Liga Europa
Tendência

Mourinho: “Penso sobre a felicidade que posso trazer para os torcedores da Roma”

Técnico da Roma valorizou a chance de jogar duas vezes finais europeias consecutivas, um dia antes da final da Liga Europa contra o Sevilla

José Mourinho estará mais uma vez em uma final europeia. O técnico português tentará a sua sexta conquista continental, a segunda pela Roma, mas desta vez em um título maior. Depois de vencer a Conference League, agora o objetivo é ganhar a Liga Europa. E o adversário será de peso: o Sevilla, maior campeão da competição. Mourinho, porém, nunca perdeu nenhuma das suas finais europeias disputadas.

“Trabalhamos duro todos os dias para construir a história da Roma, só grandes clubes com grandes histórias são usualmente capazes de chegar a duas finais europeias consecutivas”, afirmou Mourinho em entrevista nesta segunda-feira.

“Eu não penso muito no que venci na minha carreira. O passado é o passado e a história não pode ser mudada. Sempre olho para o futuro, talvez este seja o segredo da minha filosofia”, disse ainda Mourinho. “Estou no futebol há muito tempo, esta final é uma nova final. Neste ponto, eu não penso mais sobre o que poderia vencer, mas sobre a felicidade que eu posso trazer para os torcedores da Roma. É uma cidade que vive o futebol. Roma é sobre o senso de pertencimento, é ser parte de algo”.

Aposentadoria? “Vocês ainda me verão por muitos anos”

A Sky Sports perguntou sobre o futuro da carreira de José Mourinho, que tem 60 anos. O treinador, que tem uma carreira absolutamente vitoriosa e está em busca de mais um título europeu, não quis fazer qualquer previsão sobre até quando pretende trabalhar.

“Não estou pronto para fechar este capítulo ainda. Estou no futebol por muitos anos, as pessoas pensam que sou mais velho do que sou. Talvez eles vejam meus cabelos brancos e pensem que sou velho, mas não sou velho o suficiente para pensar em aposentadoria. Vocês ainda me verão por muitos anos que vêm pela frente”.

Mourinho ainda falou sobre a chegada à final da Liga Europa pela Roma. “Foi uma longa jornada, diferente do nosso adversário que veio da Champions League. Jogamos 14 jogos para estar aqui e sem dúvidas merecemos. Merecemos jogar esta final e o momento está chegando. Nos últimos dois ou três dias estamos trabalhando nisso”, afirmou.

O Sevilla é dominante quando se fala de Liga Europa e tem seis títulos e isso também foi assunto na entrevista de Mourinho. “Eu diria que a história não joga, meu adversário pensa diferente. Eles acham que são favoritos porque a história diz isso, respeitamos isso. Mas estamos nesta final e merecemos isso. Para eles, jogar uma final de Liga Europa é quase normal, para nós é um evento extraordinário. Para os torcedores do Sevilla, jogar uma final europeia é como jogar na Espanha, para nós é algo histórico”.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Futuro de Mourinho na Roma

“Eu acho que se qualquer um tiver uma questão similar à sua, temos que perguntar a Mendilibar porque ele não tem contrato. Eu falei com meus dois capitães e eles me perguntaram algo similar a vocês. Eu os respondi objetivamente”, disse Mourinho, sem responder objetivamente.

“Eles não querem que eu responda, mas eles sabem o que quero. É diferente da Inter porque eu não tinha assinado nada com o Real Madrid, mas tudo estava fechado. Agora eu não tenho nada, zero contato com outros clubes. Penso sobre amanhã e no que queremos fazer, porque queremos jogar”, continuou o português.

Comparações com o Sevilla

Mourinho ainda comentou sobre a boa relação que tem com o Real Madrid. “Eu amo demais o Real Madrid, amo demais o presidente e o técnico. Mas o técnico não joga, o técnico trabalha muito antes do jogo, durante o jogo, muito pouco. Eu disse à minha comissão técnica: nosso trabalho está terminado. Agora a história é feita pelos jogadores”.

“Meus colegas em Madri dizem bem que o Sevilla é um grande time, dois grandes times porque eles têm 25 grandes jogadores. Eles são todos profissionais de alto nível, eles têm muitas opções. Mas eles não conhecem meus jogadores e eles não conhecem meu time como time e amanhã estaremos lá”.

“O orçamento que o Sevilla tem não é o mesmo da Roma. Temos jogadores que jogaram no time B no ano passado. Eu tive mais oportunidades de jogar competições europeias, mas Mendilibar é da mesma geração que ele, estamos no mesmo nível. Nos jogadores, é o mesmo, os jogadores do Sevilla têm mais experiências, mas estamos jogando juntos por dois anos”.

No fim da entrevista, o técnico foi mais uma vez perguntado sobre o Tottenham, ao ser questionado qual era a diferença entre a Roma e os Spurs. “A Roma me deu a chance de jogar, o Tottenham não”, alfinetou o técnico.

Dybala joga ao menos 25 minutos

Uma das grandes dúvidas para o jogo foi parcialmente respondida por Mourinho. Paulo Dybala está machucado e é dúvida para o jogo, mas o técnico deixou claro que ele vai jogar. “Amanhã para 20 ou 30 minutos, ele poderá jogar”, respondeu o treinador.

Sevilla e Roma se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília) com transmissão da ESPN, Star+ e SBT.

Sevilla
31/05/23 - 16:00

Finalizado

1 (4)

-

1 (1)

Roma

Sevilla - Roma

UEFA Liga Europa - Puskas Arena

1° Turno

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo