Liga Europa

Sporting joga para o gasto em Lisboa, só empata, mas elimina Young Boys da Liga Europa

Após boa vitória na Suíça, Sporting faz jogo tímido no José Alvalade e leva gol de empate no fim

Depois do triunfo por 3 a 1 na partida de ida do playoff da Liga Europa, o Sporting recebeu o Young Boys no Estádio José Alvalade, nesta quinta-feira (22), empatou por 1 a 1 e carimbou passaporte rumo às oitavas de final. No início do primeiro tempo, Vktor Gyökeres acertou belo chute no ângulo e inaugurou o placar. Já na reta final da etapa complementar, Silvère M'boussy, de pênalti, deixou tudo igual.

Empatado em pontos com o líder Benfica, o Sporting ocupa o 2º lugar do Campeonato Português. Com a classificação na bagagem, os Leões voltam as atenções para a competição nacional, já que neste domingo (25), a partir das 17h30 (horário de Brasília), encaram o Rio Ave. O Young Boys, por sua vez, junta os cacos da eliminação e direciona o foco na Super Liga Suíça. Também no domingo (25), 12h30 (horário de Brasília), o time da cidade de Berna recebe o Servette, no Estádio Wankdorf.

Como foi o empate entre Sporting x Young Boys

Mesmo com a classificação bem encaminhada (graças ao 3 a 1 na partida de ida), o Sporting adotou postura séria. Os donos da casa não só tomaram a iniciativa no José Alvalade, bem como dominaram as ações durante boa parte do jogo. Aos 12′, logo na primeira situação de perigo, os Leões abriram o placar. Francisco Trincão descolou bom passe para Vktor Gyökeres na meia-lua, e o centroavante sueco fez aquilo que já se tornou rotina na atual temporada. Em excelente fase e com a pontaria afiada, o camisa 9 ajeitou o corpo já clareando a jogada e mandou um míssil no ângulo, totalmente fora do alcance do goleiro David von Ballmoos.

Depois do gol de Gyökeres, o jogo, que já era morno, caiu ainda mais de intensidade. O Young Boys parecia aceitar a eliminação e sequer esboçava uma reação. Confortável em campo e no placar agregado, o Sporting trocava passes curtos e, sem pressa, buscava brechas na defesa suíça para tentar ampliar. Aos 33′, Daniel Bragança protagonizou lance ousado. Após roubo de bola no meio-campo, o camisa 23 viu o arqueiro adversário adiantado e finalizou por cobertura dali mesmo. Porém sem sucesso. Ele exagerou na força e errou o alvo por muito.

Na reta final do primeiro tempo, o Sporting teve chance clara de aumentar a contagem. Gyökeres saiu de sua zona de conforto, arrancou pelo lado direito e descolou cruzamento rasteiro e preciso para Marcus Edwards. Completamente livre de marcação, o camisa 10 só tinha o trabalho de empurrara para as redes. Mas falhou. Edwards conseguiu a proeza de errar o chute.

Veio o segundo tempo, e a configuração do jogo se manteve a mesma. O Young Boys até tentou arriscar mais, contudo não obteve sucesso. A equipe suíça esbarrou em um sistema defensivo seguro e bem postado e pouco produziu. Já o Sporting se aproveitava da fragilidade técnica do adversário e chegava com perigo frequentemente. Aos 9′, Trincão recebeu passe de Edwards e, assim que pisou na área, foi calçado por Lustenberger. Pênalti. Gyökeres cobrou e… perdeu. Von Ballmoos acertou o canto e defendeu o chute à meia altura do sueco.

O Sporting teve mais algumas boas oportunidade de ampliar o placar. Cara a cara com Von Ballmoos, Daniel Bragança e Gyökeres falharam. Bom, no futebol, o que vale é a famosa máxima: “quem não faz, leva”. Talvez em sua única boa estocada durante os 90 minutos, o Young Boys conseguiu empatar. Edwards assumiu o risco com o braço aberto dentro da área e, sem querer, bloqueou chute de Silvère M'boussy. O árbitro não titubeou e apontou para marca da cal. O próprio M'boussy cobrou e deixou tudo igual.

Estatísticas de Sporting 1 x 1 Young Boys – Liga Europa 2023/24

  • Posse de bola: 64% x 36%
  • Faltas: 11 x 19
  • Finalizações: 16 x 9
  • Finalizações no gol: 7 x 4

Próximos jogos do Sporting

  • Rio Ave x Sporting – Campeonato Português – 25/02
  • Sporting x Benfica – Taça de Portugal – 29/02
  • Sporting x Farense – Campeonato Português – 03/03

Próximos jogos do Young Boys

  • Young Boys x Servette – Super Liga Suíça – 25/02
  • Sion x Young Boys – Copa da Suíça – 29/02
  • Zurich x Young Boys – Super Liga Suíça – 03/03
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo