Europa

Palco de Euro e final de Liga Europa, Varsóvia vai sediar Supercopa da Europa em 2024

Vencedores da Champions League e Liga Europa disputarão a Supercopa em Varsóvia no dia 14 de agosto do próximo ano

O Comitê Executivo da Uefa se reuniu nesta terça-feira (26) em Limassol, Chipre, e escolheu o Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia, como sede da Supercopa da Europa em 2024. A decisão entre os vencedores da Champions League e Liga Europa desta temporada será em 14 de agosto em um local que já foi palco de final continental e de grandes confrontos pela Eurocopa.

Em 2012, Varsóvia recebeu cinco partidas da Eurocopa. As mais emblemáticas foram o empate entre Polônia e Grécia em 1 a 1, na abertura do torneio, e a vitória da Itália por 2 a 1 sobre a Alemanha na semifinal. Esta última ficou marcada pelos dois gols e famosa comemoração à lá Adriano Imperador de Mario Balotelli.

Três anos depois, o Estádio Nacional de Varsóvia sediou a final da Liga Europa 2014/15, decidida entre Sevilla e Dnipro. O time espanhol levou a melhor, venceu de virada por 3 a 2 e faturou pela quarta vez na história o torneio, se isolando como maior vencedor da competição. Atualmente, o número de conquistas já subiu para sete, enquanto nenhuma outra equipe passou de três.

A Polônia também recebeu a final da Liga Europa 2020/21, mas em Gdańsk. Na ocasião, Villarreal e Manchester United empataram em 1 a 1, e o clube espanhol triunfou por 11 a 10 na disputa de pênaltis.

Anfitriões de torneios de base

Além de anunciar a sede da próxima Supercopa da Europa, a Uefa também definiu anfitriões em torneios de base. A Eurocopa masculina sub-17 acontecerá na Albânia em 2025, na Estônia em 2026 e na Letônia em 2027. Já o torneio feminino da mesma categoria será realizado na Irlanda do Norte em 2026 e na Finlândia em 2027.

Ainda foram revelados os locais das próximas duas Eurocopas sub-19 feminina e masculina. As melhores seleções femininas da categoria no Velho Continente viajarão para Bósnia e Herzegovina em 2026 e Hungria em 2027. Já os times masculinos estarão no País de Gales em 2026 e Israel em 2027.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Readmissão de clubes russos

Por fim, a Uefa anunciou a readmissão dos clubes russos em suas competições de base. Todos os times de todas as categorias do país foram suspensos de torneios europeus em fevereiro de 2022 por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia. O conflito também fez com que eventos programados para o local, como a final da Champions League em São Petersburgo em 2022 e a Supercopa da Europa de 2023 em Kazan, fossem realocados.

Segundo comunicado oficial, a Uefa entende que menores de idade não devem ser punidos por ações cuja responsabilidade cabe exclusivamente aos adultos e está “firmemente convencida de que o futebol nunca deve desistir de enviar mensagens de paz e esperança”. A entidade ainda lamentou que a Guerra na Ucrânia e persistência do conflito entre os países acabem privando crianças do seu direito de competir a nível internacional.

— A suspensão contínua da UEFA contra equipas russas na categoria sénior reflecte o seu compromisso de tomar uma posição contra a violência e a agressão. A UEFA está determinada em manter esta posição até que a guerra acabe e a paz seja restaurada. Mas ao banirmos as crianças das nossas competições, não só deixamos de reconhecer e defender um direito fundamental ao seu desenvolvimento holístico, como também as discriminamos directamente. Ao proporcionar oportunidades para jogar e competir com os seus pares estamos a investir no que esperamos que seja uma geração futura mais brilhante e mais capaz, bem como um amanhã melhor — afirmou Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.

A Uefa ainda comunicou que albanês Armand Duka irá substituir o espanhol Luis Rubiales como um dos vice-presidentes da entidade, que renunciou após o escândalo de assédio envolvendo a seleção feminina de seu país.

A próxima reunião do Comitê Executivo da Uefa acontecerá no dia 10 de outubro, em Nyon, e definirá os anfitriões das Eurocopas de 2028 e 2032.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo