Os franceses sofreram na rodada, com o Monaco goleado em desastre da defesa e o Nice superado em casa pelo Slovácko
A rodada nas competições continentais foi bem ruim aos franceses, com apenas o Rennes garantindo uma vitória (e a classificação)
A quinta-feira seria de pesadelo aos clubes franceses nas competições europeias. O Nantes foi goleado pelo Freiburg por 4 a 0 dentro do Estádio de La Beaujoire e, mesmo assim, esse acaba sendo o resultado “mais compreensível” pela força do adversário. Outros fizeram pior. Na Liga Europa, o Monaco visitou o Trabzonspor e terminou amassado na Turquia, numa goleada por 4 a 0 que contou com a atuação horrorosa da defesa monegasca. Já o Nice tomou uma virada por 2 a 1 contra o inexpressivo Slovácko, em pleno Estádio Allianz Riviera, pela Conference. O único que salvou a pátria foi o Rennes, que ganhou do Dynamo Kiev por 1 a 0 na Polônia e garantiu a classificação antecipada na Liga Europa.
O Monaco caiu da primeira para a terceira posição do Grupo H, atropelado pelo Trabzonspor por 4 a 0. O primeiro gol sofrido pelo Monaco foi absolutamente ridículo, aos 44 minutos. Era uma bola recuada tranquila para o goleiro Alexander Nübel, que ia abrir o passe sem pressão. No entanto, o zagueiro Malang Sarr se colocou diante da bola e acabou carimbado. O chute bateu no defensor e entrou, num lance digno de videocassetadas. Demérito também do alemão, que não ergueu a cabeça. Durante o segundo tempo, o zagueiro Victor Hugo ampliou de cabeça para os turcos. Enis Bardhi fez o terceiro em falta cobrada por baixo da barreira e Trezeguet fechou a conta num vacilo de Vanderson, que entregou a bola à arrancada do egípcio.
O Nice não empolga nesse início da temporada e deu motivos para mais críticas pela Conference, com a virada por 2 a 1. As Águias até abriram o placar na França, com o gol de Sofiane Diop, que bagunçou pela esquerda e contou com um desvio no chute para anotar. A equipe martelou até o início do segundo tempo, mas permitiu que o Slovácko acordasse na reta final do jogo. O empate saiu aos 30, quando Michal Tomic entortou a marcação e soltou a bomba. Já aos 39, Jean-Clair Todibo foi expulso por uma falta na entrada da área. Pior ainda é que o gol saiu ali mesmo, numa cobrança de Petr Reinberk, que passou no meio da barreira e traiu Kasper Schmeichel.
O Monaco soma seis pontos no Grupo H da Liga Europa e ocupa a terceira posição. Fica atrás do Trabzonspor no confronto direto e soma três pontos a menos que o líder Ferencváros. Já o Nice pelo menos mantém a segunda posição do Grupo D da Conference. Os franceses têm cinco pontos, contra oito do líder Partizan, enquanto Colônia e Slovácko estão logo abaixo com quatro. Foi a primeira vitória do clube tcheco em fases de grupos continentais.
O mínimo de brio aos franceses na rodada seria garantido pelo Rennes. Os rubro-negros encararam o Dynamo Kiev em Cracóvia e ganharam por 1 a 0. O gol foi anotado por Christopher Wooh, após cobrança de escanteio. Os rubro-negros somam dez pontos, igualados ao Fenerbahçe no Grupo B. Brigarão para ver quem fica com a liderança e passa direto às oitavas. AEK Larnaca, com três, e o zerado Dynamo lutam somente pela repescagem à Conference.