Europa

Sonho (ou pesadelo) europeu

Com o início das competições interclubes européias, times de Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia entram em campo para os confrontos válidos pelas fases preliminares da Liga Europa ou da Liga dos Campeões.

Na primeira eliminatória da Liga Europa, com exceção dos islandeses do Íbróttabandalag Vestmannaeyja (chamado de IBV, por razões óbvias), os demais clubes das nações nórdicas avançaram. Ok, o leitor mais atento dirá que os dois times das Ilhas Faroe foram eliminados, mas KR Reikjavik, Tromso, Elfsborg, Honka, BK Hacken e Aalesund fizeram a lição de casa. A segunda fase qualificadora começa na próxima quinta, dia 14.

Também na semana seguinte, a Champions League começa para os escandinavos, menos para os dinamarqueses Kobenhavn e Odense – que só entram nas próximas fases. A coluna analisa os confrontos:

 

LIGA DOS CAMPEÕES:

 

– Malmö (Suécia) x HB (Ilhas Faroe)

Ida: Malmö, Suécia – 13/07
Volta: Torshávn, Ilhas Faroe – 19/07
Favoritismo: Malmö

Os tempos gloriosos do vice-campeonato europeu de 1979 jamais voltaram, mas o Malmö voltou a ser campeão sueco em 2010 e é evidentemente favorito neste confronto. A expectativa é conseguir um placar elástico já no jogo de ida, a ser realizado na Suécia.

– Rosenborg (Noruega) x UBK Kopavogur (Islândia)

Ida: Trondheim, Noruega – 13/07
Volta: Kopavogur, Islândia – 21/07
Favoritismo: Rosenborg

A fase não anda boa para o Rosenborg. Campeão norueguês invicto no ano passado, a equipe não passa de um décimo lugar em 2011. Mesmo assim, o time é indiscutivelmente favorito no duelo contra o UBK Kopavogur, nomeação, digamos, mais pratica dada pela UEFA ao Breiðablik Ungmennafélag.

Em declaração ao site oficial da UEFA, o técnico Jan Jönsson afirmou estar apostando que o ânimo do Rosenborg aumentará com a disputa da Champions e fará o time crescer e se recuperar.

– Bangor City (Gales) x HJK Helsinki (Finlândia)

Ida: Bangor, Gales – 13/07
Volta: Helsinque, Finlândia – 21/07
Favoritismo: HJK Helsinki

Lá se vão treze anos desde que o HJK fez história na Champions League, eliminando o Metz (então vice-campeão francês) na última fase eliminatória e se tornando o único time finlandês a participar da cobiçada fase de grupos da Champions. O milagre não deverá se repetir em 2011, mas ao menos no confronto contra o Bangor, o time da capital finlandesa pode se considerar favorito.

 

LIGA EUROPA:

 

– FK Suduva (Lituânia) x Elfsborg (Suécia)

Ida: Marijampole, Lituânia – 14/07
Volta: Boras, Suécia – 21/07
Favoritismo: Elfsborg

Atual vice-líder da liga sueca, o Elfsborg passou pelo Fola Esch (Luxemburgo) na primeira qualificatória. Agora, a viagem será até a Lituânia, para enfrentar o Suduva, classificado para a Europa League graças ao vice-campeonato lituano na última temporada. Apesar do rival já ter aprontado uma zebra pra cima de um escandinavo (eliminou o Brann, da Noruega, na Copa UEFA de 2002-03), a ótima fase do Elfsborg credencia a equipe como favorita. Além disso, os amarelos decidirão o confronto em casa.

– KuPS (Finlândia) x Gaz Metan (Romênia)

Ida: Kuopio, Finlândia – 14/07
Volta: Medias, Romênia – 21/07
Favoritismo: Gaz Metan

Parada indigesta para o último vice-campeão finlandês. O Gaz Metan está longe de ser um clube grande na Romênia, mas fez boa campanha numa liga muito mais competitiva que o Campeonato Finlandês. Para piorar, o KuPS faz péssima campanha na edição atual do Finlandesão e decidirá sua sorte fora de casa, na Transilvânia. Se passar, será zebra.

– Örebro (Suécia) x FK Sarajevo (Bósnia)

Ida: Örebro, Suécia – 14/07
Volta: Sarajevo, Bósnia – 21/07
Favoritismo: Sarajevo

Outro time que faz um 2011 fraco e decide fora de casa, o Örebro não consegue repetir o bom 2010, quando terminou em terceiro no Campeonato Sueco. Jogando a segunda partida na capital bósnia, a equipe sueca dependerá muito do atacante brasileiro Paulinho, que fez sucesso jogando pelo Häcken e foi contratado recentemente.

– KR Reykjavik (Islândia) x Zilina (Eslováquia)

Ida: Reikjavik, Islândia – 14/07
Volta: Zilina, Eslováquia – 21/07
Favoritismo: Zilina

Por mais que o futebol islandês pareça estar em evolução, os times locais ainda não podem ser considerados favoritos quando enfrentam um adversário de algum país mais tradicional. E é exatamente esse o caso do confronto KR Reykjavik x Zilina. O KR até faz uma campanha local razoável em 2011 (ainda não perdeu), mas o adversário fez história na última temporada, conseguindo uma improvável classificação para a fase de grupos da Champions League.

– Valerenga (Noruega) x Mika (Armênia)

Ida: Oslo, Noruega – 14/07
Volta: Ierevã, Armênia – 21/07
Favoritismo: Valerenga

Um dos grandes da Noruega, o Valerenga é outro time que não faz um 2011 elogiável. Vice norueguês em 2010, é apenas o 11º colocado na edição atual. Embora ainda possa ser considerado favorito e o rival não assuste tanto, a equipe de Oslo precisará de atenção redobrada para não deixar a zebra passear.

– Ferencvaros (Hungria) x Aalesunds (Noruega)

Ida: Budapeste, Hungria – 14/07
Volta: Alesund, Noruega – 21/07
Favoritismo: Aalesunds

Na temporada passada, o Aaeslund disputou a Europa League pela primeira e não se deu bem, sendo eliminado pelo Motherwell, da Escócia.

Em 2011, história não falta ao seu rival: o Ferencvaros é um dos mais tradicionais clubes da Hungria e, no passado, contou com craques que brilharam em Copas como Kocsis e Albert, além do legendário húngaro/tcheco/catalão Laszlo Kubala. Hoje, porém, o clube decaiu. Mesmo assim, é um confronto aberto, que pende levemente ao time norueguês, devido ao fato de decidir diante de sua torcida.

– The New Saints (Gales) x Midtjylland (Dinamarca)

Ida: Oswestry, Gales – 14/07
Volta: Herning, Dinamarca – 21/07
Favoritismo: Midtjylland

Ao contrário de seus vizinhos, a Dinamarca segue o calendário comum do futebol europeu. Portanto, seus times estão em férias e a primeira partida do Midtjylland na nova temporada será justamente contra o New Saints. Participador habitual da Liga Europa nos últimos anos, o clube é favoritíssimo no duelo. Aliás, não é a primeira vez que os Lobos enfrentam um galês nessa fase: em 2008, classificação diante do Bangor City – com direito a 10-1 no placar agregado.

– Häcken (Suécia) x Honka (Finlândia)

Ida: Gotemburgo, Suécia – 14/07
Volta: Espoo, Finlândia – 21/07
Favoritismo: 50% – 50%

Duelo nórdico equilibrado. O Häcken não é um time grande na Suécia e tampouco fez uma campanha que lhe valesse a vaga, pois foi classificado graças aos critérios da UEFA em premiar times que se destaquem pelo Fair Play. Do lado finlandês, nada sugere que o Honka possa ser considerado favorito. Incógnita.

– EB/Streymur (Ilhas Faroe) x Qarabag (Azerbaijão)

Ida: Streymnes, Ilhas Faroe – 14/07
Volta: Agdam, Azerbaijão – 21/07
Favoritismo: Qarabag

Não vamos esquecer das simpáticas Ilhas Faroe. O EB/Streymur terá de fazer uma longa viagem até o Azerbaijão, onde enfrentará um adversário que fez boa campanha (para os padrões do futebol azeri, é claro) na última Europa League, quando chegou até a quarta eliminatória. Não ser massacrado já será ótimo negócio para o time do arquipélago.

– FH (Islândia) x Nacional (Portugal)

Ida: Hafnarfjordur, Islândia – 14/07
Volta: Funchal, Portugal – 21/07
Favoritismo: Nacional

Imagine o 4 de Julho (PI) disputando um mata-mata contra o sexto colocado do Campeonato Russo, fazendo o jogo de volta em dezembro, em pleno rigor do inverno no hemisfério norte. Adaptando o contexto e invertendo os fatores climáticos, é mais ou menos isso que o Fimleikafélag Hafnarfjarðar (é fácil entender porque os clubes islandeses só são chamados por siglas) terá pela frente.

Os islandeses precisarão, literalmente, derramar muito suor para não serem humilhados, especialmente no jogo de volta. Não bastasse enfrentar um time muito superior, de uma liga n vezes mais competitiva e amplamente favorito, ainda há o verão da Ilha da Madeira.

– Paksi (Hungria) x Tromso (Noruega)

Ida: Paks, Hungria – 14/07
Volta: Tromso, Noruega – 21/07
Favoritismo: Tromso

Segundo colocado no Campeonato Norueguês (com dois jogos de desvantagem para o líder) e decidindo a parada em casa, o Tromso pode ser considerado favorito. Vale lembrar que a equipe fez uma boa campanha na última Liga Europa e quase se classificou para a fase de grupos, vendendo caro a eliminação para o Athletic de Bilbao.

– TPS (Finlândia) x Westerlo (Bélgica)

Ida: Turku, Finlândia – 14/07
Volta: Westerlo, Bélgica – 21/07
Favoritismo: Westerlo

O clube da cosmopolita Turku é outro que tem missão complicada na segunda eliminatória da Liga Europa. O Westerlo não é um gigante do futebol belga, mas vem de um oitavo lugar e de um importante vice na Copa da Bélgica – que lhe valeu a vaga, já que o campeão Standart de Liége se classificou para a Champions League. Um bom resultado na Finlândia pode até dar esperanças ao TPS.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo