Liga Europa

Vasco sofreu com opções no ataque em 2024 enquanto cria da Colina brilha na Bulgária

Apenas Vegetti brilhou no sistema ofensivo do Cruz-Maltino, que vê cria da base se firmar no futebol europeu

Com exceção de Vegetti, o Vasco não teve muita sorte com seus atacantes em 2024. As vagas ao lado do centroavante argentino foram ocupadas por Emerson Rodríguez, Jean David, Puma Rodríguez e outros questionados pela torcida.

Enquanto isso, uma opção que poderia ser interessante para o clube faz bons jogos na Europa. O ponta direito Erick Marcus, cria da base do Cruz-Maltino e emprestado para o Ludogorets até o meio do próximo ano, deu duas assistências nesta quinta-feira (12) e foi essencial para que o clube búlgaro tornasse o 2 a 0 para o AZ em um empate pela Liga Europa.

Com 19 do primeiro tempo, o time holandês já vencia por 2 a 0, gols de Van Bommel e Maikuma. Na etapa final, saíram dos pés do brasileiro os dois cruzamentos que terminaram em tentos de Chochev e Duah.

Erick Marcus contra o AZ:

  • 87 minutos em campo, 48 toques na bola, duas assistências, três passes decisivos, uma grande chance criada e cinco dribles certos

Negociado no meio deste ano, Erick Marcus pode ficar na Bulgária em definitivo, já que o acordo prevê um valor de compra fixado ao fim do empréstimo.

O jovem de 20 anos pouco jogou em São Januário. Estreando no profissional no ano passado, ele somou apenas 32 jogos (sete como titular) no total pelo clube, nos quais marcou dois gols e distribuiu duas assistências. Sem espaço em 2024, foram apenas nove partidas.

Erick Marcus já tinha viralizado nas redes de vascaínos em novembro

Em novembro, o ponta marcou um belo gol contra o Athletic Bilbao na derrota por 2 a 1 também pela Liga Europa. Na ocasião, pegou um chute de primeira de fora da área e abriu o placar.

Naquele momento, alguns vascaínos reclamaram no X (ex-Twitter) das poucas oportunidades de Marcus recebeu no Vasco para que fossem preteridos jogadores questionados, como Alex Teixeira e Emerson Rodríguez.

As críticas apontam que jogadores vindos da base tem menos chance do que os “medalhões” contratados.

Com gol logo na estreia e mostrando boa adaptação na Bulgária, Erick soma bons números no campeonato local, marcando cinco vezes em 11 partidas (sete como titular), além das três participações que soma na Liga Europa.

O ponta direita não é o único ex-Vasco que brilha no Ludogorets. Rwan Cruz, cria do Santos e de rápida passagem no Cruz-Maltino em 2023, soma oito gols e duas assistências no Campeonato Búlgaro.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo