Sempre ele: João Pedro marca no fim e Brighton supera Marseille por vaga nas oitavas da Liga Europa
Em jogo morno, João Pedro marca um golaço já no fim da partida e garante o Brighton nas oitavas de final da Liga Europa
Brighton e Olympique de Marseille duelaram na tarde desta quinta-feira (14) pela 6ª e última rodada da fase de grupos da Liga Europa. Os dois times já estavam classificados para o mata-mata e entraram em campo para definir quem seria o primeiro colocado da chave. Após muita disputa em campo, coube ao brasileiro e artilheiro do time inglês João Pedro a responsabilidade de marcar o gol da vitória aos 43 minutos da etapa complementar, após bela troca de passes que terminou em um chute maravilhoso do atacante.
Com o resultado, o Brighton fechou a primeira fase na liderança do Grupo B com 13 pontos ganhos, um a mais do que o Marseille. Sendo assim, o time inglês vai direto para as oitavas de final da Liga Europa, enquanto os franceses irão para a eliminatória preliminar contra os terceiros colocados dos grupos da Champions League. Além da liderança o, o Olympique também perdeu a invencibilidade na competição europeia, já que vinha de uma sequência de três vitórias e dois empates até esta última rodada.
Equipes se igualam no primeiro tempo e não saem do zero
O Brighton conseguiu sua primeira finalização aos seis minutos do primeiro tempo. Adingra recebeu pela direita, trouxe a jogada por dentro e chutou de perna esquerda. Aos 10 minutos, mais uma chegada do time inglês. Hinshelwood foi lançado na linha de fundo e cruzou para João Pedro, que chegou chutando, mas mandou para longe do gol.
Na primeira chegada do Olympique de Marseille, o time francês quase foi para a rede. Em jogada de Clauss, ótimo lateral-direito, o ala trouxe para a perna esquerda, a bola desviou na defesa e acertou a trave, quase encobrindo o goleiro Steele. O jogo seguia movimentado, com os dois times atacando bastante e aos 17 minutos, foi a vez do ótimo Mitoma rematar de fora da área pela meia esquerda e obrigar o goleiro Pau López a fazer boa defesa.
Pressionando o adversário, o Brighton quase conseguiu seu gol com João Pedro. Após bola invertida da esquerda para a direita, Adingra cruzou de primeira e achou o brasileiro que virou um lindo voleio da entrada da pequena área, mas acabou acertando em cheio a defesa do Marseille.
Após a pressão inicial do time do Brighton, o jogo ficou bem truncado, com muitas faltas e erros dos dois lados. Aos 40 minutos, o time inglês conectou um ótimo ataque e por pouco não abriu o placar. Após belíssima troca de passes pela direita, João Pedro recebeu na área, limpou a marcação, mas chutou fraco de esquerda, para mais uma intervenção tranquila do goleiro Pau López, no último bom lance do primeiro tempo em Brighton.
Jogo ganha emoção no 2º tempo, e brasileiro marca o gol da vitória do Brighton
Tentando pressionar o Marseille logo no início do 2º tempo, o Brighton começou atacando e criou uma boa chance com Gilmour, que recebeu bom passe de Adingra na entrada da área e chutou forte para boa defesa de Pau López aos três minutos. Aos cinco, o time francês respondeu com Aubameyang. O atacante carregou da intermediária e chutou da entrada da área, por cima da meta de Steele, sem muito perigo.
Seis minutos mais tarde, novo ataque do Brighton, dessa vez com Adingra, que da entrada da área, chutou por cima do gol. Na jogada seguinte, mais um bom lance do time inglês, que recuperou a posse de bola, partiu em velocidade ao ataque. Mitoma achou Adingra de novo, o atacante recebeu dentro da área, mas chutou desequilibrado, mais uma vez por cima da meta de Pau López.
A resposta ao ataque inglês quase foi fatal após finalização na trave que assustou o goleiro Steele. No rebote a bola quase sobrou para Harit. O Marseille seguia chegando aos poucos e teve mais uma boa oportunidade com Harit, que depois de uma bela troca de passes, chutou à esquerda do gol. Clauss teve nova chance pela direita por parte dos franceses. O ala saiu em velocidade e invadiu a área com muita liberdade. O jogador poderia chutar, mas preferiu tocar para trás, perdendo outra oportunidade importante.
Aos 40 minutos do 2º tempo, Ferguson recebeu de Mitoma da entrada da grande área, o jovem centroavante dominou, ajeitou o corpo e mandou um belo chute de fora da área, sobre a meta de Pau López, que chegou a tocar na bola, mas o escanteio não foi anotado pela arbitragem. Na base da raça e da vontade, coube ao brasileiro João Pedro descomplicar o jogo para o time inglês e marcar o gol da vitória aos 43 minutos. Em linda triangulação de Gilmour, Lallana e Gross a bola chegou até o atacante, que dominou e de perna esquerda mandou um chute lindo, no ângulo do goleiro espanhol, para abrir o placar e garantir a vitória ao Brighton.