Europa

Mercado: Cinco transferências que surpreenderam no último dia de janela

Sempre dinâmico e imprevisível, Deadline day do mercado europeu reserva movimentos curiosos

A janela de transferências se encerrou nesta sexta-feira (30) nos principais países do futebol europeu, como Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França. Em dois meses de mercado, os clubes se movimentaram e reforçaram seus respectivos elencos.

Como de praxe em toda temporada europeia, o Deadline day reservou movimentos inesperados, pegando torcedores e até jornalistas de surpresa.

Dito isso, a Trivela separou abaixo, cinco transferências surpreendentes do último dia de janela no velho continente. Confira a lista:

Sancho (Chelsea)

Mais uma adição de peso para o elenco do Chelsea. Depois de Pedro Neto e João Félix, os Blues garantiram outra poderosa arma ofensiva: Jadon Sancho. Torcedor declarado da equipe londrina, o atacante inglês não fazia parte dos planos de Erik Ten Hag no Manchester United.

A Juventus chegou a demonstrar interesse e negociar a contratação de Sancho junto aos Red Devils. No entanto, a proposta do Chelsea, feita há poucas horas do fechamento da janela, se mostrou mais vantajosa para o clube de Manchester.

Dito isso, o atacante chega a Stamford Bridge por empréstimo de uma temporada, com cláusula de obrigação de compra acertada entre os clubes. Aos 24 anos, ele soma 53 gols e 67 assistências pelo Borussia Dortmund — onde viveu o melhor momento da carreira — e 12 gols e seis assistências pelo United.

Sancho em pré-jogo do Manchester United
Sancho em pré-jogo do Manchester United (Foto: IMAGO Images)

Ivan Toney (Al-Ahli)

Mantendo a tradição de janelas anteriores, o mercado saudita conseguiu fechar uma nova contratação de peso neste Deadline day: Ivan Toney reforça o Al-Ahli. A equipe buscava essa peça de renome para o ataque, com intuito de medir forças perante os principais rivais — Al-Nassr de Cristiano Ronaldo, Al-Hilal de Neymar e Al-Ittihad de Benzema.

Para tirá-lo do Brentford, o clube saudita desembolsou cerca de 40 milhões de libras (R$ 297 milhões na cotação atual). O camisa nove, que realizou exames médicos em Londres na parte da manhã, concordou com um contrato válido por três temporadas.

Toney voltou aos gramados em janeiro deste ano, após cumprir oito meses de suspensão por violações com apostas esportivas. O centroavante inglês se destacou com a camisa do Brentford principalmente na temporada 2022/23, quando foi o terceiro maior artilheiro da Premier League — 20 gols anotados.

Ivan Toney em ação pelo Brentford
Ivan Toney em ação pelo Brentford (Foto: IMAGO Images)

Sterling (Arsenal)

Eis uma das transferências mais aleatórias e bombásticas desta janela de verão no futebol europeu. Escanteado no Chelsea, Sterling trocou de clube, mas não de cidade. O atacante de 29 anos foi emprestado ao Arsenal até o final da temporada.

Desde que Enzo Maresca deixou claro sua posição em relação a Sterling — de que não contava com ele nesta temporada — o Chelsea passou a explorar possíveis interessados no mercado.

A Juventus, em um primeiro momento, sondou a situação. Posteriormente, uma troca com o Manchester United (envolvendo Sancho) passou a ser cogitada nos bastidores. Mas a verdade é que somente o Arsenal se moveu para contratar o atacante inglês.

Com a camisa do Chelsea, Sterling disputou 81 jogos, marcou 19 gols e concedeu 12 assistências. Apesar dos números não serem ruins, o veterano nunca conseguiu convencer em Stamford Bridge.

Agora no lado vermelho de Londres, ele reencontrará Arteta, com quem teve ótimo relacionamento e desempenho nos tempos de Manchester City — o espanhol era auxiliar-técnico de Guardiola.

Ivan Perišić (Como)

Recém-promovido à Serie A, o Como encerrou sua janela com mais um movimento para lá de interessante: Ivan Perišić chega para reforçar a equipe comandada por Cesc Fábregas. Até o momento, ainda não foram divulgadas informações relacionadas a valores da transação e tempo de contrato.

O meia-atacante croata, que acumula passagens por Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Internazionale e Tottenham, defendeu o Hajduk Split — time de seu país natal — na segunda metade da última temporada.

Ivan Perišić em ação pela seleção croata
Ivan Perišić em ação pela seleção croata (Foto: IMAGO Images)

Sébastien Haller (Leganés)

Nos últimos minutos da janela, o Leganés acertou a contratação de Sébastien Haller junto ao Borussia Dortmund. O centroavante de origem francesa e marfinense chega ao modesto clube espanhol por empréstimo até o final da temporada.

Radicado na França, Haller iniciou a carreira como jogador de futebol no país europeu. O primeiro time profissional foi o Auxerre. Antes de chegar ao Borussia Dortmund, em junho de 2022, passou por Utrecht, Eintracht Frankfurt, West Ham e Ajax.

Diagnosticado com um tumor nos testículos em julho de 2022, o centroavante lutou contra o câncer, venceu a doença e voltou aos gramados no início do ano passado. Sem espaço no Dortmund, ele tentará recuperar a boa fase em La Liga.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo