Borussia Dortmund encontrou ‘exatamente o que estava procurando’ em Sabitzer
O experiente jogador de 29 anos foi contratado pelo Dortmund após uma passagem apagada pelo Bayern de Munique
Marcel Sabitzer fez o movimento que quase todos os grandes jogadores da Alemanha um dia fazem: foi para o Bayern de Munique. No entanto, embora tenha se provado um dos melhores da Bundesliga na sua posição durante a passagem pelo RB Leipzig, nunca conseguiu deixar de ser reserva. Após um rápido empréstimo ao Manchester United, com relativo sucesso, ganhou uma nova casa dentro da Alemanha e defenderá o Borussia Dortmund com contrato até 2027.
Esse também não é um movimento incomum. O Dortmund fica de olho em quem não dá certo no rival da Baviera e traz jogadores experientes por um custo relativamente baixo. Foi o que aconteceu com Niklas Süle no mercado anterior e, no passado, com jogadores que ele próprio havia vendido ao Bayern de Munique, como Matts Hummels e Mario Götze. Agora, por aproximadamente € 20 milhões (R$ 105 milhões na cotação atual), fortaleceu o seu meio-campo, desfalcado pela venda de Jude Bellingham ao Real Madrid e pelas saídas de Raphaël Guerreiro, um lateral que também atua por dentro, e Mahmoud Dahoud, com um cara muito rodado.
Eine Sache fehlt doch noch. 😌 pic.twitter.com/EMl3666AbR
— Borussia Dortmund (@BVB) July 24, 2023
“Exatamente o que estávamos procurando”
A experiência de Sabitzer será valiosa para o Dortmund. O jogador de 29 anos está na Alemanha desde 2015/16, quando acertou com o RB Leipzig ainda na Segunda Divisão. Chegou após conquistar a liga e a copa da Áustria com a franquia de Salzburg da Red Bull. Após o acesso, emendou quatro temporadas em que foi uma peça central do processo que levou o Leipzig a ser um dos melhores times da Alemanha. Dois anos atrás, não resistiu à chance de dar um passo à frente e acertou com o Bayern de Munique, mas não conseguiu se firmar entre os titulares.
Mas ainda é um cara que tem 185 jogos de Bundesliga no currículo, é titular da sua seleção e vem de um punhado de boas atuações durante seus seis meses pelo Manchester United. Exatamente o perfil que o Borussia Dortmund estava procurando, segundo o diretor esportivo Sebastian Kehl.
— Marcel é um jogador experiente que está jogando no nível internacional mais alto por anos. Um meia central que nos fortalecerá tanto defensiva, quanto ofensivamente como um jogador que atua nas duas áreas. Marcel é fisicamente forte e também é uma imensa ameaça de gol. Estamos convencidos que ele será um pilar importante para nosso time graças à sua personalidade.
O Dortmund recebeu uma nota do Real Madrid por Bellingham, mas ainda está um pouco tímido no mercado de transferências. Contratou Felix Nmecha, do Wolfsburg, como um substituto mais direto, sob protestos da sua torcida. Também trouxe Ramy Bensebaini, do Borussia Mönchengladbach, sem taxa de transferência, para a lateral esquerda, que perdeu o seu titular Raphaël Guerreiro para o Bayern de Munique. Dahoud era um jogador mais periférico do elenco e acertou com o Brighton. Sabitzer é sem dúvida um aprimoramento em relação ao jogador de 27 anos.
Por que Sabitzer não deu certo no Bayern de Munique?
Ele não teve muito tempo para dar. Disputou apenas uma temporada completa na Baviera, com 32 jogos por todas as competições, mas apenas cerca de mil minutos em campo. Foi titular em oito rodadas da Bundesliga e em uma da Champions League. E isso porque foi trazido com a bênção de Julian Nagelsmann, que o havia treinado no RB Leipzig. Nagelsmann preferiu fixar Joshua Kimmich e Leon Goretzka como sua dupla de meio-campo na maioria das partidas. Corentin Tolisso também ganhou alguns minutos.
Proporcionalmente, Sabitzer estava até atuando mais na primeira metade da temporada passada. Havia feito sete jogos como titular no primeiro turno da Bundesliga. Mas aceitou o empréstimo ao Manchester United para tentar dar uma guinada na sua carreira. Era um momento de necessidade dos Red Devils, que tinham Christian Eriksen no departamento médico e sofriam com sucessivas suspensões de Casemiro. Fez 18 jogos pelos ingleses e marcou em momentos importantes: contra o Fulham, pelas quartas de final da Copa da Inglaterra, e no empate por 2 a 2 em Old Trafford contra o Sevilla, pela mesma fase da Liga Europa. Também converteu um pênalti contra o Brighton na semifinal da Copa da Inglaterra e jogou a final da Copa da Liga contra o Newcastle.
A sua temporada terminou em meados de maio, por uma lesão no menisco. O Manchester United anunciou posteriormente que ele retornaria para o Bayern de Munique.
Os números de Sabitzer na Bundesliga
- 2016/17 (RB Leipzig): 32 jogos, oito gols
- 2017/18 (RB Leipzig): 22 jogos, três gols
- 2018/19 (RB Leipzig): 30 jogos, quatro gols
- 2019/20 (RB Leipzig): 32 jogos, nove gols
- 2020/21 (RB Leipzig): 27 jogos, oito gols
- 2021/22 (RB Leipzig e Bayern): 27 jogos, um gol
- 2022/23 (Bayern): 15 jogos, um gol