Jogador do Rodez é agredido por torcedor do Bordeaux, jogo é abandonado e girondinos devem continuar na segundona
Na última rodada da Ligue 2, o Rodez abriu o placar e o autor do gol foi empurrado por um torcedor do Bordeaux que invadiu o gramado, o que deve culminar na derrota dos girondinos e no fim das esperanças de acesso

O Bordeaux entrou na última rodada da Ligue 2 com uma situação intrincada para tentar conquistar o acesso. Depois da derrota na partida anterior para o Annecy, os girondinos caíram para a terceira colocação na tabela e precisavam correr atrás do prejuízo em busca de uma das duas vagas na primeira divisão. Porém, o cenário se tornou ainda mais complicado nesta sexta-feira, durante a realização do último jogo, contra o Rodez. O Bordeaux corre o risco de sequer poder lutar dentro de campo. Dentro do lotado Matmut Atlantique, o Rodez abriu o placar aos 22 do primeiro tempo. Lucas Buades comemorou pedindo silêncio e um torcedor invadiu o gramado, empurrando o atleta. Por conta disso, o jogo seria suspenso e depois abandonado, com o autor do gol sob cuidados médicos. A organização da liga se reunirá na próxima segunda-feira, mas a tendência é que o Bordeaux fique com a derrota por conta de uma atitude estúpida. Vale dizer, porém, que mesmo se os girondinos virassem, ainda teriam que buscar uma diferença de cinco gols no saldo para ultrapassar o Metz na tabela e subir.
Mesmo que o Bordeaux não estivesse nas melhores condições, com a terceira colocação, o acesso ainda permanecia ao alcance. Os girondinos estavam atrás do Metz na tabela apenas por conta do saldo de gols. Os grenás apareciam bem à frente neste quesito, com três gols positivos a mais e vantagem também pelo número de tentos marcados, mas um tropeço qualquer já era suficiente à ultrapassagem dos terceiros colocados. Porém, com o gol do Rodez, a irracionalidade tomou conta em Bordeaux. A explosão de um indivíduo e a falta de segurança no Matmut Atlantique botaram tudo a perder. Tudo bem que o Metz ganhou seu jogo por um gol de diferença nesta rodada final, mas o empurrão em Buades impediu os girondinos até de tentarem uma reviravolta. Precisariam de um 7 a 1, dentro destas circunstâncias, para conseguir subir.
O Rodez também lutava contra o rebaixamento e, por isso, o gol de Buades no Matmut Atlantique foi tão importante. Na comemoração, o gesto do meia em pedir silêncio parecia uma provocação normal, quando um homem entrou no gramado e empurrou o jogador. Embora não tenha sido um ato tão forte, Buades ficou caído no gramado e solicitou o atendimento médico. A arbitragem optou por levar os dois times para os vestiários e, seguindo o regulamento da Ligue 2, declarou que a partida havia sido abandonada por falta de condições de segurança. O Bordeaux terá que responder nos tribunais pelo ocorrido, que nunca deveria acontecer num estádio de futebol, mesmo que o ato em si não seja tão violento pelas imagens.
Depois do abandono da partida, o árbitro Nicolas Rainville participou de uma coletiva de imprensa para explicar a situação. Conforme o juiz, Buades foi examinado pelo médico do clube e pelo serviço de emergência, com uma concussão constatada. “Em colaboração com os delegados da partida e com a liga profissional, respeitamos o regulamento, que indicava que a partida não deveria ser retomada. Por causa de uma pessoa, privamos 42 mil espectadores do jogo e os dois times, os principais atores, de fazerem seu trabalho”, apontou Rainville.
Já a Liga de Futebol Profissional, entidade que administra as duas principais divisões do Campeonato Francês, publicou um comunicado: “Após o ataque ao jogador Lucas Buades, do Rodez, por um torcedor da arquibancada do Bordeaux, o jogo foi oficialmente suspenso pelo árbitro e pelos delegados da LFP. A Comissão Disciplinar da LFP se reunirá na segunda-feira para estudar as consequências. A LFP condena veementemente este ato de violência contra um jogador e deseja uma rápida recuperação a Lucas Buades”.
Mesmo que a partida seja retomada, o Bordeaux precisaria da referida goleada por 7 a 1 para subir. Contudo, a tendência é que o time seja punido com a derrota por 3 a 0. Independentemente deste resultado, o Le Havre já confirmou o título e o acesso na Ligue 2. A equipe venceu o Dijon por 1 a 0 e terminou o torneio na primeira colocação, com 75 pontos. O resultado marca o retorno do clube à primeira divisão após 13 anos. Já o Metz deve ficar com a segunda vaga, caso não aconteça uma reviravolta com o Bordeaux. Os grenás fecharam o campeonato com 72 pontos, três a mais que os girondinos, após a vitória por 3 a 2 sobre o Bastia. O Metz volta uma temporada após a queda. Vale ressaltar que, com a diminuição dos participantes na Ligue 1 para a próxima temporada, excepcionalmente esta edição da segundona não terá playoffs de acesso.
A decisão da LFP nos tribunais terá impacto maior na parte inferior da tabela. O Rodez, caso tenha a vitória sobre o Bordeaux confirmada, salta do 17° para o 15° lugar, o que o salvaria do descenso e rebaixaria o Annecy. O Annecy, dois pontos à frente, perdeu por 1 a 0 para o Paris FC nesta rodada final. Outros três rebaixados para a terceira divisão estão confirmados: Dijon, Nîmes e Chamois. A partida do Nîmes também chegou a ser parcialmente interrompida nesta sexta. Com o time já rebaixado, os ultras não compareceram às arquibancadas, mas atiraram sinalizadores de fora para dentro do estádio e a fumaça atrapalhou o andamento do jogo.