Liga Europa

Por motivo histórico e significativo, Ajax e Lyon jogam na quarta pela Liga Europa, e não na quinta

Se você deu uma olhada na Programação de TV da Trivela, notou que a tarde desta quarta-feira será recheada de futebol europeu. Mesmo tendo só um jogo da semifinal da Champions League marcada para este dia 3, uma das semifinais da Liga Europa também acontecerá no dia, ainda que os jogos desta competição habitualmente ocorram às quintas-feiras. Mas por que Ajax e Lyon se enfrentam antes da bola rolar entre Monaco e Juventus pela Champions? Por qual razão a partida entre os times holandês e francês será na quarta, e não na quinta, como sempre?

VEJA TAMBÉM: No dia em que o gênio faria 70 anos, Ajax anuncia: seu estádio virará a Johan Cruyff Arena

Bem, a resposta para esta pergunta transcende o futebol e tem razão histórica e um tanto significativa. Acontece que o primeiro duelo entre Ajax e Lyon, pela penúltima fase da Liga Europa, será na Amsterdam Arena, na Holanda. E 4 de maio é uma data que tem um gigante significado no e para o país: é quando se celebra o Dia da Lembrança por lá. Anualmente, os holandeses usam esse dia para olhar para o passado do país e da Europa e prestar homenagens aos civis e soldados que morreram tanto na Holanda quanto em outras partes do mundo durante a Segunda Guerra Mundial, em conflitos bélicos ou em missões de paz.

Nessa data, os cidadãos da Holanda fazem dois minutos de silêncio às oito horas da noite como forma de relembrar as vítimas. Outras homenagens acontecem na capital do país, como uma comemoração no Monumento Nacional, na Praça Dam, com discursos, a colocação de coroas de flores e toda uma cerimônia, e em outras cidades. É, além de um data marcante para os holandeses, um dia em que o país inteiro para para fazer parte dos tributos. Durante os minutos de silêncio, nenhum transporte público funciona lá. A Holanda inteira fica parada em respeito aos mortos.

Por isso, só a partida válida pela outra semifinal da Liga Europa, entre Celta de Vigo e Manchester United, acontecerá na quinta-feira. Quando ficou definido que o Ajax encararia o Lyon como mandante no primeiro jogo da semifinal, Eberhard van der Laan, o prefeito de Amsterdam, disse que não garantia a presença policial necessária para a segurança do evento, já que os policiais estarão participando das homenagens na capital holandesa. A Uefa entendeu o contexto e o significado dele, e o jogo na casa da equipe que está na semifinal da Liga Europa pela primeira vez em mais de duas décadas foi antecipado.

O Dia da Lembrança na Holanda é celebrado um dia antes do Dia da Libertação, que é uma data em que os cidadãos do país comemoram o fim da ocupação da Alemanha Nazista no país, em 1945. Para os holandeses, isso marcou o encerramento da Segunda Guerra Mundial, ainda que a guerra tenha continuado em outros países da Europa e na Ásia. Ao contrário do dia anterior, o Dia da Lembrança já é uma data mais festiva e alegre, embora tenha seu caráter conscientizador.

Mostrar mais

Nathalia Perez

Jornalista em formação trabalhando a favor de um meio esportivo mais humano. Meus heróis sempre foram jogadores de futebol, mas hoje em dia são muito mais heroínas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo