Liga Europa

Dudelange está próximo de ser o primeiro clube de Luxemburgo na fase de grupos da Liga Europa

Um dos menores países da Europa, Luxemburgo está próximo de colocar um clube na fase de grupos da Liga Europa – e de competições europeias em geral – pela primeira vez. O Dudelange derrotou o Cluj, da Romênia, por 2 a 0, na partida de ida dos playoffs e pode até perder por um gol de diferença na volta para fazer história.

LEIA MAIS: Clubes das grandes ligas tiveram dificuldades nos jogos de ida da Liga Europa

O Dudelange é fruto de uma fusão de três clubes no começo dos anos noventa e começou a dominar o futebol de Luxemburgo na virada do milênio. Desde a temporada 1999/2000, incluindo ela, conquistou 14 vezes o título do campeonato nacional – e, em quatro dos outros cinco torneios, foi segundo colocado. Já é o segundo maior campeão do país, atrás dos 28 troféus do Jeunesse Esch.

O futebol de Luxemburgo não tem grande história em competições europeias, mas já conseguiu alguns feitos. O primeiro a vencer uma eliminatória foi o Jeunesse Esch, na Copa dos Campeões de 1963/64. E com contornos épicos: o Haka, da Finlândia, havia ganhado a primeira partida, em casa, por 4 a 1, mas os luxemburgueses responderam com 4 a 0 e avançaram. Perderiam do Partizan na rodada seguinte.

O Red Boys, seis vezes campeão luxemburguês, causou um certo embaraço para o Ajax de Van Basten, Rijkaard e Ronald Koeman, na primeira rodada da Copa da Uefa de 1984/85, ao segurar o empate por 0 a 0 no jogo de ida. No entanto, experimentando os riscos de cutucar a onça com vara curta, levou uma goleada implacável por 14 a 0 na partida de volta.

Chegando ao século 21, o Dudelange começou a construir um histórico de pioneirismo. Na Champions League de 2005/06, derrotou o Zrinjski e se tornou o primeiro time luxemburguês desde aquele Jeunesse Esch de 1963 a avançar uma fase eliminatória na principal competição europeia. Em 2012, voltou a quebrar tabus com a classificação à terceira fase preliminar da Champions, ao derrotar o Red Bull Salzburg. Em seguida, seria eliminado pelo Maribor.

Na temporada passada, o Progrès Niederkorn interrompeu precocemente o retorno do Rangers às competições europeias, após seis anos de ausência por ter falido e precisado recomeçar desde as últimas divisões da Escócia. Mesmo tendo perdido o jogo de ida, no Ibrox, por 1 a 0, os luxemburgueses, em casa, ganharam por 2 a 0 e eliminaram o gigante escocês ainda na primeira fase preliminar.

A caminhada do Dudelange na Liga Europa desta temporada já teve vitória sobre o Drita, do Kosovo, e o Légia Varsóvia, da Polônia. Contra o Cluj, que já chegou a disputar fase de grupos da Champions League, abriu o placar com David Turpel, que pegou o rebote de uma grande defesa do goleiro, e ampliou com uma cobrança de falta que bateu na trave, nas costas do goleiro, e entrou. Agora, precisa apenas se segurar na Romênia para assegurar pelo menos mais três rodadas de futebol europeu.

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo