Liga Europa

Gerard Moreno atravessa uma fase arrebatadora e conduz o Villarreal na ótima campanha pela Liga Europa

Gerard Moreno pode ser considerado o melhor atacante espanhol em atividade na temporada. O camisa 7 marcou seu nome no Espanyol e vinha de um grande ano com o Villarreal, mas consegue se superar no Submarino Amarelo em 2020/21. Anotou 15 gols por La Liga, apenas três a menos que na campanha anterior, e é o terceiro colocado na lista geral de artilheiros. E o atacante de 28 anos segue decisivo na Liga Europa. Moreno balançou as redes quatro vezes no torneio, duas delas nesta quinta, garantindo a vitória por 2 a 0 sobre o Dynamo Kiev e a classificação às quartas de final.

O Villarreal não atravessa seu melhor momento na temporada, perdendo forças em La Liga, mas a fase de Gerard Moreno é especialmente arrasadora nestes primeiros meses de 2021. O atacante marcou 11 gols e deu cinco assistências em 13 aparições pelo clube. Nem mesmo uma lesão muscular sofrida no fim de janeiro, que o tirou de ação por duas semanas, o atrapalhou. E sua preponderância fica ainda mais destacada na Liga Europa, onde o Submarino Amarelo demonstra ótimas ambições.

Moreno já tinha desequilibrado contra o Red Bull Salzburg nos 16-avos de final. O atacante deu uma assistência na vitória por 2 a 0 na Áustria e marcou os dois gols nos 2 a 0 do Estádio de la Cerámica. Seu protagonismo se repetiu nas oitavas, diante do Dynamo Kiev. Atuando como ponta esquerda, Moreno contribuiu com as duas assistências nos 2 a 0 na Ucrânia. Já nesta quinta, mais uma noite de gala para determinar os 2 a 0 na Comunidade Valenciana.

O primeiro gol do Villarreal, e de Moreno, saiu com apenas 13 minutos. Samuel Chukwueze cruzou da direita e o camisa 7 se infiltrou na área, para desviar com uma cabeçada certeira. O Submarino Amarelo já era melhor e seguiu com o domínio total. Ampliou aos 36, numa roubada de bola no campo de ataque. Moreno recebeu o passe de Dani Parejo e, livre, chutou firme. O Dynamo não finalizou uma vez sequer no primeiro tempo e tentou algo na etapa final, mas o Villarreal seguiu mais perigoso e confirmou o placar.

Embora a campanha europeia mais lembrada do Villarreal tenha acontecido na Champions, o clube é habituado a bons desempenhos na Liga Europa. Esta será a sexta aparição do Submarino Amarelo nas quartas de final, desde 2003/04, e em três oportunidades o time ainda alcançou as semifinais. Um diferencial na atual caminhada é Unai Emery, especialista no torneio ao ser tricampeão com o Sevilla. Ter Gerard Moreno nessa fase inspirada aumenta a confiança.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo