Liga Europa

O Ajax perdia até os 40 do 2° tempo, mas alcançou uma grande virada sobre o Lille dentro da França

O Ajax vem de temporadas decepcionantes na Champions League. Depois da histórica semifinal em 2019, os Ajacieden amargaram duas quedas consecutivas na fase de grupos. E a frustração parecia se estender também à Liga Europa nesta quinta. Não era uma partida tão boa do time de Erik ten Hag, mas um recuo errado custava a derrota parcial diante do Lille. No entanto, o enredo se transformaria aos Godenzonen na França. Com ambos os gols anotados depois dos 42 do segundo tempo, o Ajax virou para 2 a 1 e saiu com ótima vantagem no primeiro duelo pelos 16-avos de final do torneio continental.

O jogo pela Liga Europa previa o encontro de duas equipes que lideram suas ligas nacionais. O Ajax parecia mais interessado na partida, mesmo atuando fora de casa. Num primeiro tempo de oportunidades limitadas, os Godenzonen dominavam a posse de bola e finalizavam mais. E o cenário não mudaria muito no segundo tempo, com os Ajacieden ainda no comando. O problema foi o erro clamoroso aos 27. Nicolás Tagliafico recuou uma péssima bola e Timothy Weah saiu livre na área, apenas tocando por baixo de Maarten Stekelenburg para abrir a contagem ao Lille.

Entretanto, o Ajax teria mais forças na reta final e faria por merecer a virada. A reação teve início aos 39, num pênalti cometido por Renato Sanches sobre Tagliafico. Após a revisão do VAR, Dusan Tadic assumiu a cobrança e deixou o placar igualado. Naquele momento, o resultado já parecia mais tragável aos Godenzonen. Mesmo assim, os visitantes acreditaram na virada e a arrancaram no minuto seguinte. Davy Klaassen deu um ótimo passe de primeira e deixou Brian Brobbey de frente para o gol. O jovem disputou a bola com o goleiro Mike Maignan e levou a melhor para tocar às redes.

Cabe ponderar que o Lille entrou sem alguns titulares. Mesmo assim, os Dogues fizeram uma partida abaixo do esperado. Depois de sete jogos sem ser vazada, a defesa amargou dois gols. E o Ajax acabou premiado por seu empenho. Depois da eliminação para o Getafe nos 16-avos de final da Liga Europa em 2019/20, os Godenzonen ficam mais próximos da vaga nas oitavas. Precisarão agora reverter o histórico de decepções recentes na Johan Cruyff Arena, em reencontro no qual têm a vantagem do empate e mesmo da derrota por 1 a 0.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo