Liga Europa

Resumão da Liga Europa: 10 dos 16 classificados aos mata-matas já estão definidos

Lyon, Monaco, Bayer Leverkusen e West Ham já se garantiram diretamente nas oitavas do torneio

A Liga Europa completou sua penúltima rodada da fase de grupos nesta quinta-feira e segue oferecendo uma competição de alto nível. Alguns grupos que se prometiam mais equilibrados já se resolveram, mas outras tantas equipes tradicionais precisarão apostar suas fichas no último jogo. No momento, são quatro times já garantidos na liderança, que os leva diretamente às oitavas: Lyon, Monaco, Bayer Leverkusen e West Ham. Rangers e Betis passarão em segundo, o que os deixará nos 16-avos de final, contra os repescados da Champions. Além disso, quatro times sabem que jogarão os mata-matas, mas não ainda em que fase entrarão: Eintracht Frankfurt, Olympiacos, Galatasaray e Lazio. Abaixo, um resumo grupo a grupo do que aconteceu de relevante nesta quinta.

Grupo A

Classificado por antecipação e garantido na primeira colocação, o Lyon se manteve como único time com 100% de aproveitamento na Liga Europa. Os Gones não se intimidaram com a atmosfera da torcida e bateram o Brondby por 3 a 1 na Dinamarca. Os auriazuis, no entanto, abriram o placar no início do segundo tempo com Mikael Uhre. A virada foi comandada pelo garoto Rayan Cherki, que fez dois gols, incluindo um em lindo lance individual, antes que Islam Slimani fechasse a conta.

Bem mais importante foi o resultado do Rangers, que bateu o Sparta Praga por 2 a 0, num jogo vital e também tenso pelos episódios anteriores de racismo envolvendo os tchecos. Alfredo Morelos brilhou na noite, com os dois gols em Ibrox, o primeiro aproveitando o passe de Ianis Hagi e depois em vacilo dos adversários. O jogo também marcou a estreia de Giovanni van Bronckhorst como técnico da equipe de Glasgow. Com o resultado, os Gers chegam aos sete pontos, contra quatro do Sparta, e o confronto direto acabou igualado. Na rodada final, um empate contra o Lyon basta aos escoceses, embora a diferença no saldo possa classificá-los mesmo com uma derrota. O Brondby, com dois pontos, ainda luta pela repescagem na Conference.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo B

O Monaco se deu bem em um dos grupos mais cascudos da Liga Europa e se classificou por antecipação, na primeira posição. A passagem dos alvirrubros foi garantida dentro do Estádio Louis II, com uma ótima vitória por 2 a 1 sobre a Real Sociedad. Kevin Volland aproveitou a jogada de Aleksandr Golovin para abrir o placar, enquanto Alexander Isak empatou aos bascos. O triunfo dos monegascos seria confirmado antes do intervalo, em cabeçada de Youssouf Fofana. Com 11 pontos, o Monaco não pode mais ser alcançado na liderança, já que possui vantagem no confronto direto com o PSV.

O PSV assumiu o segundo lugar ao vencer o Sturm Graz por 2 a 0 no Estádio Philips. Carlos Vinícius fez o primeiro cobrando pênalti e Bruma deu números finais na segunda etapa. Os Boeren ficam com oito pontos, contra seis da Real Sociedad. A segunda vaga será decidida no confronto direto marcado para a Espanha, com vantagem do empate aos holandeses. Na lanterna, o Sturm Graz está eliminado.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo C

A rodada se iniciou ainda na quarta-feira, quando o Spartak Moscou venceu o Napoli por 2 a 1 na Otkrytie Arena. Aleksandr Sobolev foi o destaque com dois gols e Eljif Elmas até descontou no segundo tempo, mas o goleiro Aleksandr Selikhov também fechou o gol. No complemento desta quinta, vitória tranquila do Leicester, que fez 3 a 1 sobre o Legia Varsóvia no Estádio King Power. Patson Daka marcou o primeiro e James Maddison ampliou aos 21. Os poloneses até descontaram aos 26, com Filip Mladenovic pegando o rebote de um pênalti defendido por Kasper Schmeichel. Ainda assim, pouco depois, Wilfred Ndidi consolidou a vantagem.

Todo mundo segue com chances no Grupo D. O Leicester lidera com oito pontos. Logo abaixo, Spartak e Napoli têm sete, com vantagem aos russos no confronto direto. Mesmo com seis pontos, o Legia ainda pode passar, mas não mais em primeiro. A rodada final terá um grande Napoli x Leicester na Itália e um Legia x Spartak também pegado na Polônia.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo D

Os dois classificados são conhecidos, falta definir em qual posição. A liderança é do Eintracht Frankfurt, que protagonizou um emocionante empate por 2 a 2 com o Royal Antuérpia na Alemanha. Daichi Kamada abriu o placar às Águias logo cedo, mas Radja Nainggolan empatou na sequência em chute desviado. Já na reta final, Mbwana Samatta até concedeu a virada aos visitantes, só que Gonçalo Paciência segurou o resultado com novo empate aos 49 da segunda etapa.

A vitória de mais peso, de qualquer maneira, aconteceu na Grécia. O Olympiacos derrotou o Fenerbahçe por 1 a 0 em Pireu. O gol decisivo também veio no apagar das luzes, com Tiquinho Soares marcando aos 44 do segundo tempo. O Frankfurt soma 11 pontos, contra nove do Olympiacos. O Fenerbahçe, com cinco, vai para a Conference – já que leva a melhor no confronto direto com o Royal Antuérpia, com dois pontos. Na rodada final, turcos e alemães se pegam em Istambul, enquanto os gregos visitam os belgas.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo E

Outro grupo encaminhado nesta quinta, com os dois classificados definidos. O Galatasaray despontou na liderança ao vencer o Olympique de Marseille por 4 a 2 na Türk Telekom Arena. Alexandru Cicaldau e um gol contra de Duje Caleta-Car construíram a vantagem dos turcos no primeiro tempo, enquanto os marselheses mandaram duas bolas na trave. Sofiane Feghouli fez o terceiro, antes de Arkadiusz Milik descontar. Ainda caberia o quarto, de Ryan Babel, até que Milik de novo diminuísse o estrago para os franceses.

Quem passa junto é a Lazio, que derrotou o Lokomotiv Moscou por 3 a 0 na Rússia. Ciro Immobile fez dois cobrando pênalti e Pedro também deixou o seu, todos no segundo tempo. O Galatasaray tem 11 pontos, contra oito da Lazio. Os dois decidem a liderança na rodada final, no Olímpico. Na metade inferior, o Olympique soma quatro pontos, contra dois do Lokomotiv. O jogo no Vélodrome serve para ver quem acaba repescado à Liga Europa.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo F

Ainda ninguém está classificado, mas o Grupo F ganhou um novo líder com a vitória do Estrela Vermelha. Os sérvios fizeram 1 a 0 sobre o Ludogorets no Marakana, em resultado que eliminou os búlgaros. E foi um golaço o anotado por Mirko Ivanic, em pancada de fora da área. Já no outro duelo, o Midtjylland derrotou o Braga num emocionante 3 a 2 na Dinamarca. Erik Sviatchenko marcou o primeiro aos anfitriões logo cedo, mas os lusitanos descontaram com Ricardo Horta antes do intervalo. Gustav Isaksen botou os dinamarqueses de novo em vantagem na segunda etapa e perdeu um gol inacreditável. Aos 40, Galeno parecia se tornar herói com uma pintura que deu novo empate aos minhotos. Todavia, aos 47, Evander decretou o triunfo do time da casa cobrando pênalti.

O Estrela Vermelha tem dez pontos e só depende de si para ficar em primeiro. Porém, o Braga está na cola com nove pontos e o Midtjylland ainda pode terminar líder com oito, já que tem vantagem no confronto direto com os sérvios. Na rodada final, os dinamarqueses vão até a Bulgária pegar o Ludogorets, enquanto o confronto direto fica para Braga x Estrela Vermelha em Portugal.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo G

A rodada final do Grupo G não servirá para muita coisa, já que todos os times estão classificados e com a posição definida. O Bayer Leverkusen lidera com 13 pontos e se confirmou na ponta porque tem a vantagem no confronto direto com o Betis, segundo colocado com 10 pontos. O Celtic, com seis pontos, vai seguir para a Conference. Já o Ferencváros ainda não pontuou e encerra sua temporada europeia.

O destaque da rodada ficou para o emocionante Leverkusen 3×2 Celtic na BayArena, com duas viradas. Robert Andrich botou os alemães na frente, mas Josip Juranovic empatou cobrando pênalti de cavadinha e o garoto Jota virou no início da segunda etapa. O triunfo dos Aspirinas saiu depois dos 37, com mais um de Andrich e um bonito chute de Moussa Diaby para definir o marcador. Já o Betis fez sua parte com os 2 a 0 sobre o Ferencváros no Benito Villamarín. O primeiro surgiu numa bonita jogada coletiva concluída por Cristian Tello e Sergio Canales fechou a conta num chutaço de fora da área.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Grupo H

O West Ham confirmou a classificação na primeira colocação, com mais uma vitória. Os Hammers visitaram o Rapid Viena e não tiveram problemas para anotar 2 a 0 na Áustria. Andriy Yarmolenko fez o primeiro e Mark Noble fechou a conta de pênalti, nos acréscimos do primeiro tempo. A disputa principal fica para a segunda colocação, entre Dinamo Zagreb e Genk, que nesta quinta empataram por 1 a 1 na Croácia. Luka Menalo marcou o gol dos anfitriões no Maksimir e Ike Ugbo buscou a igualdade para os belgas.

O West Ham chega aos 13 pontos, sem mais riscos de ser alcançado. O Dinamo Zagreb tem sete, em segundo, e o Genk vem em terceiro com cinco – a vantagem no confronto direto é dos croatas, o que os deixa a um empate da classificação, por mais que visitem Londres. O Rapid Viena, na lanterna com três, ainda poderá ser repescado à Conference se vencer os belgas fora de casa no último compromisso.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo