Liga Europa

Sporting é dominado em casa pela Atalanta e vai precisar se desdobrar para avançar na Liga Europa

Time italiano tem quase três vezes mais finalizações que adversário e perde oportunidade de sair em vantagem na eliminatória

O Sporting deu sorte diante da Atalanta e escapou de uma derrota em casa pela ida das oitavas de final da Liga Europa, em jogo disputado na tarde desta quarta-feira (6) no Estádio José Alvalade, em Lisboa. O time português saiu na frente do placar com Paulinho, aproveitando assistência de Francisco Trincão aos 17 minutos do primeiro tempo de jogo, mas foi a única coisa boa que o time português fez na etapa inicial de partida. Mesmo em casa, os comandados de Ruben Amorim se apresentaram muito abaixo do habitual.

Melhor para a Atalanta, que ao seu melhor estilo, dominou as ações desde o começo. Há algum tempo, assistir o time de Bérgamo jogar é uma das coisas mais de se fazer por conta da proposta ofensiva de Gian Piero Gasperini, que mesmo sem as mesmas peças do timaço da temporada 2019/2020, quando terminou a Serie A na terceira colocação, manteve a mesma filosofia de jogo, sempre marcando em cima, trocando passes com verticalidade e buscando o gol em todo o momento.

Perdido em seu sistema com três zagueiros, o Sporting errou muitos passes e não soube aproveitar a vantagem no marcador. Tanto, que aos 39 minutos de partida, Scamacca recebeu assistência de Miranchuk e mandou para o fundo do barbante, deixando tudo igual em Lisboa. O atacante voltou a marcar após jejum incômodo de sete jogos sem marcar.

O segundo tempo manteve o panorama dos primeiros 45 minutos, com o time português errando demais na fase de transição entre o meio e ataque e sendo alvo de investidas perigosas do ataque italiano. Scamacca foi quem mais deu trabalho, totalizando quatro finalizações. Miranchuk, foi também um jogador chato a ser marcado pelo sistema de defesa do Sporting, além da assistência para o gol do time italiano, o russo criou outras ocasiões pelo lado direito, mas não foi tão ousado nas finalizações.

Sporting manteve série invicta, mas ficou devendo futebol em casa

Somando todas as competições, o Sporting acumulou seu décimo jogo sem derrota. Contudo, no confronto mais importante do time português na temporada, faltou futebol. Ser dominado pela Atalanta em casa pode ter sido o prenúncio da desclassificação do time de Lisboa da competição europeia, exceto se a postura do time comandado por Ruben Amorim mude para o confronto da volta, marcado para o dia 14 de março em Bérgamo.

Desfalcado do zagueiro Gonçalo Inácio, coube a Eduardo Quaresma tentar fechar o lado direito da defesa, mas o defensor pouco fez já que foi em seu setor que Miranchuk criou a jogada do gol de empate italiano nesta tarde no José Alvalade. Marcus Edwards também foi figura apagada no ataque do time português e o brasileiro Matheus Reis pouco fez pelo lado esquerdo, em mais um jogo apagado do ala, que pode ter seu lugar ameaçado no confronto da volta.

A Atalanta vai manter seu padrão de jogo ofensivo e insinuante no confronto da volta e cabe ao time do Sporting tentar buscar uma bola isolada para vencer a eliminatória ou errar o mínimo possível para se manter vivo na disputa da Liga Europa.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Esse é Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia e da Trivela. Jornalista especializado em Marketing digital é também narrador do Portal Futebol Interior e da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo