Europa

O Besiktas completa a temporada dominante e conquista também a Copa da Turquia, na terceira dobradinha de sua história

Besiktas tinha conquistado a Süper Lig de forma emocionante e desta vez não passou sufoco na final contra o Antalyaspor

A semana perfeita do Besiktas ficaria completa nesta terça-feira, com a dobradinha nacional. As Águias já tinham faturado o Campeonato Turco no último sábado, numa emocionante disputa com os dois maiores rivais, terminando à frente do Galatasaray apenas no saldo de gols. Três dias depois, seria a vez de conquistar também a Copa da Turquia. O Antalyaspor não seria um adversário tão complicado e, ainda no primeiro tempo, os alvinegros definiram o triunfo por 2 a 0. Este foi o décimo título do Besiktas na copa, além de ser a terceira dobradinha do clube nos dois principais torneios nacionais – a primeira em 12 anos.

A energia do Besiktas estava bastante alta, depois da histórica conquista na Süper Lig. E o time não demorou a capitalizar contra o Antalyaspor, um adversário que encerrou sua campanha na liga com um modesto 16° lugar – mesmo contando com Lukas Podolski e Nuri Sahin em seu elenco. Os medalhões foram titulares nesta terça, mas não intimidaram o Besiktas em Izmir. O primeiro gol dos alvinegros foi anotado logo aos três minutos, pelo volante brasileiro Souza, aproveitando um rebote do goleiro. Já aos 30, Rachid Ghezzal abriu a marcação e Valentin Rosier mandou para dentro. Concluiu a festa que se arrasta em Istambul.

O Besiktas não possui estrelas como Mesut Özil e Radamel Falcao García, mas apresentou um elenco competitivo na temporada. Nomes como Domagoj Vida e Souza foram importantes pela experiência, assim como o capitão Atiba Hutchinson, um dos mais rodados do grupo. Além disso, o setor ofensivo rendeu bastante com a presença dos pontas Rachid Ghezzal e Georges-Kevin N’Koudou, assim como dos artilheiros Vincent Aboubakar e Cyle Larin mais à frente. Já no banco, Sergen Yalcin conquista os primeiros títulos de uma carreira como treinador que quase sempre se restringiu a equipes médias. Como atacante, em compensação, tinha sido uma figura de referência no Besiktas em duas passagens e anotou 78 gols em 291 partidas com os alvinegros pela Süper Lig, com três títulos no campeonato. Agora, o veterano une as duas pontas de sua história.

Com seus dez títulos na Copa da Turquia, o Besiktas se torna isoladamente o segundo maior campeão do torneio. Apenas o Galatasaray possui mais taças, com 18 no total. A dobradinha, além do mais, é um tanto quanto rara no futebol turco e acaba registrada no país pela quarta vez neste século. É a prova final de uma temporada dominante das Águias, que também corresponde ao sucesso estabelecido nos últimos cinco anos. Desta vez, para não deixar margem às dúvidas quanto ao seu predomínio.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo