Liga Europa

Depois das boas vitórias na ida, Roma e Granada confirmaram a passagem às quartas de final

Roma e Granada tinham construído boas vantagens nas partidas de ida das oitavas de final da Liga Europa. Diferentemente do Tottenham, os dois times asseguraram presença nas quartas de final. Os romanistas passaram com a situação mais confortável: depois dos 3 a 0 na Itália, venceram também o Shakhtar Donetsk por 2 a 1 na Ucrânia. Já o Granada tomou seu susto no reencontro com o Molde, ao perder por 2 a 1 na Hungria, mas acabou passando graças ao triunfo por 2 a 0 na primeira partida na Espanha.

A Roma contou com grande papel de Borja Mayoral em sua visita ao Estádio Olímpico de Kiev. O centroavante marcou os dois gols dos giallorossi. Depois de um primeiro tempo em que o Shakhtar não conseguiu converter seu domínio, o primeiro gol romanista saiu aos três minutos do segundo tempo, com Mayoral completando de cabeça uma sobra na área. A Roma seguiu agredindo com ataques rápidos e Pedro ainda poderia ter marcado o segundo, mas desperdiçou um lance escancarado. Os ucranianos então empataram aos 14. Tetê cruzou, Alan Patrick ajeitou e Júnior Moraes concluiu às redes. Porém, Mayoral resolveria a parada aos 27. Depois de Carles Pérez driblar o goleiro Anatolii Trubin, o atacante teve toda a calma para dominar o passe e tirar da marcação, com a meta aberta. No fim, quando Marlos buscou novo empate, Pau López realizou uma linda ponte.

Já o Granada fez uma boa partida contra o Molde e teve o domínio do encontro em diversos momentos, apesar da derrota por 2 a 1. Os andaluzes desperdiçaram ótimas chances de abrir o placar e tomaram o primeiro num gol contra, de Jesús Vallejo, aos 28. Os noruegueses ainda precisavam do segundo tento para forçar a prorrogação, mas o goleiro Rui Silva mantinha a segurança com boas intervenções. Andreas Linde também fazia defesas decisivas na outra meta, até ser vencido aos 27, num cruzamento de Yangel Herrera que Roberto Soldado concluiu de cabeça. Precisando de mais três tentos depois disso, o Molde conseguiu ao menos a vitória aos 45, num pênalti convertido por Eirik Hestad. Nos acréscimos, Kenedy ainda quase empatou, num foguete que estremeceu o travessão.

Estreante na Liga Europa, o Granada faz uma campanha digna da força da Espanha na Lia Europa. Com um desempenho mais contido em La Liga, os andaluzes devem apostar todas as fichas no torneio continental. Já a Roma eleva o coeficiente da Itália e faz sua melhor campanha no torneio desde 1998/99. Os romanistas foram finalistas da antiga Copa da Uefa em 1991, quando perderam a decisão contra a Internazionale. Já em 1960/61, venceram a Taça das Cidades com Feiras, competição que precedeu a atual Liga Europa. O sorteio das quartas de final ocorre nesta sexta-feira.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo