Liga Europa

Resumo da Liga Europa: Real Sociedad, Spartak e Napoli conquistam as principais vitórias numa rodada de decisões

Liga Europa terminou de conhecer seus classificados, com uma série de equipes tradicionais em mata-matas que se prometem imprevisíveis

A reformulação das competições da Uefa fez bem à Liga Europa. A fase de grupos do torneio secundário se tornou bem mais interessante e foi concluída com chave de ouro nesta quinta-feira. Alguns jogaços aconteceram, com destaque ao Grupo C, que teve as dramáticas classificações de Spartak Moscou e Napoli. A Real Sociedad também conquistou um excelente triunfo no confronto direto com o PSV e avançou, em chave na qual o Monaco já estava garantido. Estrela Vermelha, Galatasaray e Eintracht Frankfurt se valeram de empates para garantirem a liderança.

Vale lembrar que na Liga Europa a primeira colocação é importante: os líderes entram diretamente nas oitavas, com dois jogos a menos no calendário. As equipes que ficaram na segunda posição precisarão passar por uma fase prévia, equivalente aos 16-avos de final, em que encararão os oito clubes que acabaram em terceiro de seus grupos na Champions. Os terceiros colocados da Liga Europa, por sua vez, passarão por um processo parecido na Conference.

Tradição não faltará nos mata-matas da Liga Europa. Equipes como o Lyon, o Bayer Leverkusen e o West Ham fizeram boas campanhas. Ainda há times de bons papéis em suas ligas, como Rangers, Real Sociedad e Betis. E os repescados da Champions dão ainda mais peso, com Barcelona, Porto e Borussia Dortmund puxando o carro, além de Atalanta e do bicho-papão Sevilla. O sorteio ocorrerá na próxima segunda. Abaixo, todos os classificados e também um resumão da última rodada, grupo a grupo.

Líderes, classificados diretamente às oitavas: Lyon, Monaco, Spartak Moscou, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Estrela Vermelha, Bayer Leverkusen, West Ham
Vice-líderes, classificados aos 16-avos de final: Rangers, Real Sociedad, Napoli, Olympiacos, Lazio, Braga, Betis, Dinamo Zagreb
Repescados da Champions para os 16-avos da Liga Europa: RB Leipzig, Porto, Borussia Dortmund, Sheriff Tiraspol, Barcelona, Atalanta, Sevilla, Zenit

Terceiros da Liga Europa, jogarão os 16-avos da Conference: Sparta Praga, PSV, Leicester, Fenerbahçe, Olympique de Marseille, Midtjylland, Celtic, Rapid Viena

Grupo A

As duas primeiras posições estavam definidas por antecipação, com o Lyon em primeiro e o Rangers em segundo. No confronto direto no Estádio Groupama, as duas equipes empataram por 1 a 1. Scott Wright marcou o gol dos Gers num chute desviado aos 41 do primeiro tempo, enquanto Rayan Cherki igualou no início do segundo numa pancada no cantinho. Os Gones flertaram com a virada, com boas oportunidades criadas. Os franceses fecharam a campanha com 16 pontos, contra oito dos escoceses. Enquanto isso, o Sparta Praga se confirmou na Conference, ao bater o Brondby por 2 a 0. Dávid Hancko marcou o primeiro de falta e Adam Hlozek definiu o placar na República Tcheca.

Classificação fornecida por

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Grupo B

A partida de maior interesse ficava para o confronto direto entre Real Sociedad e PSV pela segunda colocação. Os holandeses tinham a vantagem do empate, mas os bascos jogavam em casa e fizeram 3 a 0 na Reale Arena. Mikel Oyarzabal seria o dono da noite, com o primeiro gol cobrando pênalti aos 43 e o segundo surgindo a partir de uma bola roubada na etapa complementar. Os Boeren, que criaram boas chances e acertaram até uma bola no travessão durante a primeira etapa, ainda tiveram Ibrahim Sangaré expulso, antes que Alexander Sörloth fechasse o placar numa bela definição. Com nove pontos, a Real avança em segundo e deixa o PSV na Conference. A liderança já era do Monaco, que só empatou com o eliminado Sturm Graz por 1 a 1. Jakob Jantscher fez o primeiro aos anfitriões na Áustria e Kevin Volland igualou aos monegascos.

Classificação fornecida por

Grupo C

A disputa mais emocionante ficou para o Grupo C, no qual todos os times tinham chances de classificação. O Napoli conquistou uma vitória fantástica sobre o Leicester por 3 a 2, no Estádio Diego Armando Maradona. Adam Ounas e Eljif Elmas abriram dois gols de vantagem aos italianos em 25 minutos, mas Jonny Evans e Kiernan Dewsbury-Hall empataram antes do intervalo. O segundo tempo voltou quente, até que Elmas botasse os celestes outra vez na frente. As Raposas meteram bola na trave e pressionaram na reta final, sem sucesso para buscar um empate que seria salvador.

No outro jogo, o Spartak Moscou fez 1 a 0 sobre o Legia Varsóvia na Polônia. Zelimkhan Bakaev marcou o gol decisivo aos 17 minutos, mas o lance mais importante ocorreu aos 53 do segundo tempo, quando o goleiro Aleksandr Selikhov defendeu um pênalti cobrado por Tomás Pekhart. O Spartak passou em primeiro com dez pontos, igualado ao Napoli, mas em vantagem no confronto direto. Os napolitanos ficaram em segundo e o Leicester só vai para a Conference, em terceiro, com oito pontos. O detalhe é que, caso o Legia convertesse o pênalti, o Napoli seria o líder e o Leicester ficaria em segundo, com o Spartak na Conference por desvantagem no confronto direto com os ingleses.

Classificação fornecida por

Grupo D

O Eintracht Frankfurt estava classificado, mas precisava confirmar a liderança e um empate por 1 a 1 na visita ao Fenerbahçe bastou. Djibril Sow marcou o gol dos alemães em Istambul, antes que Mergim Berisha empatasse aos turcos. O Fener não tinha mais chances, limitado à Conference. Já a segunda posição ficou com o Olympiacos, mesmo com a derrota por 1 a 0 diante do Royal Antuérpia. Michel Ange Balikwisha marcou o gol logo cedo na Bélgica, numa batida no ângulo. Apesar de igualar a pontuação do Fenerbahçe, o Antuérpia acabou eliminado pelo confronto direto.

Classificação fornecida por

Grupo E

Galatasaray e Lazio fizeram o confronto direto pela liderança, com os dois classificados, mas o jogo no Estádio Olímpico deixou a desejar. O empate por 0 a 0 favoreceu os turcos, que mandaram uma bola na trave e contaram com a falta de pontaria dos italianos. Na outra partida, o Olympique de Marseille ganhou do Lokomotiv Moscou por 1 a 0 no Vélodrome e vai pelo menos para a Conference. Arkadiusz Milik garantiu a primeira vitória dos marselheses, a partir de uma cobrança de escanteio. Dava até para ter sido mais depois disso, com um caminhão de gols perdidos, inclusive alguns por Gérson.

Classificação fornecida por

Grupo F

O Grupo F tinha três equipes ainda vivas, com o Estrela Vermelha e o Braga na zona de classificação. Os dois se enfrentaram em Portugal e o empate por 1 a 1 beneficiou ambos. Os gols vieram só no segundo tempo, com um pênalti convertido por Galeno e outro batido por Aleksandr Katai. Pior ao Midtjylland, que só dependia de si e foi a grande decepção, ao não sair do 0 a 0 na visita ao eliminado Ludogorets na Bulgária. Assim, o Estrela Vermelha ficou na liderança e o Braga passou em segundo, enquanto o Midtjylland vai à Conference.

Classificação fornecida por

Grupo G

Era a única chave com todas as posições definidas e, mesmo assim, rendeu um dos jogos mais divertidos. Depois da partidaça na Espanha, o Celtic deu o troco no Betis na Escócia e ganhou por 3 a 2. Stephen Welsh marcou o único gol dos Bhoys no primeiro tempo. Na segunda etapa, foram quatro tentos entre os 24 e os 33 minutos. O goleiro Scott Bain deu o empate num infeliz gol contra, Ewam Henderson recuperou a dianteira aos anfitriões, Borja Iglesias voltou a igualar aos beticos e David Turnbull fechou a conta cobrando pênalti. Na Hungria, o Ferencváros conseguiu sua única vitória ao bater o Bayer Leverkusen por 1 a 0, gol de Aissa Laïdouni. O Leverkusen mesmo assim foi o líder, com o Betis em segundo e o Celtic em terceiro.

Classificação fornecida por

Grupo H

Líder confirmado antecipadamente, o West Ham escalou reservas e perdeu no Estádio Olímpico por 1 a 0 diante do Dinamo Zagreb, que se assegurou em segundo. O gol surgiu num chute fantástico de Mislav Orsic, logo aos três minutos, mandando um balaço no ângulo de Alphonse Aréola. E a terceira posição ficou com o Rapid Viena, que bateu o Genk por 1 a 0 na Bélgica e ultrapassou os concorrentes. Robert Ljubicic marcou o gol dos austríacos num contra-ataque perfeito.

Classificação fornecida por

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo