Liga Europa

A Europa e a Espanha que também interessam

Confirmadas as quatro melhores equipes da Liga Europa, acabou se desenhando uma situação que já podia ser vislumbrada desde o sorteio das quartas de final: três dos semifinalistas são espanhóis. Athletic Bilbao, Atlético de Madrid e Valencia conquistaram suas vagas com propriedade. E, na companhia do Sporting, já garantem que o título ficará na Península Ibérica, algo de praxe desde que a competição mudou de nome, em 2009/10.

Os resultados, aliás, dizem muito sobre o nível de competitividade do Campeonato Espanhol, muito diferente do “Real Madrid, Barcelona e outras 18 babas” proclamado por muitos. Obviamente, o abismo da concorrência para merengues e blaugranas é gigantesco. Mas seria diferente em algum outro lugar? Olhando a tabela atual de La Liga, é possível perceber o equilíbrio – somente dez pontos separam o Valencia, terceiro colocado, do Athletic, o 11º. E o valor de parte desses times se provou nesta quinta-feira.

Exceção feita ao AZ, com chances claras de levar a Eredivisie, todos os outros sete times entraram em campo visando à chance de conquistar um título realmente relevante na temporada, o que amplia o mérito pelas classificações. O Valencia tem opções suficientes no elenco para se dedicar à Liga Europa e à disputa por uma vaga na próxima Champions. Marcelo Bielsa vai explorando ao máximo do ímpeto do Athletic no torneio continental. O Atlético possui tarimba na competição, com remanescentes do título de 2010 e Falcao García, o melhor do Porto em 2011. E o Sporting, longe de páreo no Português, já demonstrou sua capacidade ao derrubar o Manchester City.

Pela primeira vez desde 2008, dos oito transferidos da fase de grupos da LC, só uma equipe sobreviveu – mesmo com United e City pintando como favoritos. Motivo que, somado aos anteriores, só torna ainda mais interessante a reta final do torneio. Como não poderia deixar de ser, a Liga Europa está abaixo da Champions – em um abismo ampliado por Barcelona e Real Madrid. Algo que não desvaloriza em nada a competição número dois do Velho Continente.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo