Champions LeagueEuropa

O que esperar do sorteio da fase de grupos da Champions

Monaco estará no centro das atenções nesta quinta-feira. O principado recebe o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, para definir quem é que pega quem nos oito grupos do torneio mais importante da Europa.

Os 32 times concorrentes à taça serão separados em quatro potes distintos, de acordo com o coeficiente de cada um em competições europeias. O Bayern Munique, como atual campeão, está no primeiro, ao lado dos outros sete mais bem ranqueados no continente, que serão cabeças de chave.

Lembrando que equipes do mesmo país não podem ser sorteadas na mesma chave, podemos ter algumas combinações interessantes de grupos. Imagine só se desse Bayern Munique, Juventus, Manchester City e Celtic, ou ainda Real Madrid, Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund e Napoli? Os partenopei são os mais fortes do pote 4, de longe, e apesar da reformulação com Rafa Benítez, chegam cercados de expectativas. Por outro lado, a possibilidade de um grupo frágil é também é factível. Por exemplo, um contando com Benfica, Olympique de Marseille, Olympiacos e Austria Viena.

Estranhou o Benfica no pote 1 à frente de Milan, Juventus e Paris Saint-Germain? Pois é, o coeficiente dos Encarnados credenciou a equipe vice-campeã da última Liga Europa a estar entre oito das equipes mais respeitadas em competições europeias. Aí o amigo deve se perguntar: como? Pois as recentes campanhas na LE como a final de 2013 e a semifinal em 2011 colocam a equipe lisboeta em vantagem, se comparada a outros que não vão longe.

Confira abaixo e estude os cenários possíveis no sorteio, que nem sempre resulta em chaves tão competitivas como esperamos.

Pote 1

Bayern Munique
Barcelona
Chelsea
Real Madrid
Manchester United
Arsenal
Porto
Benfica

Pote 2

Atlético de Madrid
Shakhtar
Milan
Schalke
Olympique de Marseille
CSKA Moscou
Paris Saint-Germain
Juventus

Pote 3

Zenit
Manchester City
Ajax
Borussia Dortmund
Basel
Olympiacos
Galatasaray
Bayer Leverkusen

Pote 4

Kobenhavn
Napoli
Anderlecht
Celtic
Steaua
Viktoria Plzen
Real Sociedad
Austria Viena

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo