Maior artilheiro do Canadá revela por que recusou proposta da Premier League
Alvo do futebol inglês, Jonathan David tem contrato até junho de 2025 com o clube francês
Jonathan David tem sido sinônimo de regularidade e eficiência em campo. No último sábado (7), o atacante de 24 anos balançou as redes na vitória sobre os Estados Unidos (2 a 1) e se tornou o maior artilheiro da história da seleção canadense, com 29 gols — ao lado de Cyle Larin.
No Lille desde 2020, Jonathan David também acumula números expressivos pelo clube francês. Seu notável desempenho dentro das quatro linhas, inclusive, o colocou na mira do principal mercado do futebol europeu: a Premier League.
Com aval do presidente do Lille para mudar de clube, o jogador canadense foi ligado a diversas equipes da primeira divisão inglesa durante a última janela de transferências. O Chelsea, por exemplo, chegou a conversar com seus representantes. No entanto, a verdade é que a saída do futebol francês nunca se materializou.
Em rápida entrevista ao The Athletic após o triunfo no amistoso diante dos Estados Unidos, David explicou por que a transferência para a Premier League não aconteceu.
— Simplesmente não aconteceu. Houve algumas ofertas e simplesmente não fechamos o negócio, é isso. Falei com algumas equipes, falei com treinadores. Mas, no final das contas, tomamos a decisão de ficar — disse o atacante.
No segundo amistoso da Data Fifa de setembro, o Canadá de David enfrenta o México, nesta terça-feira (10). A bola rola a partir das 21h30 (horário de Brasília), no AT&T Stadium, em Arlington, no Texas.
Lille ou Premier League?
Jonathan David demonstra maturidade e parece se sentir confortável com o que o futuro lhe reserva. Feliz no Lille, o “Iceman” (homem de gelo em português) da seleção canadense não tem pressa para definir sua situação.
— O que estou esperando? Acho que agora é mais fácil dizer. Estou no último ano do meu contrato. Eventualmente meu contrato vai acabar. Então veremos. Veremos o que acontece no ano que vem — pontuou.
Renovar com o Lille e receber um aumento salarial ou testar o mercado e se transferir para outra liga europeia? Jonathan David não tem resposta para isso no momento.
O jovem, como citado, está aberto a qualquer possibilidade. É bem verdade que a Premier League chama sua atenção, mas não é o único campeonato que o agrada.
— Bem, agora mesmo estamos falando (com o presidente do Lille, Oliver Letang) sobre uma possível extensão. Vamos ver como isso vai. Estou aberto a qualquer coisa. Acho que, obviamente, a Premier League é considerada uma das melhores ligas do mundo. E para mim não é a Premier League ou nada. Estou aberto a qualquer coisa e cada liga tem seus desafios.
Números de Jonathan David
Além dos 29 gols pela seleção canadense, Jonathan David esbanja números interessantes na carreira por clubes. Vale destacar que, antes de chegar ao Lille, o atacante defendeu as cores do Gent, da Bélgica.
Canadá
- 55 jogos
- 29 gols
Lille
- 190 jogos
- 87 gols
- 18 assistências
Gent
- 83 jogos
- 37 gols
- 11 assistências