Liga Europa

West Ham faz um jogo fraco, mas vence com gol aos 88 minutos e decidirá primeiro lugar com vantagem

Ingleses precisavam vencer para manter vantagem para a última rodada, quando decidirá o primeiro lugar contra o Freiburg

Foi um jogo esquecível, mas o West Ham venceu o TSC Backa Topola por 1 a 0 na TSC Arena, em Backa Topola, na Sérvia, pela quinta rodada da Liga Europa. A vitória leva os Hammers a 12 pontos, mesma pontuação do Freiburg, e o time está classificado para o mata-mata da competição. Agora, o time decide o primeiro lugar contra os alemães, em casa, e terá a vantagem de poder só empatar.

O West Ham chegou a esta rodada em segundo lugar e podendo se classificar. O técnico David Moyes tentou equilibrar a equipe com alguns reservas, como o atacante Divin Mubama, que comandou o ataque. O time em campo, porém, era forte, tendo Lucas Paquetá entre os titulares, além de James Ward-Prowse e Tomás Soucek.

O TSC, por sua vez, vinha bastante empolgado. No fim de semana, pelo Campeonato Sérvio, goleou o poderoso Partizan, líder da liga sérvia, por 4 a 0. O TSC é o terceiro colocado, atrás do próprio Partizan e do Estrela Vermelha, os dois grandes times do país.

O primeiro tempo foi simplesmente horroroso. O West Ham até controlou a posse de bola, mas criou muito pouco. O time da casa, TSC Backa Topola, foi quem chutou mais vezes a gol e foi quem acabou sendo melhor em campo, mesmo também sem criar grandes chances.

O segundo tempo manteve o mesmo panorama. O West Ham tinha a bola, mas criava muito pouco. Nem as mudanças, com as entradas de Danny Ings e Maxwell Cornet, mudaram muito o jogo. Entraram também Thilo Kherer e Emerson. E dois jogadores do banco participaram do único gol do jogo.

Aos 43 minutos, Soucek abriu o jogo para a direita, Thilo Kehrer recebeu e tocou para Maxwell Cornet. O ponta puxou para o meio, cruzou para a área e Tomás Soucek aproveitou o cruzamento para tocar para o gol e marcar 1 a 0. E olha que o tcheco nem precisou usar a sua grande altura para conseguir o toque.

Vantagem para a última rodada

A vitória faz com que o West Ham chegue a 12 pontos, mesma pontuação do Freiburg, que goleou o Olympiacos por 5 a 0 na rodada. A última rodada vai reservar um duelo direto pela primeira posição: o West Ham receberá o Freiburg em Londres.

Os Hammers precisarão apenas de um empate para avançarem em primeiro, até porque venceram fora de casa e o primeiro critério de desempate é o confronto direto. É importante ficar em primeiro porque o time avança direto às oitavas de final. Quem ficar em segundo precisa passar pela fase de playoffs contra os terceiros colocados da fase de grupos da Champions, o que é sempre um risco.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo