Liga Europa

Spinazzola tem atuação à altura da Euro 2020 e leva Roma à vitória e classificação contra o Salzburg

Com duas assistências, lateral esquerdo foi decisivo para a virada da Roma em casa, depois de perder o jogo de ida por 1 a 0 na Áustria

A Roma mostrou força e conseguiu a classificação às oitavas de final da Liga Europa com uma vitória por 2 a 0 no Estádio Olímpico, nesta quinta-feira. Os italianos tinham perdido o jogo de ida, na Áustria, por 1 a 0 e precisavam de uma vitória para reverter o resultado. Contaram com uma atuação excepcional de Leonardo Spinazzola, que lembrou o que fez na Eurocopa 2020 (disputada em 2021), quando foi o principal jogador da seleção italiana até se machucar.

Aquela Eurocopa foi marcante porque foi o ponto mais alto da carreira de Spinazzola. Suas atuações foram brilhantes e ele vinha pintando como o destaque da equipe de Roberto Mancini no torneio. Ele se machucou nas quartas de final, diante da Bélgica, e ficou sem jogar por quase uma temporada inteira.

Desde aquele mês de julho de 2021 que o jogador tenta retomar a forma física e a sequência de jogos. Na temporada 2021/22, foram apenas quatro jogos. Nesta temporada, 2022/23, foi quando o lateral passou a conseguir mais jogos. São 21 jogos na temporada, com 13 deles como titular.

Nesta partida, Paulo Dybala retornou ao time recuperado de lesão e foi titular. Já o atacante Tammy Abraham ficou no banco depois de lesão que sofreu no fim de semana. Assim, Andrea Belotti foi o titular do time.

Desde o começo do jogo, a Roma tomou a iniciativa na partida e pareceu buscar o gol o mais rápido possível. O gol saiu aos 33 minutos, quando Leonardo Spinazzola fez uma grande jogada pela esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou para Belotti completar no meio da área e marcar 1 a 0. É o quarto gol do atacante, ex-Torino, na temporada, sendo o terceiro na Liga Europa.

O segundo gol veio pouco depois, aos 40 minutos. Novamente em uma jogada de Spinazzola pelo lado esquerdo, o lateral foi até o fundo e cruzou, desta vez achando Dybala livre dentro da área. O argentino tocou de primeira de pé esquerdo e colocou 2 a 0 no placar. Segunda assistência de Spinazzola no jogo.

O segundo tempo mostrou uma Roma capaz de diminuir o ritmo sem perder o controle do jogo. O Red Bull Salzburg não teve forças para criar uma pressão que colocasse o time de José Mourinho em dificuldades. É a Roma quem avança às oitavas de final da Liga Europa, em busca do segundo título continental consecutivo depois de levantar o troféu da Conference League na temporada passada.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo