‘Esse zagueiro brasileiro é o tipo de jogador que todo mundo procura’
Defensor ex-Flamengo tem brilhado pelo Lille na Champions League

O Lille é uma das surpresas da Europa em 2024/25. Apesar de estar em quinto na Ligue 1, a equipe francesa ficou em sétimo na Champions League e avançou às oitavas de final. Na campanha, os Dogues tiveram vitórias históricas sobre Real Madrid e Atlético de Madrid com a participação decisiva de um brasileiro.
Alexsandro Ribeiro, que passou pela base do Flamengo entre 2014 e 2016, é o destaque da temporada no futebol francês e o dono da defesa do LOSC. Por isso, o zagueiro ganhou um artigo especial no jornal francês “L'Équipe”, no qual pessoas que trabalharam com o brasileiro exaltaram suas valências.
Ambidestria e força de Alexsandro impressionam no Lille

O brasileiro, aos 25 anos, tem mostrado uma grande evolução desde que chegou ao Lille, em 2022. Destro, o jogador melhorou tanto com a perna esquerda que já até confundiu o técnico do clube, Bruno Genésio, sobre qual seria seu pé ideal, como conta a reportagem do periódico.
A qualidade na saída de bola também impressiona Jorge Maciel, auxiliar do time do norte da França entre 2019 e 2023, além da força física nos duelos. O profissional até comparou Alexsandro a Presnel Kimpembe, defensor do PSG.
— [A ambidestria] É a característica mais forte dele: você nem sabe se ele é canhoto ou destro. E ele tem facilidade para jogar longo ou curto com ambos os pés. Para um zagueiro, isso é incrível. […] Esse é o tipo de jogador que todo mundo procura. Ele é muito forte em duelos, é agressivo. É um perfil Kimpembe, esses caras sempre no limite, que correm o máximo de riscos, mas com muita determinação e coragem. Eles estão mais em energia do que em expectativa em outros lugares.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Temporada do zagueiro do LOSC é tão boa que rendeu pré-convocação à Seleção
Ttitular absoluto do time de Genésio, o brasileiro particiopou de 35 dos 38 jogos do Lille na temporada, ainda sem gols, mas com três assistências. Quando esteve em campo, sua equipe passou 11 partidas sem sofrer gols.
O aplicativo de estatíticas “SofaScore” coloca Ribeiro como o segundo melhor zagueiro do Campeonato Francês, atrás apenas do compatriota Jubal Júnior.
Números de Alexsandro Ribeiro na Ligue 1:
- 21 jogos (todos como titular), 8 sem sofrer gols e 1 assistência
- 96 cortes, 26 desarmes e 23 interceptações
- 1448 passes certos (5º em toda liga) e 90,67% de acerto
Fonte: SofaScore
O atual nível o levou a estar na lista de 50 nomes pré-convocados pelo técnico Dorival Júnior para os jogos da seleção brasileira contra Colômbia e Argentina no próximo mês pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
A lista final será divulgada na próxima sexta-feira (7). Para o ex-zagueiro Henrique, com passagens por Flamengo, Fluminense e Bordeaux, Alexsandro tem tudo para ter uma chance com a Amarelinha nas próximas convocações.
— Alexsandro vem da escola de grandes zagueiros do Flamengo. Ele é poderoso, agressivo e bom no jogo aéreo. Acima de tudo, vemos que ele gosta de defender. É inato. Acredito que em breve ele terá uma chance de jogar na Seleção, ainda mais com a lesão do Militão [fora pelo menos até o meio do ano por uma ruptura do ligamento cruzado] — afirmou ao “L'Équipe”.
Colegas e técnicos no Lille destacam nível e evolução de Alexsandro Ribeiro
Os parceiros de defesa do brasileiro também não escondem sua admiração pelo colega. Como sua dupla titular na zaga, Bafodé Diakité, que gosta da “loucura” de Ribeiro.
— Ele atingiu um nível tanto em duelos quanto em recuperação. Tento me inspirar em certos aspectos. Estamos progredindo bem juntos e estou feliz por trabalhar ao lado dele. E ele ainda mantém sua loucura. […] [O jogo em] Liverpool [derrota por 2 a 1 pela Champions] foi uma luta. Foi tipicamente o tipo de partida que ele gosta – disse o zagueiro.
— Sua energia dá força a todos, mesmo que às vezes seja um pouco aproximado. Eu gosto do estilo — reiterou o goleiro titular Lucas Chevalier.
Mas esse nível de Alexsandro não veio do dia para noite. Há quase três anos na França, ele teve que evoluir muito na marcação, ainda mais porque veio do do Chaves, da segunda divisão portuguesa, e só tinha atuado por equipes modestas como Praiense e Amora FC.
— Ele chegou em um contexto que era completamente novo para ele. A intensidade, a forma de tocar era diferente. Fui duro com ele para fazê-lo melhorar. Seu desenvolvimento tem sido incrível. Ele estava focado na bola, perdendo de vista o que acontecia ao seu redor. Ele tem muita habilidade para ser um grande zagueiro — disse, no ano passado, Paulo Fonseca, então técnico do Lille.
O atual comandante também vê aspectos a melhorar no defensor, mas exaltou sua importância, apesar de ser uma liderança silenciosa.
— Ele ganhou em concentração, mesmo que ainda tenha que fazer isso nesse aspecto, como na análise de certas situações. Ele é um dos jogadores de quem pouco se fala, mas tem uma importância muito grande no grupo — analisou Bruno Genesio.
Zagueiro sonha em voltar ao Flamengo: ‘Minha casa'
O curto período de Alexsandro no Rubro-Negro, momento que atuou ao lado de Vinicius Júnior, craque do Real Madrid, e Hugo Souza, goleiro do Corinthians, o fez se apaixonar pelo clube e manter vivo o sonho de voltar, como afirmou à “CazéTV”.
— Se vier uma proposta do Flamengo, eu deleto qualquer outra. O Flamengo é o Flamengo. Passei dois anos na minha vida no clube, tenho um carinho enorme. Estou sempre acompanhando. No último título [Copa do Brasil], inclusive, eu comemorei bastante. E sim, tenho o desejo de voltar para o Brasil e seria um sonho voltar para o Flamengo, para a minha casa — disse o zagueiro nesta semana.

O zagueiro brasileiro ainda tem contrato com o Lille até o meio de 2028 e está valorizado no momento, com valor de 12 milhões de euros (R$ 73,2 milhões), segundo o site Transfermarkt.
O futuro dele ainda é no Lille, e deve continuar ajudando a equipe a avançar na Champions. Na próxima terça (4), os franceses enfrentam o Borussia Dortmund pela ida das oitavas. A volta, na França, está marcada para 12 de março.