Liga Europa

O Spartak Moscou derrota o Napoli de novo, num grande jogo na Rússia, e complica aos italianos na Liga Europa

O Spartak já tinha arrancado a vitória em Nápoles e repetiu o feito em Moscou, para assumir a liderança na penúltima rodada

O Napoli vive uma temporada fantástica na Serie A, mas sofre com a competitividade de seu grupo na Liga Europa. E o Spartak Moscou, pela segunda vez, se provou como um adversário indigesto aos celestes. Depois da vitória por 3 a 2 no Estádio Diego Armando Maradona, os alvirrubros também asseguraram o triunfo por 2 a 1 dentro da Otkrytie Arena, na Rússia. Aleksandr Sobolev marcou os dois gols moscovitas, em atuação que também dependeu da inspiração do goleiro Aleksandr Selikhov, responsável por várias defesas decisivas. Neste momento, as duas equipes ocupam a zona de classificação, mas a liderança é do Spartak pela vantagem no confronto direto com os napolitanos. O time de Luciano Spalletti, que não contou desta vez com alguns titulares, sofre sua segunda derrota consecutiva – após perder a invencibilidade no Campeonato Italiano para a Internazionale no domingo. Já a equipe de Rui Vitória encerra uma sequência de sete partidas sem vencer.

O caminho se abriu para o Spartak logo aos três minutos, com um pênalti cometido sobre Quincy Promes, que Sobolev converteu. Os russos continuaram melhores nos primeiros minutos, mas o Napoli poderia ter saído com o empate aos 16, num chute no cantinho de Eljif Elmas que exigiu um milagre do goleiro Selikhov, ainda bloqueando o macedônio no rebote. Já aos 25, Piotr Zielinski encheu o pé na área e Selikhov conseguiu fazer outra defesaça, com uma só mão. Num momento em que o jogo parecia aberto, com boas chegadas das duas equipes, o Spartak ampliou a vantagem aos 27. Victor Moses fez grande jogada para cima de Mario Rui e cruzou na medida para a cabeçada de Sobolev, no cantinho. Os napolitanos não responderiam até o intervalo.

O Napoli voltou com tudo para o segundo tempo. Contra um Spartak recuado demais, os celestes se impunham no campo de ataque e procuravam o gol. Giovanni Di Lorenzo teve um gol anulado e Selikhov mantinha a segurança com defesas firmes, desviando com a ponta dos dedos um chute venenoso de Dries Mertens. Ainda assim, a pressão napolitana resultou no tento aos 19, num cruzamento de Andrea Petagna que Elmas escorou de cabeça. Os moscovitas tentaram sair um pouco mais para o jogo depois disso, só que o domínio seguia com os italianos. A presença ofensiva, contudo, não rendeu tantas finalizações – e quando Elmas teve a chance de empatar, Selikhov voltou a se agigantar na meta para negar o gol. Resultado merecido numa grande apresentação dos alvirrubros.

O Spartak Moscou chega aos sete pontos no Grupo C, igualado ao Napoli. O confronto direto, no entanto, beneficia os russos e garante a primeira posição nesta penúltima rodada. O Legia Varsóvia é o terceiro com seis e o Leicester ocupa agora a lanterna com cinco. Os dois se enfrentam no Estádio King Power nesta quinta. Já na rodada final, o Napoli x Leicester no Estádio Diego Armando Maradona promete ser um jogo de vida ou morte às duas equipes. Vale lembrar que o terceiro colocado da chave ainda será repescado à Conference League.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo