículos esportivos do mundo, traz uma charge com o título: “Liberté 0x12 Barbarie” (Liberdade 0x12 Barbárie). Uma forma que o jornal encontrou de protestar a favor da liberdade de imprensa, claramente atacada neste caso. O veículo sempre usou as charges e o humor para tratar dos mais diversos assuntos, inclusive do futebol. Mostramos 12 charges que a Charlie Hebdo fizeram para satirizar o futebol.

Na noite desta quarta-feira, também vimos os torcedores franceses cantarem a Marselhesa, hino do país, no jogo entre Lille e Evian. Um episódio deste tamanho afeta todo o país e o mundo. O esporte, inclusive. Eis a capa do L’équipe:

A capa do jornal L'Equipe deste 8 de janeiro de 2015
A capa do jornal L’Equipe deste 8 de janeiro de 2015

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo