Europa

As cinco surpresas da temporada que podem pintar na próxima Champions League

Equipes que competiram em igualdade com os grandes e podem pintar na principal competição de clubes da próxima temporada

Estamos nos aproximando do fim da temporada 2023/2024. Curiosamente, assim como em 2004, no conhecido ano das zebras, várias surpresas aconteceram até aqui, sendo talvez a maior delas, a quebra da hegemonia do Bayern de Munique na Alemanha, e o primeiro título de Bundesliga por parte do Leverkusen.

Mas nem só de títulos vivem os clubes que surpreendem no futebol, e temos exemplos nas cinco principais ligas da Europa, que mesmo não sendo campeões, podem aparecer na próxima Champions League. 

Equipes que outrora foram consideradas médias, mas que nesta temporada competiram de frente com os grandes e aumentaram seu patamar de disputa em seus respectivos cenários. Analisando a Premier League, La Liga, Ligue 1, Bundesliga e Serie A, a Trivela listou as equipes que podem aparecer na próxima Champions League após terem disputado suas respectivas ligas em alto nível, e hoje podem sonhar com seu lugar na principal competição de clubes do Velho Continente.

As cinco surpresas da temporada que podem aparecer na Champions

1 – Brest

De ameaçado pelo rebaixamento na temporada passada, a candidato forte a se classificar pela primeira vez em sua história para a Champions League. Este é o cenário dos sonhos vivenciados pelo Brest em um campeonato muito bem disputado pela equipe da região de Finistère. Em 30 jogos disputados, o time venceu 15, empatou outros oito e perdeu sete.

Vindo de duas derrotas seguidas, para o Lyon e para o Mônaco, a equipe está na terceira colocação da Ligue 1 com 53 pontos, e precisa retomar o caminho das vitórias, para não perder seu posto para o Lille, quarto colocado com 52.

Independente disso, a trajetória do Brest nesta temporada demonstrou uma incrível evolução do time francês, e tudo isso é fruto do trabalho feito pelo técnico Éric Roy, e de algumas peças interessantes como Del Castillo e Lees Melou.

2-Girona

Outra grata surpresa desta temporada, que pode não brigar mais pelo título da La Liga, mas com um futebol vistoso de se assistir, é o Girona. Um time muito competitivo que se intrometeu momentaneamente na briga pela ponta da tabela da competição, tirando Real Madrid e Barcelona de suas zonas de conforto. Atual terceiro colocado do Campeonato Espanhol com 68 pontos, com 21 vitórias, cinco empates e seis derrotas, o time do técnico Michel ainda luta pelo vice-campeonato do torneio e está a dois pontos de distância do Barcelona.

Um vacilo do seu rival catalão na tabela, e o Girona pode conquistar uma posição histórica na La Liga, e também a classificação inédita para a Champions League. Vale lembrar que os quatro primeiros colocados da competição garantem vaga na fase de grupos.

3-Bologna

O ítalo-brasileiro Thiago Motta, ao seu melhor estilo, montou um Bologna com um padrão de jogo pouco usual para o futebol italiano. Muita movimentação, trocas de passe constante e pressão intensa pela bola. Como resultado, o clube italiano pode retornar à Champions League após anos, já que a última vez em que disputou a principal competição de clubes da Europa foi na temporada 1964/1965.

O clima de ansiedade é grande na região da Sardenha, mas o comandante sabe que se a sua equipe chegou até aqui é porque soube entender a sua realidade e confiou no trabalho em equipe. Thiago Motta é sondado por outros clubes na Itália e na Europa, mas pensando a longo prazo, este é um projeto que pode ainda render muitas histórias caso o Bologna consiga contratar e reforçar o time para a próxima temporada.

Por enquanto, a quarta colocação na Serie A com 63 pontos, sendo 17 vitórias, 11 empates e somente cinco derrotas em 33 jogos, demonstra o potencial competitivo deste time, que pode fazer ainda mais, caso se fortaleça para a Champions e mantenha seu treinador.

4-Stuttgart

Bom, pela tradição do Stuttgart em terras alemãs, considerar o clube favorito a conquistar uma vaga na Champions League parece até absurdo, contudo, se considerarmos a última temporada, realmente, o que a equipe evoluiu é uma surpresa. Ameaçado pelo rebaixamento em 2022/2023, o time se reforçou e viu o fruto do trabalho bem feito reverberar na atual temporada.

A equipe está na terceira colocação da Bundesliga com 63, a seis de distância para o Borussia Dortmund, quinto colocado, e parece estar encaminhando sua classificação para a próxima Champions League. Se conseguir manter seus principais jogadores, e reforçar seu elenco, pode surpreender ainda mais no cenário local, e por que não internacional a partir do meio deste ano.

5-Aston Villa

O time do espanhol Unai Emery surge como grata surpresa na Premier League, e depois de tanto tempo longe dos holofotes no cenário internacional, está próximo de voltar a conquistar uma vaga na Champions League. Na temporada atual, a equipe soma 66 pontos com 20 vitórias, seis empates e oito derrotas em 34 jogos disputados. Recentemente, bateu o Arsenal em pleno Emirates Stadium, provando ser uma equipe forte, compacta e muito competitiva.

Além disso, a experiência de seu treinador espanhol, acostumado a conquistas importantes no cenário internacional, faz do Aston Villa um dos times a serem observados a partir da próxima temporada.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo