Europa

Mudanças na regra escocesa

Como havia prometido na última coluna, o capítulo desta semana falará do encontro do dia 4 de janeiro entre a SPL (Scottish Premier League) e os 12 times da elite do país. Representantes de cada uma dessas entidades se reuniram no Hampden Park para discutir o regulamento do Campeonato Escocês.

A expectativa era de que haveria a aliança entre os rivais Celtic e Rangers contra os outros adversários da Premier League. Os dois clubes da Old Firm tinham se manifestado no ano passado serem contra a possibilidade de introduzir os play-offs no Escocês. Os outros times argumentavam que os play-offs ajudaria a diminuir a hegemonia de Celtic e Rangers no nacional [a última vez que um time fora da Old Firm venceu o campeonato foi na temporada 1984/85 quando o Aberdeen foi campeão]. Mas esse tema acabou sendo ofuscado por um outro: o número de times no Escocês.

A ideia de aumentar a quantidade de clubes na primeira divisão foi contra-argumentada pelo chefe executivo da SPL, Neil Doncaster, que deu uma justificativa econômica para convencer de que um campeonato com 16 ou 18 times não seria vantajoso. O dirigente comparou a quantidade de times com o número de pessoas que vão comer um bolo. Assim como os pedaços de bolo ficariam cada vez menores quanto mais gente fosse comer o doce, menos dinheiro receberiam os clubes quanto mais equipes disputassem o campeonato. Doncaster disse ainda que o aumento no número de times faria com que a quantidade de partidas fosse reduzida. Consequentemente, menos verba vinda da televisão.

A opção defendida por Neil Doncaster seria que o Campeonato Escocês contasse com dez times. “Uma liga com 10 é os melhores contra os melhores e isso seria uma forma de incentivar os jogadores a fazer o seu melhor. O clima seria mais competitivo e não haveria mais jogos inúteis”, acredita.

Celtic e Rangers, que tanto fizeram barulho quando se sugeriu a introdução dos play-offs, não repercutiram sobre a Premier League com 10 clubes. Afinal, isso não afetará tanto os dois rivais de Glasgow já que dois times a menos não ameaçarão a dominância da Old Firm na Escócia. Quem se manifestou contra a redução foi o Dundee United. O presidente da equipe Stephen Thompson, que não esteve presente no encontro, disse que o clube irá votar contra a proposta. Thompson diz que com 10 times no Campeonato Escocês aumentaria a pressão sobre os oito times que não pertencem a Old Firm: “Eu não acho que isso [redução] será bom para o entretenimento porque vai trazer um fator de medo na maioria dos jogos. Algumas equipes podem se incentivar a jogar contra o rebaixamento desde o primeiro dia da temporada, incentivando-se o futebol negativo”.

O futuro do regulamento do Campeonato Escocês será decidido no próximo dia 17 no próximo. Nesse encontro, os clubes votarão se são a favor ou contra algumas mudanças. Estará em jogo a quantidade de times na disputa pela Premier League, a introdução dos play-offs e a pausa de inverno. Cada uma dessas propostas só será implementada se tiver aprovação de pelo menos 11 times dos 12 que votarão. Pelo jeito, o campeonato deverá permanecer com 12 equipes uma vez que o Dundee já decidiu que votará contra a diminuição de clubes. Caso mude alguma coisa no regulamento, a regra será implementada a partir da temporada 2012/13.

1ª Old Firm de 2011

O ano de 2011 já começou com uma grande batalha. O palco foi estádio Ibrox, em Glasgow (ESC). Rangers e Celtic se encontraram no ultimo dia 2 pelo Campeonato Escocês e fizeram a primeira Old Firm deste ano. A guerra teve um vencedor. O Celtic derrotou os rivais por 2 a 0 e o herói da partida foi um grego: Georgios Samaras, autor dos dois gols.

Com a vitória, os Bhoys chegaram a 45 pontos e abriram uma vantagem de quatro pontos para o vice-líder da Premier League, Rangers. Lembrando que o Celtic jogou 19 partidas, duas vezes mais que os Gers.

O próximo duelo entre os dois rivais será no dia 19 de fevereiro. O confronto que dura mais de 100 anos continua. E os dois brigam pelo título escocês de 2011.

Para quem quiser saber mais sobre a história da Old Firm, clique aqui.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo