Atalanta se recupera de primeiro tempo irreconhecível e garante vaga no mata-mata
Atalanta avança ao mata-mata de maneira antecipada, enquanto Sturm Graz terá de lutar por vaga com o Sporting
Atalanta e Sturm Graz protagonizaram um primeiro tempo chato, sonolento e sem brilho nesta quinta-feira (9). No Estádio Atleti Azzurri d'Italia (Bergamo), as duas equipes mediram forças em partida válida pela quarta rodada do Grupo D da Liga Europa, e os italianos levaram a melhor. Com gol de Berat Djimsiti na segunda etapa, o time da casa venceu e garantiu classificação antecipada pelo menos ao play-off contra os times que vêm da Champions League.
A Atalanta foi a 10 pontos e se manteve na liderança isolada do Grupo D, seguida pelo Sporting, que superou o Raków Częstochowa na rodada e chegou aos sete pontos. O Sturm Graz, por sua vez, estacionou na terceira colocação, com quatro.
Sem emoção nenhuma, Atalanta e Sturm Graz fazem primeiro tempo fraco
Nos 10 minutos iniciais, a Atalanta sentiu enorme dificuldade na saída de bola. A marcação encaixada do Sturm Graz surtiu efeito, e os italianos esbarraram na boa proteção dos austríacos. Enlouquecido na beira do campo, Gasperini esbravejou e tentou corrigir o posicionamento de seus jogadores. Pouco, bem pouco, mas o time de Bergamo melhorou e criou a primeira oportunidade. Com 13′ no relógio, Bakker alçou bola na área visitante, Ederson escorou e Rafael Tolói emendou chute de primeira por cima da meta.
O arremate do zagueiro ítalo-brasileiro não animou a Atalanta, que seguiu sem inspiração ofensiva. Quase nulo em triangulações e finalizações, o time mandante abusou dos erros no terço final de campo. O Sturm Graz, que não tinha nada a ver com isso, sentiu o nervosismo e impaciência dos donos da casa e buscou explorar contra-ataques em velocidade, mão também não obteve sucesso.
Do show de horrores que foi o primeiro tempo, apenas um lance se salvou e chamou atenção. Aos 35′, o atacante polonês Szymon Włodarczyk, do clube austríaco, recebeu lançamento na área da Atalanta e emendou chute cruzado, que passou rente à trave do goleiro Musso.
Atalanta volta melhor do intervalo e vence austríacos com gol de zagueiro
A bronca de Gasperini no intervalo surtiu efeito. Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Lookman arriscou finalização de longe e assustou o Sturm Graz. Acuados, os visitantes não frearam o ímpeto ofensivo dos italianos e foram penalizados por isso. Aos 5′, após cobrança de escanteio, a bola ficou viva na área austríaca e se ofereceu a Berat Djimsiti. O zagueiro chutou mascado, encobriu o goleiro Scherpen e abriu o placar em Bergamo. Era uma outra Atalanta. Compacta, bem postada e com a intensidade característica do trabalho de Gasperini.
Aos 17′, Tomi Horvat girou bonito para cima da marcação italiana e arrematou. A bola passou muito perto da meta de Musso e ligou o alerta dos donos da casa. A resposta saiu dos pés de Mario Pašalić, que perdeu oportunidade clara de ampliar. Hans Hateboer acionou a quinta marcha na lateral direta e descolou passe açucarado para o meio-campista croata. Livre de marcação, o camisa 8 errou totalmente o chute.
Antes do apito final, Ederson ainda desperdiçou ataque promissor. O ex-Corinthians acelerou pelo lado direito e, ao invés de tocar para o meio, resolveu queimar no gol. Bem posicionado, Scherpen evitou o tento com intervenção providencial.
Estatísticas de Atalanta 1 x 0 Sturm Graz – Liga Europa (4ª rodada Grupo D)
- Posse de bola: 64% x 36%
- Chutes: 15 x 4
- Chutes no gol: 3 x 0
- Gols: Berat Djimsiti 50′