Europa

Novela não acabou: Osimhen colocou cláusula inusitada que abre portas fora do Galatasaray

Atacante nigeriano teria definido 10 clubes europeus que, caso lhe façam uma proposta em janeiro de 2025, ele poderia deixar os turcos

Um dos movimentos mais inesperados em janela de transferências aconteceu neste semana. Sem acordo com o Chelsea ou com o Al-Ahli e fora dos planos do Napoli, restou a Osimhen, melhor jogador africano e 8º na Bola de Ouro em 2023, ser emprestado ao Galatasaray.

O vínculo foi firmado por uma temporada, finalizando em junho de 2025 sem opção ou obrigatoriedade de compra.

No entanto, nem esse contrato parece ser uma garantia que o atacante permanece por lá durante um ano, conforme informou o portal turco A Spor.

Osimhen pode sair em janeiro do Galatasaray caso receba proposta de algum gigante europeu

Time do Galatasaray na temporada 2024/25
Foto: (Imago) – No Galatasaray, Victor Osimhen atuará ao lado de Gabriel Sara, ex-São Paulo

O nigeriano parece ainda não ter sossegado em buscar um destino, mesmo fechando com o gigante clube turco.

O Spor apontou que o centroavante teria pedido ao Galatasaray que incluísse uma cláusula para o permitir se transferir na janela de inverno do futebol europeu, aberta a partir de 1º de janeiro de 2025.

Para ser liberado, Osimhen precisaria receber uma proposta de algum dos 10 clubes que listou no contrato, nos quais gostaria de jogar algum dia.

O site não especificou as equipes, mas não seria estranho se a lista contasse com Arsenal, PSG, que se interessaram antes pelo atleta, e outro dos maiores da Europa, incluindo o próprio Chelsea, que não fechou com o jogador antes.

A informação parece se complementar com o que o jornal turco A Star publicou nesta semana. Segundo o periódico, Victor solicitou que sua multa rescisória caísse de 130 milhões de euros para 75 milhões, o que facilita uma mudança no início do ano que vem, visto ser uma janela sem investimentos tão altos como no verão da Europa.

Por que um dos melhores atacantes do mundo foi para o futebol turco?

Osimhen em ação pelo Napoli
Osimhen em ação pelo Napoli (Foto: Icon Sport)

O futebol turco até que é competitivo, tem bons times, mas causa estranheza um dos melhores do mundo desembarcar por lá. A razão é simples: não sobraram opções para Osimhen.

Ele já sabia que não ficaria no Napoli, clube que acumulou problemas com a gestão e que queria vendê-lo desde o primeiro dia de janela. Então, apareceram Al Ahli e Chelsea como os grandes interessados no jogador.

Primeiro, os Blues conseguiram o acordo para comprar Victor com o time italiano, mas as exigências do jogador e do staff em relação ao salário fizeram o negócio melar.

Já os sauditas, conseguiram acertas as bases salariais com o nigeriano, não chegaram a um valor agradável aos Azzurri. No fim, o Al Ahli escolheu Ivan Toney, pagando “só” 40 milhões de libras, basicamente a metade do que investiria no atacante do Napoli.

Por isso, com o mercado ainda aberto na Turquia, sobrou este destino. Inclusive, segundo o jornalista Suat Umurhan, Osimhen chegou a ser oferecido a Besiktas e Fenerbahçe, mas os rivais do Galatasaray não quiseram, abrindo caminho aos Leões fecharem o empréstimo.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo