Liga Europa

Toko Ekambi decidiu com ajuda dos brasileiros e o Lyon voltou de Praga com uma grande virada sobre o Sparta

Paquetá marcou o gol da virada, enquanto Bruno Guimarães e Thiago Mendes também deram suas contribuições

O Lyon ainda oscila em seu início na Ligue 1, mas a campanha na Liga Europa é perfeita até o momento. Os Gones mantêm os 100% de aproveitamento, graças a uma virada maiúscula na República Tcheca. O Sparta Praga chegou a abrir dois gols de vantagem na Generali Arena, mas os franceses buscaram a vitória por 4 a 3. Karl Toko Ekambi foi o grande protagonista do triunfo, com dois gols e uma assistência, mas os brasileiros  também fizeram a diferença na equipe dirigida por Peter Bosz. Lucas Paquetá saiu do banco para marcar o gol da virada, que teve participação de Thiago Mendes, enquanto Bruno Guimarães (em grande atuação) auxiliou com uma belíssima assistência no último tento.

O Sparta Praga abriu o placar logo aos quatro minutos. Numa sobra na entrada da área, Lukás Haraslín limpou a marcação e chutou em cima de Jason Denayer, contando com o desvio para superar Anthony Lopes. E o ponta marcaria também o segundo gol, aos 19. Depois de um tiro de meta, o eslovaco recebeu na ponta esquerda e fintou o marcador, antes de chutar no cantinho de Lopes. O Lyon dominou a posse de bola na sequência do primeiro tempo, mas teve dificuldades para converter o domínio territorial em gol, com duas boas defesas de Florian Nita. Os franceses só descontaram aos 42, num lançamento de Jérôme Boateng que pegou a defesa desprevenida. Karl Toko Ekambi dominou com qualidade e deu um toquinho para encobrir o goleiro Nita.

Diante da atuação insuficiente, o Lyon voltou para o segundo tempo com Lucas Paquetá e Emerson Palmieri, ambos poupados. E a mudança de atitude permitiu a virada. O gol de empate saiu aos oito minutos. Xherdan Shaqiri cruzou e Nita até cortou o cruzamento antes da chegada de Paquetá, mas a sobra ficou viva na área e Houssem Aouar foi mais rápido para chegar batendo. Em meio ao abafa, Paquetá acertou a trave num tiro rasteiro aos 20. Já o terceiro veio aos 22, num contra-ataque puxado por Thiago Mendes. Toko Ekambi recebeu em velocidade e rolou para Paquetá no meio da área. Livre, o camisa 10 chutou de chapa na gaveta.

A situação do Lyon até pareceu se complicar aos 30, quando o jovem lateral Malo Gusto (sim, esse é o nome dele) foi expulso com o segundo amarelo. Entretanto, sem que o Sparta Praga conseguisse descontar, os Gones marcaram o quarto gol aos 43. Bruno Guimarães cruzou de trivela e Toko Ekambi, depois de dominar no susto, emendou de novo para as redes. Somente nos acréscimos é que os tchecos incomodaram mais, com um gol anulado, até que Ladislav Krejcí fizesse o terceiro de cabeça, dando números finais ao encontro.

O Lyon chega aos nove pontos no Grupo A, com a classificação praticamente encaminhada e situação confortável para ficar com a liderança. O Sparta Praga é o segundo colocado, com quatro pontos. O Rangers, por sua vez, conquistou sua primeira vitória nesta quinta e chegou aos três pontos. No Estádio Ibrox, os Teddy Bears receberam o Brondby e venceram por 2 a 0, com gols de Leon Balogun e Kemar Roofe. Os dinamarqueses ocupam a lanterna da chave, com um ponto.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo