Mais um jogo do Lyon é interrompido por violência dos torcedores nas arquibancadas
O duelo entre Paris FC e Lyon estava empatado em 1 a 1 no intervalo quando precisou ser abandonado por distúrbios nas arquibancadas e invasão de campo

Hoje em dia, quando um jogo de futebol começa na França, você não pode ter certeza que ele terminará. Nesta sexta-feira, o confronto entre Paris FC e Lyon pelos 32 avos de final da Copa da França foi suspenso no intervalo, após conflitos entre os torcedores nas arquibancadas. É a segunda partida envolvendo o Lyon a ser abandonada em menos de um mês.
Em 21 de novembro, o duelo contra o Olympique Marseille durou apenas quatro minutos, após Dimitri Payet ser atingido por uma garrafa quando ia bater um escanteio no Estádio Groupama. Foi também a segunda vez que o meia francês foi o alvo da violência das arquibancadas. Incidente parecido havia acontecido no jogo do OM contra o Nice.
Apenas um dia antes, na quinta-feira, o governo francês havia anunciado medidas para conter a violência nas arquibancadas, que se transformou em um problema constante desde que elas foram reabertas. Entre as medidas, fortalecer proibições de entrada ao estádio, mais recursos humanos para manter a segurança, uma administração de crise melhor, comunicação melhor e uma infraestrutura mais segura, o que, comicamente, envolvia proibir a venda de garrafas de água.
Vender o sofá não parece que funcionará. Paris FC e Lyon foram ao intervalo empatados por 1 a 1, quando, segundo o L’Equipe, “brigas provocadas pela torcida do Lyon levaram a impressionantes movimentos da multidão nas arquibancadas, ao início da invasão de campo e à intervenção da polícia”. Ainda de acordo com o jornal, as equipes haviam retornado a campo, mas o árbitro decidiu atrasar o reinício. Após 50 minutos de espera, o jogo foi abandonado.
This weekend’s Coupe de France action has begun with Lyon fans attacking Paris FC fans. French football & violence are unfortunately the best of bedfellows this season. pic.twitter.com/lme5o0pINB
— Get French Football News (@GFFN) December 17, 2021
Segundo o Get French Football News, um canal de notícias do futebol francês em inglês, sinalizadores foram atirados, torcedores invadiram o gramado e seus repórteres testemunharam “uma série de incidentes, incluindo um hooligan roubando uma faca de uma barraquinha de cachorro-quente”.
Get French Football News' @DryllAdrien & @rafajuc were live at Paris FC vs Lyon tonight – they witnessed a number of incidents including a hooligan stealing a knife from a hot dog stand. Full piece follows this weekend.
— Get French Football News (@GFFN) December 17, 2021
O Lyon perdeu um ponto pela confusão no jogo contra o Olympique Marseille, além de ter que jogar três partidas com portões fechados. O duelo foi remarcado. O que acontecerá dessa vez? Se seus torcedores forem considerados responsáveis, pode haver uma sanção mais séria, como a exclusão do clube do torneio. Se o jogo for repetido, uma nova data tem que ser marcada para breve porque as oitavas de final estão agendadas para 2 e 3 de janeiro.