Liga Europa

Apesar do recital em Anfield, Scamacca não quer clima de ‘oba-oba’ na Atalanta

Destaque da vitória maiúscula da Atalanta sobre o Liverpool, Scamacca ressalta importância do feito, mas prega foco para o jogo da volta

A noite da última quinta-feira (11) ficará para sempre guardada na memória dos torcedores da Atalanta. Afinal, não é todo dia que se vence o Liverpool por 3 a 0 dentro de Anfield. Eis a façanha da equipe comandada por Gian Piero Gasperini. Façanha essa, que coloca o clube de Bérgamo com um pé e meio na semifinal da Liga Europa. A partida de volta está marcada para a próxima quinta (18), e os italianos podem perder por até dois gols de diferença, que avançam ainda assim de fase.

Autor de dois gols no recital em Anfield, Gianluca Scamacca foi o grande nome da Atalanta na partida. Após o apito final, o atacante italiano não quis saber de ‘oba-oba’ e pregou foco no jogo de volta. Apesar da cautela, não deixou de celebrar o excelente momento individual e o triunfo expressivo (e histórico) dos Nerazzurri.

– Vencemos esta noite, mas temos mais 90 minutos pela frente com o Liverpool e ainda há muitas equipes de primeira classe na disputa. Um passo de cada vez – disse Scamacca antes de celebrar a atuação individual e a vitória da equipe:

– É uma grande satisfação, tanto para mim como para a equipe, principalmente por termos vencido aqui, em um dos estádios mais difíceis da Europa.

A boa fase de Scamacca é nítida. São seis gols marcados nos últimos sete jogos. Perguntado sobre a virada de chave pessoal na temporada, o camisa 90 da Atalanta brincou e disse que “endireitou os pés”. Além disso, ressaltou o trabalho em equipe e a importância de vencer uma partida tão grande como a da última quinta-feira (11).

– Deve ser porque endireitei os pés. O trabalho está saindo aos poucos, feliz demais porque estou conseguindo ajudar a equipe e espero continuar assim. Que toda a equipe continue assim. Para mim é uma jornada. Sempre trabalhei com objetivos bem específicos, agora estamos colhendo, então estou tranquilo. Um jogo como este dá muita consciência, tanto a nível individual, mas sobretudo como equipe. Vencer um time como esse te dá mais autoconfiança, mais consciência. E isso é ótimo.

Vingança contra os ingleses?

Em julho de 2022, o West Ham contratou Scamacca. Na época, os Hammers pagaram pouco mais de 30 milhões de libras ao Sassuolo para contar com os serviços do atacante, que acabou não vingando na Inglaterra. Em 27 partidas pela equipe inglesa, o italiano marcou oito gols. Apesar do número não ser ruim, Scamacca sofreu com lesões durante sua passagem pelo clube e não caiu nas graças dos torcedores.

A dobradinha em Anfield, onde Scamacca havia jogado em outubro de 2022 e passado em branco pelo West Ham, teve um gostinho especial para o atacante de 25 anos, já que se trata de um palco histórico do futebol mundial. Todavia, o jogador rechaçou a ideia de transformar o momento em uma espécie de vingança pessoal em solo inglês. Durante a entrevista pós-jogo, ele foi questionado sobre o fato de não ter correspondido às expectativas na terra do Rei Charles III e desconversou – ao mesmo temo em que foi irônico.

– Foram as quartas de final da Liga Europa, não minha vingança. Jogar com um menisco rompido teria sido difícil para qualquer um (referindo-se à lesão que encurtou sua temporada 2022-23 na Premier League). Eu me sinto bem, estou bem agora.

Objetivos da Atalanta na temporada

Mais do que a classificação encaminhada para a semifinal da Liga Europa, a Atalanta segue viva também na Copa da Itália. No jogo de ida da semifinal do mata-mata nacional, a equipe de Bérgamo acabou derrotada pela Fiorentina, por 1 a 0, em Florença. Agora, os comandados de Gasperini decidem a vaga em casa, no próximo dia 24 de abril. Quem avançar, enfrentará Juventus ou Lazio na finalíssima.

Já na Série A, a Atalanta faz campanha mediana e ocupa a sexta colocação. São 50 pontos ganhos em 30 rodadas disputadas – 15 vitórias, cinco empates e 10 derrotas. Primeiro time na zona de classificação para competições europeias, a Roma tem 55.

– Sim, veremos. Agora o objetivo é ir bem na Série A, na Europa e na Copa da Itália, que ainda está toda em aberto. Esses são os objetivos da equipe e são os meus objetivos -, disse Scamacca.

Próximos jogos da Atalanta

  • Atalanta x Verona – Série A – 15/04
  • Atalanta x Liverpool – Liga Europa – 18/04
  • Monza x Atalanta – Série A – 21/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo