Modo de jogo online mais popular da série Fifa, o Ultimate Team ganhou nesta segunda-feira (10) um trailer e o anúncio de todas as suas novidades na nova versão, Fifa 21. Os focos principais da EA Sports em sua apresentação foram a customização e o jogo em comunidade.

Para alcançar isso, são várias as mudanças, e, a partir de um post de blog da empresa, buscamos explicar cada uma delas nos itens abaixo. Se quiser, você pode começar pelo trailer oficial publicado nesta segunda-feira e, depois, ir de ponto a ponto para entender melhor o que o Ultimate Team terá de diferente na próxima iteração do game.

Co-Op

O modo Co-Op de Ultimate Team, em que você pode se juntar a um amigo online e enfrentar outras pessoas, ganha novidades em Fifa 21. Você poderá jogar no Co-Op em três áreas: Squad Battles, Division Rivals e Amistosos.

O acesso à área de Co-Op é facilitado no menu, com um ícone que pode ser ativado pressionando R2/RT. A partir dali, você seleciona um amigo da sua lista, convidando-o para uma partida.

Quem hospeda o jogo em Co-Op é o “capitão” e pode escolher qual dos elencos usar, o seu próprio ou o do amigo, além de qual modo de jogo, SB, DR ou Amistosos.

Jogar em Co-Op terá suas diferentes vantagens, entre elas a realização de objetivos específicos valendo recompensas como pontos de experiência e pacotes. Os resultados obtidos em Co-Op serão também contabilizados para a sua progressão no Squad Battles e no Division Rivals, dependendo de qual você esteja jogando.

Para quem não gosta de jogar em Co-Op e muito menos de enfrentar dois adversários de uma vez, um filtro será aplicável para entrar em partidas apenas com uma pessoa de cada lado.

Por fim, de forma a melhorar o entendimento entre duas pessoas jogando em Co-Op, você poderá ver na tela os movimentos do seu amigo como se a opção “treinador”, que indica visualmente os comandos sendo feitos, estivesse ativada. Assim, fica mais fácil entender qual o objetivo do colega na jogada e qual a melhor ação a ser tomada.

Eventos

A parte social será importante para a experiência online em Fifa 21, e não só no Co-Op. Para este ano, a EA Sports está introduzindo o que chama de “Eventos”. Eles são divididos em dois tipos: “Eventos de Comunidade” e “Eventos de Time”. No primeiro, cada jogador de Fifa completa objetivos para contribuir para uma contagem global, destravando novas recompensas.

Em “Eventos de Time”, a comunidade será dividida em duas, e você poderá escolher seu lado. No material de divulgação, o exemplo é #TeamHaaland x #TeamJoãoFélix. Cada lado terá seus próprios desafios e recompensas. No fim, o que melhor pontuar leva a melhor premiação, que inclui ainda itens customizados relacionados aos times. No exemplo da demonstração, um mosaico especial de Borussia Dortmund ou Atlético de Madrid.

Momentos Significativos

Historicamente, a comunidade de Fifa reclama do fato de cartas especiais de jogadores com base em acontecimentos da vida real não serem mais específicas e correspondente ao que de fato aconteceu nos campos. Isso agora será diferente. Certas cartas especiais, como as Moments, terão melhorias em atributos relacionadas ao que o jogador fez por seu clube para merecer aquele conteúdo especial.

Por exemplo: se Trent Alexander-Arnold marca um golaço de falta para dar uma vitória ao Liverpool e ganha uma carta especial por isso, esta carta agora terá o atributo de cobranças de falta melhorado para refletir esse momento da vida real. O mesmo valerá para um desarme que evitou um gol, uma finalização de longa distância que acertou o ângulo ou para um passe magistral que abriu caminho para uma vitória importante.

Squad Battles e Division Rivals

Anteriormente, para começar a jogar o modo Division Rivals, online, e ser colocado em uma das dez divisões, era preciso participar de partidas de qualificação contra outros usuários para determinar o seu nível. Desta vez, a sua divisão poderá ser determinada a partir de seus resultados em suas primeiras 30 partidas de Squad Battles, offline. Resumidamente, se você prefere se ambientar ao jogo contra a IA antes de mergulhar no online, poderá fazer isso e, por fim, ser colocado em uma divisão acima do que seria com as cinco partidas online de classificação.

Outra novidade na mecânica do Rivals será a introdução de recompensas em moedas a cada acesso a uma nova divisão. Entretanto, a EA Sports explica que a premiação acontecerá apenas uma vez por nível. Ou seja, nada de ficar subindo e descendo de divisão para multiplicar seus ganhos.

Por fim, se você, por exemplo, jogar as 30 partidas de Squad Battles e for colocado na 5ª divisão do Rivals, receberá a recompensa em moedas como se tivesse subido de nível desde a 10ª divisão, juntando premiações das divisões 9, 8, 7, 6 e 5.

Outra novidade em Division Rivals, e que já havia sido mencionada pela EA, é que agora haverá um limite de partidas por semana para determinar a sua pontuação: 30 jogos. O objetivo é equilibrar a balança entre usuários que tem várias horas por dia para o game com aqueles que têm um tempo limitado à disposição. Desta forma, a barra de comparação para determinar os níveis atingidos e as recompensas será mais estável, não dependendo do quanto toda a comunidade jogou ao longo da semana.

Top 200 em FUT Champions e Squad Battles

O FUT Champions, competição online de fim de semana com as melhores recompensas no Ultimate Team, também tem novidade. De forma a premiar de maneira mais justa os melhores jogadores, os níveis máximos de pontuação foram expandidos. Agora, acima do Elite 1, você terá um top 200, em vez do tradicional top 100, novidade válida também para o Squad Battles. A premiação será adaptada, e nas colunas abaixo você pode observar as equivalências nos níveis de premiação.

Fut Stadium

Foco importante da experiência do Ultimate Team no Fifa 21, a customização alcançará um nível inédito – e até meio exagerado, dependendo de para quem você pergunte. A base para tudo isso é a introdução do Fut Stadium, uma arena que você desbloqueia no início do jogo e, à medida que consegue novos itens e desbloqueia objetivos, pode ir expandindo e personalizando.

No trailer, é possível ver todo o escopo dessa customização: corte da grama, cor das arquibancadas, bandeiras posicionadas em diferentes lugares, mosaicos, troféus exibidos à beira dos gramados, música de entrada em campo, marcações do gramado e mais. Segundo o comunicado da EA, 34 espaços em seu estádio e seu clube são agora personalizáveis, dando controle para você criar uma identidade única.

Itens consumíveis

O sistema de preparo físicos dos atletas havia sido colocado no Ultimate Team de forma a promover a rotação de elenco pelos usuários, e cartas de preparo físico eram usadas para recuperar a barrinha de energia. Entretanto, a empresa diz ter observado que não conseguiu o efeito desejado, e em vez disso os usuários precisavam passar por um processo chato de gerenciamento nos menus ao aplicar as cartas de preparo físico.

Por isso, em Fifa 21, todos os jogadores terão 100 de preparo físico ao início de cada partida, e as cartas de recuperação não estarão mais no jogo. Com elas, foram despachadas também as cartas de “treinamento”, que impulsionavam alguns atributos dos atletas durante um jogo – pouca gente usava o recurso, e a EA Sports achou melhor se livrar dele também.

Por fim, cartas específicas de recuperação de lesão, como “mãos, pés, ombros”, também foram para a lixeira, e agora haverá apenas dois tipos de cartas de lesão: uma para 2 jogos e outra para 5 jogos de desfalque, aplicáveis para qualquer tipo de contusão.

A exclusão dessas cartas abre bastante espaço dentro dos pacotes, então a EA afirma que irá preenche-los com itens de personalização do clube e do estádio, além de aumentar a frequência de cartas de estilo de entrosamento, que por sua vez também aumentam alguns atributos, mas de forma contínua.

Ícones

O Fifa estendeu sua lista de ícones para 100 jogadores históricos, com o acréscimo de 11 ex-atletas em Fifa 21, entre eles Lahm, Xavi e Schweinsteiger. Neste link, mostramos todos eles.

Fifa 21 tem lançamento marcado para 9 de outubro deste ano, para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC. Um mês mais tarde, ainda sem data definida, chega para a próxima geração de consoles, Xbox Series X e PlayStation 5, estes que, por sua vez, também não definiram uma data específica para chegar às lojas, embora isso deva acontecer em novembro.